Como evitar os cabelos brancos de formas naturais


Hoje em dia, é muito comum ver pessoas novas com cabelos brancos. O ritmo da vida contemporânea tem influenciado nossos hábitos e afetado nosso corpo refletindo na pele, cabelos, olhos e unhas, que são sinalizadores de como se encontra nosso organismo e de como está nossa saúde. Existem várias causas para a incidência de cabelos brancos que serão apresentadas neste conteúdo.

Se você tem cabelos brancos, seja de forma precoce ou não, saiba que existem formas naturais de evitar a aparição dos cabelos grisalhos e de resgatar a cor de seu cabelo. Mas o mais importante, é que estes cuidados estejam atrelados a uma alimentação saudável e à prática de atividades que promovam bem-estar físico, mental e emocional.

Descubra tudo isso com o que vem a seguir!

Causas dos cabelos brancos de forma precoce

Conforme o desgaste, os efeito do tempo e os hábitos e estilo de vida de cada pessoa, a melanina vai diminuindo e vão surgindo aos cabelos brancos. A Academia Americana de Dermatologia divulgou que mais da metade da população mundial maior de 45 anos tem cabelo grisalho.

Existem alguns fatores que desencadeiam o aparecimento dos cabelos brancos e a diminuição da produção do pigmento chamado melanina, tais como:

  • Fatores genéticos
  • Alimentação deficiente em vitaminas B12 e B 1
  • Vícios como fumar, beber bebidas alcoólicas ou consumir drogas, entre outros
  • Consumo exagerado de café, frituras e temperos em excesso.
  • Tensão e desgaste emocional
  • Excesso de preocupação
  • Estresse
  • Mudanças hormonais
  • Ter uma alimentação desequilibrada e pobre de nutrientes
  • Falta da prática de atividades saudáveis, revigorantes e/ou relaxantes
  • Falta de nutrientes como ferro, cobre, zinco, cobre, ácido fólico e silício orgânico
  • Problemas de saúde como anemia, esclerose tuberosa, hipotireoidismo ou neurofibromatose

Formas naturais de reduzir ou eliminar os fios de cabelos brancos

Aprenda agora formas naturais de reduzir ou prevenir a aparição precoce ou pelo avanço da idade dos fios de cabelos brancos, atentando para o detalhe de que o bom resultado dessas alternativas naturais dependem da aplicação frequente delas e de estarem aliadas aos cuidados com saúde.

Um dos cuidados é uma alimentação saudável, com base em grãos, verduras, legumes, frutas, que forneçam nutrientes bioativos para a boa saúde do corpo.

Seguem várias formas de prevenir a incidência ou aumento de fios de cabelos brancos:

CEBOLA

A cebola pode ser aplicada diretamente no couro cabeludo para reduzir a aparição dos cabelos brancos. Em um estudo realizado pela Universidade de Bradford (Reino Unido) descobriu que o cabelo branco é resultado, principalmente, do acúmulo de peróxido de hidrogênio na raiz dos folículos pilosos, e isso é causado, em grande parte, pela redução de um antioxidante natural, chamado catalase.

O suco de cebola além de limpar o couro cabeludo e os folículos pilosos, também promove a produção de catalase, que impede o aparecimento de fios grisalhos, além de engrossar os folículos pilosos.

A forma de utilizar a cebola é aplicar o suco dela no couro cabeludo, massageando e deixando por cerca de 30 minutos a uma hora. Realize essa operação diariamente por algumas semanas. A aplicação da cebola no cabelo estimula o crescimento saudável dos fios capilares.

ABACATE

Este alimento por suas gorduras boas é super hidratante e ideal para deixar o cabelo brilhante e prevenir seu ressecamento. O abacate contém minerais, ácidos graxos e vitamina E, por isso tem propriedades regeneradoras, que conferem saúde e beleza ao cabelo.

Para isso, basta extrair a polpa e aplicá-la por todo o cabelo e couro cabeludo, deixando agir de 20 a 30 minutos, em seguida lave normalmente.

HENNA

A henna é um pó natural de origem vegetal, utilizado há milhares de anos como tintura de cabelo. Essa tintura não agride o cabelo, pois não tem química. Este produto natural confere ao cabelo um tom avermelhado e, para variar a tonalidade, pode-se misturar nela outros ingredientes naturais, como três colheres de pó de groselha indiana ou uma colher de chá de pó de café.

A utilização da henna consiste em misturar o seu pó com um pouco de água morna e aplicá-la por todo o cabelo, coloque uma toca e deixe agir de 30 a 50 minutos, quanto mais tempo, mais intensa a coloração.

Outra alternativa é misturá-la com óleo de coco para dar uma tonalidade mais para o marrom escuro.

GROSELHA INDIANA (AMLA)

A groselha indiana também conhecida como amla, dá cor e evita a queda de cabelos. Para se beneficiar da amla como tintura vegetal, misture a amla em pó à henna para intensificar o efeito da coloração, promovendo a pigmentação dos fios. Esta fruta também é vendida em forma de óleo com muitos benefícios também para a pele. Leia mais no post abaixo:

ÓLEO DE ARGAN

O óleo de argan ajuda a atrasar o aparecimento dos cabelos brancos e é um eficaz hidratante para o cabelo. Utilize o óleo de argan da seguinte forma: Faça uma máscara capilar, aplique nos cabelos e cubra com uma toalha quente ou touca térmica por 20 minutos, depois enxágue com água quente até sair toda a máscara.

VINAGRE

Esta é uma dica fácil de fazer. Coloque duas colheres de sopa de vinagre em um copo de água e tome (uso interno) pela manhã e de noite. Os melhores para isso são o vinagre de maçã ou vinagre de arroz integral, sem conservantes e corantes.

Existem marcas desses produtos que são produzidas sem adição desses aditivos. Antes de comprar leia o rótulo.

FEIJÃO PRETO

Cabelo precisa de proteínas. Feijão estimula na produção de pigmentos. O feijão preto é rico em proteínas e grande fonte de vitamina E e ácidos graxos que promovem a saúde dos cabelos.

Consuma feijão preto com frequência, para ter esse benefício em seu cabelo.

MELADO DE CANA

O melaço de cana é muito eficaz para prevenir e reduzir o problema dos cabelos grisalhos, por ser rico em cobre, mineral que contribui para a produção de pigmento no cabelo.

CHÁ PRETO

O chá preto ajuda a escurecer o cabelo, suaviza e dá brilho aos fios. Para utilizá-lo, ferva uma caneca de água com duas colheres de chá preto adicione uma colher de chá de sal e deixe esfriar. Então aplique o chá nos cabelos pré lavados, deixando de 15 a 20 minutos, em seguida enxague o cabelo. Realize esse procedimento de uma a duas vezes por semana.

CAMOMILA

Faça uma infusão com a camomila. Para isso misture quatro colheres de camomila em meio litro de água, coe e use como último enxágue, ao lavar os cabelos. Esse procedimento funcionará como tonalizante dos cabelos brancos conferindo reflexos dourados aos fios.

CÚRCUMA

Para utilizar a cúrcuma (açafrão da terra ) como tonalizante do cabelo é bem simples: apenas adicione e misture água com a cúrcuma em pó.

A proporção é de uma colher de chá de cúrcuma para uma xícara de água quente. Misture e espere esfriar e baixar o pó, passe nos cabelos secos, deixe agir por uns 20 minutos e depois lave os cabelos normalmente.

FOLHAS DE NOGUEIRA

As folhas de nogueira contêm uma substância chamada juglona que é um corante natural utilizado na indústria cosmética. Para utilizá-las, com a finalidade de escurecer os fios brancos do cabelo, basta preparar uma decocção com dois punhados de folhas da nogueira para cada litro d’água, coloque para ferver por 15 minutos, coe e aplique no cabelo, deixe agir por 20 a 30 minutos e depois enxague com água morna, repita o processo semanalmente.

FOLHAS DE SÁLVIA

A sálvia é uma erva que ajuda a escurecer o cabelo, diminuindo a quantidade de cabelos brancos. Para utilizar a sálvia como tintura natural proceda da seguinte forma:

Adicione meia xícara de sálvia seca em 2 xícaras de água, ferva por cerca de 30 minutos em fogo lento para obter o seu extrato, depois retire do fogo, coe e deixe esfriar, em seguida aplique sobre o cabelo, deixe agir por 20 a 30 minutos e, em seguida, enxague com água morna, repita o processo 3 vezes por semana.

ALECRIM

Esta erva estimula o crescimento do cabelo e ajuda a preservar a sua cor natural. O alecrim possui altos níveis de ácido cafeico e ácido rosmarínico que atuam como antioxidantes. Segue o que é necessário e o procedimento para utilizar o alecrim com essa finalidade:

Ingredientes

  • ¼ de copo de alecrim
  • ¼ de copo de sálvia
  • 2 copos de água (400 ml)

Preparo

  • Ferva a água
  • Adicione as ervas
  • Deixe repousar por toda a noite
  • Após isso, coe e aplique por todo o cabelo e couro cabeludo, deixando agir de 30 a 50 minutos, em seguida enxague.

Rejuvenescendo com cuidados naturais

O embranquecimento dos cabelos acontece com o processo de envelhecimento, de forma gradativa e natural.

Surgem os primeiros fios de cabelos brancos, depois a coloração grisalha e, com o avanço da idade, a cabeleira fica toda branca. Esse processo se dá porque os cabelos brancos aparecem devido à falta de formação da melanina, responsável pela cor dos cabelos, fabricada pelos melanócitos, que ficam localizados nas paredes do folículo piloso e no bulbo, que envolve a raiz.

Para a fabricação da melanina, os melanócitos contam com a ação da enzima chamada tirosinase. Quando, por algum motivo, ocorre falhas ou falta de produção dessa enzima, o fio capilar deixa de receber melanina e perde a cor.

O aparecimento dos fios de cabelos brancos, com o avanço da idade, ocorre de uma forma natural, mas, com todas as alternativas apresentadas neste conteúdo, podemos utilizar a Natureza ao nosso favor, recuperando a coloração e a saúde do cabelo, com substâncias naturais rejuvenescedoras!

Talvez te interesse ler também:

5 MOTIVOS RELACIONADOS AO APARECIMENTO PRECOCE DE CABELOS BRANCOS

CABELOS BRANCOS: TUDO O QUE VOCÊ QUERIA SABER

POR QUE OS CABELOS FICAM GRISALHOS? A NOVA TEORIA




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 2 comentários

  1. Clélia Aparecida Dos Santos
    Publicado em 08/02/2021 às 3:58 pm [+]

    Adorei!


  2. Vania
    Publicado em 26/03/2021 às 3:37 am [+]

    Alguém já usou algum destes métodos e deu certo? Ou não funcionou?


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...