Cabelos naturalmente castanhos usando nozes (casca e folhas)


A fruta que conhecemos como nozes é uma drupa que consiste de um exocarpo (casca) carnuda, fibrosa e verde que se escurece quando madura e libera o endocarpo lenhoso, ou seja, a noz propriamente dita. Da casca da noz, a sua cor castanha tão característica e bela, você pode levar para os teus cabelos. Veja como:

Usos do pigmento natural das nozes

Quando a casca da noz é secada e reduzida a pó, obtém-se um pigmento muito usado para colorir madeira, tecidos ou cabelos. A coloração com este pigmento é uma técnica muito antiga que foi usada pelos persas para tingir a lã na fabricação de seus tapetes.

A casca de noz, no entanto, não gera um pigmento capaz de tingir propriamente os cabelos de castanho mas, este pigmento pode atuar como reflexo, eficaz para manter e acentuar o brilho dos cabelos já castanhos, e para escurecer os cabelos loiros ou castanho-claros. Portanto, apesar de não ser uma tinta, a casca da noz e as folhas da nogueira têm ação colorante.

Propriedades das nozes para os cabelos

A noz é o fruto da nogueira europeia, a espécie Juglans regia. O pó da casca do fruto e a decocção das folhas, têm as seguintes propriedades sobre os cabelos: fortalece, dá brilho e regula a oleosidade.

E se você fizer aplicações frequentes, seus cabelos adquirirão intensos tons acastanhados.

Como fazer a coloração dos cabelos com o pigmento da casca da noz

Você deverá dissolver o pó da casca de nozes (ou a casca de nozes moída) em água quente e mexer até conseguir uma consistência cremosa e uniforme, como a de iogurte. Adicione uma colher de chá de bicarbonato de sódio para conseguir maior liberação do pigmento corante pois, a casca de noz prefere um ambiente básico.

Aguarde 15 minutos e aplique sobre os cabelos previamente limpos, secos ou molhados. Espalhe uniformemente sobre o cabelo e cubra a cabeça com um filme plástico ou touca de banho, para preservar a umidade e a temperatura. Essa é uma condição necessária para assegurar o tingimento dos cabelos e o seu tratamento.

Dependendo da intensidade da cor que você quiser imprimir aos seus cabelos, deixe a máscara colorante na cabeça por um tempo que pode variar desde 20 minutos até, no máximo, 2 horas. No final do processo, lave os cabelos abundantemente com água pura e aplique, no final, um bálsamo, condicionador ou creme de pentear se precisar. A aplicação do creme hidratará algumas áreas que eventualmente tenham ficado mais ressecadas. A última água de enxágue deverá ter o pH ligeiramente acidificado para fortalecer o processo de fechamento das escamas do cabelo, no aumento do seu brilho e na fixação mais completa da cor. Para conseguir essa maior acidez, acrescente vinagre ou suco de limão no último enxágue.

Pó de casca de nozes e henna para cabelos grisalhos

Se o seu cabelo tem uma cor castanha intensa, sem grisalhos, o efeito do pó de nogueira não irá afetar a cor final, após o lavado, só favorecendo o brilho e o tratamento dos fios mas, caso você tenha já cabelos brancos, será bom acrescentar henna à mistura colorante para garantir uma tonalidade mais intensa.

Quando se usa esse preparado de pó de casca de nozes em cabelos brancos você conseguirá que eles adquiram um tom âmbar que sairá após algumas lavagens mas, se você pretende colorir os cabelos, poderá combinar a henna com o pó de noz para ter um verdadeiro efeito colorante.

Leia mais: HENNA: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA TINGIR SEUS CABELOS DE UMA FORMA NATURAL

Quando se combina a casca de nozes moida com a Lawsonia inermis (henna), você poderá chegar a tons acobreados e alaranjados, nos cabelos brancos ou prioritariamente grisalhos e pouco a pouco, dependendo da cor da henna que você usar. Este processo se tornará mais intenso, com uma melhor aderência do pigmento aos fios e maior durabilidade da tonalidade obtida. A henna é o único corante vegetal que tem a capacidade de se ligar de forma permanente com a queratina do cabelo, atuando como veículo para os outros pós de pigmentação. Acima de tudo, a henna vai garantir uma cobertura completa e uniforme dos fios.

O efeito nogueira: do castanho ao índigo

Com a mistura da henna de coloração avermelhada, o cabelo (inclusive grisalho ou branco) adquirirá tonalização vermelha, mais ou menos intensa. Para você conseguir um tom castanho mais forte, só o uso da henna vermelha com o pó de nogueira não será suficiente. No caso, o mais adequado será você misturar a casca de nozes moída com a henna negra, Katam, ou com uma de tonalidade mais índigo. Assim, as nuances da cor nogueira, o acastanhado da noz, serão dadas pela combinação de hennas de coloração mais escuras e profundas e se conseguirá um melhor resultado final.

Para se alcançar uma coloração marrom médio, uma boa mistura pode ser você acrescentar de 30 a 40% de pó de casca de nozes à henna em tonalidade escura que irá usar em seu cabelo. O resultado final vai depender tanto da tonalidade natural do teu cabelo, da porosidade dos fios, da porcentagem de fios brancos e, naturalmente, da mistura vegetal pigmentadora que você escolheu.

Cada cabelo é diferente e reage de maneira absolutamente individualizada ao uso dos corantes vegetais. Estas indicações são aproximadas e você deverá testar a que melhor se adequa às suas características. O importante, no entanto, é que você tenha, nessa mistura, mais henna de tonalidades escuras, como a Katam ou a Índigo, do que o pó da casca de nozes. A noz, no caso, dará o reflexo necessário para acentuar os tons obtidos.

Antes de aplicar qualquer corante vegetal, no entanto, é importante que você teste a tua sensibilidade ao produto e também a capacidade real do seu cabelo assumir a cor pretendida, sem se esquecer que é o uso frequente que o escurecerá de forma mais duradoura. O teste de sensibilidade você deve fazer na pele do pescoço, ou do antebraço e o teste de coloração, em uma mecha escondida do seu cabelo.

No mercado você encontra diversas misturas com pó de nozes. Em geral você também pode encontrar misturas já pré-elaboradas onde entram nogueira, henna e índigo. Escolha sempre os produtos que indiquem, com clareza, o nome científico das plantas utilizadas na composição e nenhum elemento químico pois o interesse é, justamente só usar produtos realmente naturais.

Mas você também poderá, se preferir, fazer seu colorante em casa, modulando os ingredientes da forma mais adequada ao uso que pretende.

Casca de noz e henna neutra (Cassia obovata)

Se você quiser manter o seu grisalho porém com reflexos em tons ambarinos e acastanhados, poderá usar o pó de casca de nozes com a cassia. Desta maneira, os resultados finais serão realmente notáveis – os tons acastanhados aumentarão, em brilho e diversidade de reflexos, o cabelo ficará mais volumoso, brilhante, macio e sedoso.

A Cassia obovata é uma henna de cor neutra, que limpa e fortalece os cabelos sem alterar sua coloração. Os diferentes tons que se conseguem com o uso de pós vegetais de pigmentação dependem, obviamente, tanto da cor inicial, natural, dos cabelos quanto do tempo que você deixará o preparado atuando na sua cabeça. Para exposições curtas, você conseguirá incrementar os reflexos ambarinos do cabelo branco ou grisalho e, quanto mais tempo você deixar o creme pigmentado nos cabelos, mais escuros estes ficarão.

Para você conseguir um bom corante com a cassia deverá deixar o produto por 12 horas, pelo menos, oxidando em um meio ácido. Após esse tempo de oxidação a cássia dará ao seu cabelo reflexos dourados e, quando combinado com casca da noz, você conseguirá uma tonalidade marrom dourada.

Mas, esse processo requer um cuidado: a casca das nozes devem ser maceradas, separadamente, em água quente com uma pitada de bicarbonato de sódio e, só devem ser acrescentadas ao resto da mistura, pouco antes de se passar no cabelo pois, o pó de nogueira precisa de ambiente básico para liberar sua coloração.

Colorir os cabelos de castanho usando as folhas da nogueira

Também é possível colorir os cabelos usando as folhas da árvore de noz, ou seja, da nogueira. Tais folhas você poderá pegar diretamente da árvore e secá-las em casa, ou pode adquirir as folhas já secas em lojas de produtos naturais.
Com as folhas secas de nogueira faça uma uma decocção usando umas 3/4 colheres de folhas para cada litro d’água. Deixe as folhas em ebulição por uns 15 minutos, espere amornar, filtre e aplique a decocção sobre os cabelos limpos. Deixe agir por meia hora aproximadamente para depois enxaguar com água morna e passar o condicionador.

Naturalmente castanho

Como podemos ver, as possibilidades de coloração de cabelos com pó de nozes são muitas e variados seus resultados. É importante que você conheça bem as características das ervas pigmentadoras mais adequadas para o tingimento ou coloração dos cabelos e sua forma correta de preparação e mistura para obter os melhores resultados.

Não tenha receio de experimentar pois, com os produtos pigmentadores naturais você estará tratando os fios do seu cabelo, aumentando sua saúde e beleza, com um resultado final natural e saudável.

Mas, use sempre produtos naturais de comprovada qualidade e principalmente, cujas ervas você conheça. Essa é a chave do uso dos pigmentos vegetais para o tratamento e coloração dos cabelos.

Talvez te interesse ler também:

CÂNCER DE MAMA: ATENÇÃO ÁS TINTAS E AO ALISANTES: O ESTUDO COM 45 MIL MULHERES

COMO CLAREAR OS CABELOS COM CÚRCUMA

CABELO CRESPO: 10 CONSELHOS E SOLUÇÕES NATURAIS

COMO FAZER O CABELO CRESCER RÁPIDO: DICAS E REMÉDIOS NATURAIS

HIBISCO: COMO TINGIR O CABELO DE VERMELHO USANDO ERVAS NATURAIS




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...