Manchas na pele: 10 truques e remédios naturais

Manchas na pele

Pequenas manchas escuras podem aparecer na nossa pele devido à exposição solar, envelhecimento ou acnes. Para suavizar estas manchas é possível recorrer aos remédios naturais e seguir os conselhos da vovó. Veja aqui algumas dicas úteis.

Algumas manchas também podem ser causadas pelo uso de medicamentos. Neste caso, o sintoma deve ser verificado com um médico. Para as manchas de origem conhecida, sol, acne etc, veja aqui tantas opções naturais para clareá-las.

1. Aloe Vera

O gel da Aloe Vera, extraído das folhas desta planta, é útil no caso de manchas escuras na pele causadas pela exposição excessiva ao sol. Aplique-o com frequência nos pontos críticos. Também pode ser usado uma compressa sobre a pele manchada, isto ajudará a diminuir as marcas, e no melhor dos casos, elas desaparecerão.

2. Óleo de Rosa Mosqueta

O óleo de rosa mosqueta é um óleo vegetal muito precioso, derivado da planta de mesmo nome que cresce espontaneamente no Chile. É útil não somente para prevenir rugas, mas também para evitar o aparecimento de marcas na pele causadas por cicatrizes. O óleo, se aplicado regularmente, ajuda a pele a absorver as cicatrizes, alisando e clareando-as. Além disso, renova a epiderme e geralmente atenua manchas de envelhecimento ou de exposição ao sol.

3. Água Oxigenada

Em pequenas quantidades e em concentrações mais baixas, a água oxigenada é útil para clarear as manchas da pele, especialmente as das mãos, causadas por envelhecimento ou por nicotina. Coloque algumas gotas em um pouco de algodão e aplique-a frequentemente antes de ir dormir por vários dias. Se você notar vermelhidão, ou se a sua pele for sensível, interrompa o tratamento. Use a água oxigenada comum de 3% (volume 10), que é usada para desinfetar feridas, eventualmente diluída em água corrente.

4. O suco de limão

Um famoso remédio para atenuar manchas na pele e sardas, conhecido dos tempos da vovó, é o suco de limão espremido na hora. São suficientes apenas algumas gotas, desde que a aplicação seja constante, à noite antes de ir dormir. Para fazer compressas, pode-se misturar o suco de limão com água de rosas.

5. Genciana

A raiz da genciana é um remédio tradicional popular para clarear sardas e manchas na pele. As raízes, geralmente vendidas para serem usadas em infusões, podem ser compradas em lojas de produtos naturais. Despeje em um copo de água fervendo, uma colher de chá de raiz de genciana, mexa, deixe esfriar e filtre. Aplicar à pele com uma compressa por 15-20 minutos, em seguida, enxague e enxugue delicadamente.

6. Limão e água destilada

Para atenuar manchas na pele, prepare uma loção com suco de limão e água destilada em partes iguais. Junte, por exemplo, uma colher de sopa de suco de limão fresco espremido e uma colher de sopa de água destilada. Aplique a loção à noite deixando agir por 10-15 minutos antes de enxaguar.

7. Bicarbonato de Sódio

Para esfoliar a pele e atenuar manchas, prepare uma massa composta de água morna e bicarbonato de sódio. Coloque-a sobre os pontos a serem tratados quotidianamente e deixe-a descansar pelo menos 10-15 minutos antes de enxaguar. É suficiente misturar uma colher de sopa de bicarbonato de sódio e uma ou duas colheres de chá de água quente para obter um composto facilmente aplicável à pele.

8. Amido de milho

O amido de milho, por ser um produto muito delicado, pode ser usado também na pele das crianças durante o banho. No que diz respeito às manchas na pele, o amido de milho é útil para a preparação de uma máscara. Junte uma colher de sopa de amido de milho com meia colher de chá de suco de limão e adicione algumas gotas de água quente para fazer a mistura cremosa. Aplique-a sobre a pele durante a noite e enxague abundantemente depois de 10-15 minutos.

9. Óleos Essenciais

Adicione uma gota de óleo essencial de cenoura e uma gota de óleo essencial de aipo diretamente no seu creme para o rosto, para ser usado diariamente, obtendo assim um produto útil para clarear manchas da pele, especialmente se as imperfeições são causadas pelo envelhecimento.

10. Loção de Pepino

A base da loção é composta pelo suco do pepino que pode ser preparado batendo no liquidificador o pepino sem a casca e as sementes. Esta loção é um remédio natural muito útil para quem tem pele oleosa. Em caso de manchas na pele, junte à loção uma colher de chá de bicarbonato de sódio ou suco de limão para formar um verdeiro creme clareador natural.

Leia também:

FAÇA VOCÊ MESMO PRODUTOS DE BELEZA USANDO CASCAS DE FRUTAS

10 MAUS HÁBITOS QUE AUMENTAM AS RUGAS

VOVÓ ECOLÓGICA: 10 DICAS DE SUSTENTABILIDADE QUE NOSSAS AVÓS USAVAM

Fonte foto: bycelina.com