10 Coisas que você NÃO deve fazer nesse Black Friday


Em vez de Black Friday, o nosso movimento é o do Green Friday por um consumo consciente!

Mas sabemos que, vivendo em uma sociedade de consumo, muitas vezes comprar é um mal necessário. Aí vêm as promoções e a gente aproveita os descontos para comprar aquilo que tanto necessitávamos ou desejávamos, certo?

Tudo bem, mas tendo em vista a chegada da Black Friday 2022, dia 25 de novembro, fizemos uma check-list para você não cair em engano, descontos falsos ou greenwashing.

Vamos lá:

Comprar o que não precisa

Pense mil vezes antes de comprar.

Por mais que o desconto ou a promoção seja imperdível, a pergunta a se fazer é: “de fato, você precisa desse item?”

Pense na quantidade de coisas que você tem jogada em casa, coisas que usou poucas vezes ou nunca usou.

Comprar plástico

Evite plástico

Tudo é plástico, pensa no caos em que estamos vivendo, comendo, respirando e engolindo plástico e abstenha-se de comprar futilidades feitas ou embaladas com esse material.

O plástico é revolucionário sim, mas virou uma praga nos mares, solos e ares. Tá dominado!

Comprar falsas promessas

De olho nas promoções, tem muita gente vendendo gato por lebre e tem muita gente comprando ilusão.

Não existe remédio nem produto milagroso para nada.

Comprar só porque custa baratinho

“Ah mas custa pouco!” Custar pouco significa na maioria das vezes, se não em todas, trabalho similar à escravidão, inclusive trabalho infantil. Significa exploração de mão de obra, injustiça social, colonização moderna de uns países ricos contra uns países pobres, matérias-primas de péssimas qualidades, produtos mal feitos

O dinheiro pode ser melhor usado em viagens, shows e até em doação para caridade.

Cair em promoções denorex (parece mas não é)

É o tipo da promoção compre 3 e leve 2, mas a propaganda é o contrário (compre 3 e pague 2). Esse pessoal é bom em enganar os cérebros através da emoção.

Comprar sem pesquisar o preço

Gente, isso é básico, não é porque está escrito “promoção” que se trata de promoção mesmo. Às vezes é só marketing. Pesquise o preço dos concorrentes antes de comprar qualquer produto.

Comprar sem ler a descrição do produto

Depois não adianta reclamar. Às vezes o produto está em promoção porque com data de vencimento próxima, por ter poucas ou nenhuma opção de troca.

Nem sempre nessas ocasiões o direito de troca ou retorno é garantido, seja por maldade do vendedor, seja por falta do produto.

Aí você pode se ver com um produto barato, mas que nunca será usado. Lixo!

Leia sobre os direitos do consumidor na Black Friday:

Comprar porque está na moda

A moda é passageira, talvez você esteja comparando por pura emoção, seguindo o comportamento de manada. O dinheiro pode ser melhor utilizado.

Desprezar o momento certo

Estamos às vésperas do Natal, a Black Friday é uma estratégia de marketing pois sabe que a maioria de nós compra mesmo no Natal para presentear os parentes e amigos.

Mas existem momentos melhores para comprar, por exemplo: brinquedos ficam mais baratos depois do Natal, joias, depois do Dia dos Namorados. Lembre-se da lei da oferta, da procura e da necessidade industrial de produzir sempre. Existem momentos melhores para comprar cada tipo de produto.

Investigar a origem do produto

E para finalizar, como o nosso site é green não podemos deixar de falar sobre o greenwashing. Tem muita gente vendendo vegano que não é vegano, cruelty free cheio de sangue, etc. É preciso investigar a história da empresa porque na onda verde todo mundo quer surfar.

Talvez te interesse ler também:

Em vez de Black Friday, siga o movimento Green Friday!

Shein é denunciada por trabalhos análogos à escravidão

Como saber se os produtos que você usa foram testados em animais




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...