Black Friday e sustentabilidade: dicas responsáveis para consumidores conscientes


A Black Friday está quase chegando e as ofertas e descontos já começaram a aparecer em shoppings e lojas de comércio eletrônico. Embora a data tenha criado um frenesi insano de descontos e negócios tornando-a uma das épocas mais lucrativos do ano para os varejistas, a Black Friday ainda traz consigo uma conotação negativa em relação à sustentabilidade.

Mas o que se vê atualmente, tanto da parte dos varejistas quanto dos consumidores, é uma preocupação cada vez maior em tornar o maior evento de compras do planeta um pouco mais verde. Então, aqui vão algumas dicas de compras ecológicas que podem transformar a Black Friday em uma grande oportunidade de criar conexões significativas entre marca e meio ambiente.

O que as empresas podem fazer para vender com responsabilidade na Black Friday?

Os consumidores estão cada vez mais cientes do consumismo e de seu impacto ambiental, mas há muitas coisas que as empresas podem fazer para aproveitar coletivamente os grandes negócios e lucros que a Black Friday traz de uma forma sustentável, ​​para um bem maior.

Seja por meio de um esquema de doação ou modelo de vendas que envolva a sustentabilidade, as empresas podem criar oportunidades para que os clientes tenham um impacto direto e tangível em uma causa sustentável a cada compra.

Veja um exemplo de sustentabilidade nas zonas costeiras do Brasil que está dando certo:

Missão Oceano

Uma iniciativa brasileira exemplar em relação à limpeza dos oceanos vem da Ocean Drop, grupo catarinense do segmento de vitaminas e suplementos veganos que, em parceria com o Instituto Ecosurf, lidera ações de retirada de resíduos do litoral através do projeto denominado “Missão Oceano”.

Nesta Black Friday, além das ofertas e descontos de até 70% nos seus produtos, a Ocean Drop pretende duplicar suas ações de retirada de lixo do mar. Na verdade, a sustentabilidade é uma parte inerente da identidade da marca, alinhando-se com seus valores e objetivos como varejista.

A Ocean Drop prova que direcionar uma parte dos seus lucros para ações ambientais ajuda a impulsionar os negócios e encoraja os compradores a tomarem decisões mais sustentáveis.

Essa é uma prática muito bem-sucedida que a empresa já promove regularmente, mas que durante a Black Friday recebe uma compensação maior – o que é uma ótima maneira de conscientizar os clientes sobre uma boa causa e, sobretudo, levá-la adiante.

 

Aqui estão mais algumas dicas que você pode considerar ao fazer compras na Black Friday:

Planeje suas compras com antecedência

Antes de participar do frenesi de descontos da Black Friday, planeje suas compras e os varejistas de quem você vai adquirir seus produtos. Em vez de comprar por impulso, você pode se concentrar nas marcas que realmente estão engajadas em alguma causa ambiental.

Além disso, leve em consideração a compra de marcas que produzem seus produtos de maneira sustentável ou preferem, por exemplo, embalagens e métodos de entrega ecologicamente corretos.

Planejar suas compras também ajuda a não comprar coisas que você não precisa e que acabarão sem uso. Mas o maior problema são os produtos antigos: recicle-os adequadamente, venda-os ou doe-os.

Adicione opções ecológicas à sua jornada de compra

Marcas que exibem práticas ecologicamente corretas devem ser incentivadas por sua contribuição. Existem muitos rótulos verdes que estão se movendo em direção a uma abordagem ambientalmente consciente, fazendo pequenas mudanças em sua produção. Escolha essas marcas para fazer compras nesta Black Friday.

Apoie pequenas empresas locais

Escolha marcas locais para suas necessidades de compras. Você não apenas ajudará o comércio regional a crescer devolvendo dinheiro à comunidade, mas também ajudará o meio ambiente comprando produtos produzidos localmente – estes certamente são mais ecologicamente conscientes do que as grandes marcas.

Compre produtos livres de crueldade animal

Existem muitas marcas dentro de cada indústria que têm praticado crueldade durante seus processos de testes e produção. Essa tendência pode ser observada principalmente na indústria da moda e dos cosméticos. Dê uma olhada nas marcas nesta Black Friday e dê preferência a produtos veganos e “cruelty free”.

Para os fãs de tecnologia, aparelhos com eficiência energética!

Comprar gadgets de tecnologia durante a Black Friday é geralmente o que você mais espera. Existem grandes descontos em vários produtos eletrônicos neste evento. Tente procurar produtos com eficiência energética, dos quais você e o meio ambiente possam se beneficiar, inclusive a longo prazo.

Sacola de compras? Traga as suas

Levar suas próprias sacolas de compras durante uma visita ao shopping ou supermercado durante a Black Friday pode ajudar a reduzir significativamente o desperdício de plástico. Uma boa dica é sempre manter uma sacola de compras com você, porque nunca se sabe quando encontrará algo que deseja comprar. Embalagens e sacolas plásticas descartáveis são os piores inimigos do meio ambiente.

Não compre por impulso

Todos nós sabemos o quão atraentes podem ser os preços na Black Friday, inclusive algumas ofertas induzem à compra de produtos que simplesmente não precisamos. Então, faça uma lista de compras com antecedência e reduza seus gastos por impulso. Esta prática pode ser amiga do ambiente e amiga do bolso.

Presentei com experiências em vez de coisas

Embora presentear coisas seja o mainstream, experimente presentear seus amigos e familiares com experiências nesta Black Friday. Experiências associadas ao bem-estar como um dia no Spa, uma viagem de aventura ou um ingresso para um espetáculo são alternativas que estão ganhando popularidade na cultura de presentear. Essas experiências são mais favoráveis para o meio ambiente porque não há um custo de carbono na fabricação e transporte de produtos.

Embrulhe seus presentes de Natal com materiais recicláveis.

Em um dia como a Black Friday, em que muitas pessoas estocam presente para o Natal, fazer pequenas mudanças para embrulhar os itens de final de ano pode fazer uma grande diferença ao meio ambiente. Use papel para presente que seja reutilizável e reciclável, você pode até adicionar um toque pessoal às embalagens demonstrando sua preocupação com a natureza. Quem receber certamente notará sua ação digna de elogios.

Talvez te interesse ler também:

Embrulhar presentes com jornais, revistas, papeis de pão para um Natal green

Como a prática ESG tem influenciado e pressionado empresas

Enfeites de Natal: ideias para decorar a casa toda




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...