Práticas simples que podem reduzir seu impacto ambiental dentro de casa e ainda economizar dinheiro


Você sabia que com práticas simples é possível reduzir o impacto ambiental dentro da sua casa e ainda por cima economizar dinheiro? Isso mesmo! Com as ações corretas, você consegue ajudar o meio ambiente e consequentemente o seu bolso, através da Educação Financeira.

Tem alguma dúvida? Então continue a leitura e descubra através das nossas dicas como o consumo consciente vai te ajudar.

Aprenda a reciclar

Sabia que pelo menos metade do lixo da sua casa pode ser reciclado? Por isso, é de extrema importância que você aprenda todas as etapas da reciclagem.

Primeiro você deve separar todo o material que pode ser reciclado, do que não pode. Exemplo: vidros, papéis, plásticos e metais devem ser colocados em lugares separados. Além disso, o lixo orgânico não pode ser colocado junto com o lixo reciclável.

É importante ressaltar que o lixo separado para a reciclagem precisa estar seco.

Veja a seguir alguns materiais que NÃO podem ser reciclados:

  • papel engordurado
  • celofane
  • papel plastificado
  • fraldas descartáveis
  • adesivos
  • embalagem engordurada
  • vidro de automóvel/janelas
  • pirex
  • espelho
  • lata de tinta
  • pilhas

Consuma energia elétrica de forma consciente

Saiu do quarto? Apague a luz! É dia de sol? Abra as cortinas e utilize a luz natural sempre que possível. Pode parecer inofensivo, no entanto, quanto menos energia você consome, mais você ajuda o meio ambiente. Além disso, você também economiza com a conta de luz.

Você sabia que a iluminação é responsável por mais de 10% de uma conta residencial? Por isso, uma boa pedida é optar por lâmpadas de LED para a sua residência. Para se ter uma ideia, enquanto ela gasta cerca de 7W de potência, a incandescente consome 60W e a fluorescente, 15W.

Outra dica de consumo consciente são as tomadas inteligentes. Você já ouviu falar delas? Elas podem ser ligadas e desligadas pelo celular ou tablet. Com isso, o seu consumo de energia fica muito menor.

Funcionam da seguinte maneira: a tomada inteligente se comunica através do Wi-fi com o smartphone. Assim, você não precisa mais se preocupar se esqueceu algum aparelho na tomada quando sair de casa, nem se preocupar com a recarga excessiva de algum aparelho. É possível programar um horário de funcionamento.

Feche a tampa da panela

É bem provável que a maioria nunca tenha pensado nessa dica. Com o gás de cozinha ficando cada vez mais caro, a economia é fundamental. O item teve seu preço aumentado consideravelmente em 2021 e chegou a custar mais de R$100,00, em alguns lugares do país, por um único botijão.

Por isso, aqui vai uma dica simples: feche a tampa da panela ao cozinhar. Dessa forma haverá maior concentração de calor enquanto você está no fogão. Com mais calor, sua comida ficará pronta mais rápido e você não precisará utilizar tanto gás.

Troque o carro

Que tal trocar o carro por uma caminhada até a padaria ou o supermercado? Quem sabe visitar o familiar ou o amigo de bicicleta?

Com essa dica, além de você deixar de poluir o meio ambiente e criar engarrafamentos; você economiza combustível; e o principal, realiza atividade física. Assim, espanta o sedentarismo ao movimentar o corpo com frequência.

Reduza o consumo de água

Esta é a última dica do nosso texto. No entanto, ela é uma das mais importantes. Economize água!

Feche a torneira enquanto escova os dentes; feche o chuveiro enquanto passa shampoo, sabonete e condicionador; e o principal, evite utilizar com frequência a máquina de lavar. A dica aqui é juntar ao máximo as roupas para colocar de uma só vez na máquina de lavar.

Viu só como as dicas são simples e fáceis de aplicar? Lembre-se: com atitudes assim, você ajudará o meio ambiente e de quebra, o seu bolso.

Talvez te interesse ler também:

5 obras para ajudar a entender a importância do consumo consciente

Diabetes tipo 2 pode ser controlada pela alimentação. Veja a dieta ideal

O poder dos chás: conheça os tipos de plantas que podem te ajudar no dia a dia

Como o consumo consciente se tornou aliado da educação financeira




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...