©Noah Buscher/Unsplash

Práticas simples que podem reduzir seu impacto ambiental dentro de casa e ainda economizar dinheiro

Práticas simples que podem reduzir seu impacto ambiental dentro de casa e ainda economizar dinheiro

Você sabia que com práticas simples é possível reduzir o impacto ambiental dentro da sua casa e ainda por cima economizar dinheiro? Isso mesmo! Com as ações corretas, você consegue ajudar o meio ambiente e consequentemente o seu bolso, através da Educação Financeira.

Tem alguma dúvida? Então continue a leitura e descubra através das nossas dicas como o consumo consciente vai te ajudar.

Aprenda a reciclar

Sabia que pelo menos metade do lixo da sua casa pode ser reciclado? Por isso, é de extrema importância que você aprenda todas as etapas da reciclagem.

Primeiro você deve separar todo o material que pode ser reciclado, do que não pode. Exemplo: vidros, papéis, plásticos e metais devem ser colocados em lugares separados. Além disso, o lixo orgânico não pode ser colocado junto com o lixo reciclável.

É importante ressaltar que o lixo separado para a reciclagem precisa estar seco.

Veja a seguir alguns materiais que NÃO podem ser reciclados:

  • papel engordurado
  • celofane
  • papel plastificado
  • fraldas descartáveis
  • adesivos
  • embalagem engordurada
  • vidro de automóvel/janelas
  • pirex
  • espelho
  • lata de tinta
  • pilhas

Consuma energia elétrica de forma consciente

Saiu do quarto? Apague a luz! É dia de sol? Abra as cortinas e utilize a luz natural sempre que possível. Pode parecer inofensivo, no entanto, quanto menos energia você consome, mais você ajuda o meio ambiente. Além disso, você também economiza com a conta de luz.

Você sabia que a iluminação é responsável por mais de 10% de uma conta residencial? Por isso, uma boa pedida é optar por lâmpadas de LED para a sua residência. Para se ter uma ideia, enquanto ela gasta cerca de 7W de potência, a incandescente consome 60W e a fluorescente, 15W.

Outra dica de consumo consciente são as tomadas inteligentes. Você já ouviu falar delas? Elas podem ser ligadas e desligadas pelo celular ou tablet. Com isso, o seu consumo de energia fica muito menor.

Funcionam da seguinte maneira: a tomada inteligente se comunica através do Wi-fi com o smartphone. Assim, você não precisa mais se preocupar se esqueceu algum aparelho na tomada quando sair de casa, nem se preocupar com a recarga excessiva de algum aparelho. É possível programar um horário de funcionamento.

Feche a tampa da panela

É bem provável que a maioria nunca tenha pensado nessa dica. Com o gás de cozinha ficando cada vez mais caro, a economia é fundamental. O item teve seu preço aumentado consideravelmente em 2021 e chegou a custar mais de R$100,00, em alguns lugares do país, por um único botijão.

Por isso, aqui vai uma dica simples: feche a tampa da panela ao cozinhar. Dessa forma haverá maior concentração de calor enquanto você está no fogão. Com mais calor, sua comida ficará pronta mais rápido e você não precisará utilizar tanto gás.

Troque o carro

Que tal trocar o carro por uma caminhada até a padaria ou o supermercado? Quem sabe visitar o familiar ou o amigo de bicicleta?

Com essa dica, além de você deixar de poluir o meio ambiente e criar engarrafamentos; você economiza combustível; e o principal, realiza atividade física. Assim, espanta o sedentarismo ao movimentar o corpo com frequência.

Reduza o consumo de água

Esta é a última dica do nosso texto. No entanto, ela é uma das mais importantes. Economize água!

Feche a torneira enquanto escova os dentes; feche o chuveiro enquanto passa shampoo, sabonete e condicionador; e o principal, evite utilizar com frequência a máquina de lavar. A dica aqui é juntar ao máximo as roupas para colocar de uma só vez na máquina de lavar.

Viu só como as dicas são simples e fáceis de aplicar? Lembre-se: com atitudes assim, você ajudará o meio ambiente e de quebra, o seu bolso.

Talvez te interesse ler também:

5 obras para ajudar a entender a importância do consumo consciente

Diabetes tipo 2 pode ser controlada pela alimentação. Veja a dieta ideal

O poder dos chás: conheça os tipos de plantas que podem te ajudar no dia a dia

Como o consumo consciente se tornou aliado da educação financeira

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on reddit
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *