Consumo consciente: 10 perguntas a fazer antes de comprar


Quantas coisas a gente compra por impulso e se arrepende logo depois? Se fosse sĂł o arrependimento… O problema nĂŁo Ă© “sĂł” esse. Comprar coisas inĂșteis significa mais lixo e mais emissĂŁo de CO2, quando o dinheiro poderia ser gasto de uma maneira muito melhor. Por exemplo? Com viagens, shows, atividades esportivas e culturais. Pense nisso antes de comprar e compreenda o conceito do consumo consciente.

O consumo consciente Ă© uma abordagem que busca promover escolhas mais responsĂĄveis e sustentĂĄveis na hora de fazer compras. É uma forma de consumir levando em consideração os impactos sociais, ambientais e econĂŽmicos dos produtos que adquirimos. Para ajudar nesse processo, Ă© importante fazer algumas perguntas antes de realizar uma compra.

Aqui estĂŁo 10 perguntas que vocĂȘ deveria fazer antes de comprar qualquer coisa, para praticar o consumo consciente:

  1. Eu realmente preciso desse produto? Avalie se a compra Ă© realmente necessĂĄria ou se Ă© apenas um desejo momentĂąneo.
  2. Qual é a origem desse produto? Verifique se ele foi produzido de forma ética e sustentåvel, sem exploração de mão de obra ou danos ambientais significativos.
  3. Quais são os materiais utilizados na fabricação? Opte por produtos feitos com materiais renovåveis, reciclados ou biodegradåveis, reduzindo assim o impacto no meio ambiente.
  4. Quanto tempo esse produto vai durar? Escolha produtos durĂĄveis e de qualidade, evitando o consumo excessivo e o descarte rĂĄpido.
  5. Existe uma opção mais sustentåvel disponível? Pesquise por alternativas que sejam mais eco-friendly, como produtos orgùnicos, reciclados ou de empresas que adotam pråticas sustentåveis.
  6. Qual é a política da empresa em relação à responsabilidade social e ambiental? Procure apoiar empresas que tenham compromisso com a sustentabilidade e contribuam de forma positiva para a sociedade.
  7. Esse produto Ă© necessĂĄrio em minha vida a longo prazo? Pense no impacto a longo prazo desse produto em sua vida e em seu estilo de consumo.
  8. Posso comprar esse produto de segunda mão? Considere adquirir produtos usados em vez de novos, contribuindo para a redução de resíduos e a economia circular.
  9. Como esse produto serĂĄ descartado no futuro? Avalie se o produto Ă© reciclĂĄvel, se pode ser reutilizado de alguma forma ou se terĂĄ um impacto negativo no meio ambiente apĂłs o descarte.
  10. Essa compra estĂĄ alinhada com meus valores pessoais? Reflita se a compra estĂĄ de acordo com seus princĂ­pios e valores, considerando o impacto que ela terĂĄ em sua vida e no mundo ao seu redor.

Ao fazer essas perguntas, vocĂȘ estarĂĄ mais consciente das suas escolhas de consumo e poderĂĄ contribuir para um mundo mais sustentĂĄvel.

Conheça também os conceitos de ESG e de Pirùmide do Consumo Consciente: o primeiro ajuda a avaliar a sustentabilidade de uma empresa, e o segundo a medir suas prioridades antes de comprar.

Lembre-se de que pequenas açÔes individuais podem fazer a diferença quando se trata de consumo consciente.

Fontes: 

  1. takechargeamerica.org
  2. medium.com

Talvez te interesse ler também:

Significado de greenhushing, greenshifting, greenlighting e outros termos

Fair Trade. O que significa Comércio Justo? Guia ao Consumidor

O que Ă© Economia Circular? Tipos, PrincĂ­pios e BenefĂ­cios

Os 20 R’s da sustentabilidade: sim, a lista aumentou!

Upcycling na moda: como aderir Ă  essa ideia?

Green economy: o que Ă© economia verde, conceito e exemplos




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de PsicanĂĄlise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentĂĄrio...