Instituto de conservação ambiental produz e vende café orgânico


‏O termo “sustentabilidade” pegou forte o mundo moderno, mas, infelizmente, para muitas pessoas ainda é só uma palavra, não utilizada com frequência em seu cotidiano. A sustentabilidade precisa ser aplicada cotidianamente, em vários aspectos da vida urbana e rural. Das coisas mais complexas às mais simples. Um exemplo interessante que se aflora tem relação com o bom e velho cafezinho.

É o caso do Café Apuí Agroflorestal, o primeiro do gênero feito de maneira sustentável na Amazônia e o segundo feito no Brasil que é 100% conilon. O café é produzido por agricultores familiares do sul do estado do Amazonas. A produção é feita em sistemas agroflorestais com árvores nativas da Amazônia e sem a utilização de agroquímicos. Com processos de secagem e torrefação diferenciados, a bebida encorpada apresenta características agradáveis de aroma e sabor.

O Café Apuí Agroflorestal será lançado pelo Idesam (Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas), uma organização não governamental sem fins lucrativos sediada em Manaus, capital do estado do Amazonas. O Idesam possui dez anos de atuação em um trabalho com os trabalhadores rurais e as comunidades tradicionais da região. Tudo em prol de políticas e soluções para o desenvolvimento social sustentável.

Todos os projetos do Idesam são distribuídos em cinco programas complementares. São eles:  Mudanças Climáticas e REDD+ (PMC), Manejo Florestal (PMF), Gestão de Unidades de Conservação (PUC), Produção Rural Sustentável (PPRS) e Carbono Neutro (PCN). Tudo é feito com doações e editais, além de contratos de pesquisa, monitorados por auditorias externas e independentes para manter a transparência da instituição.

Retornando ao Café Apuí Agroflorestal, você pode adquirir este produto feito de forma sustentável na sede do Idesam e no Emporium Rodrigues em Manaus. Em breve deve chegar em outros estabelecimentos comerciais da região, pois o instituto busca parceiros que desejem mostrar um café orgânico e de bom gosto para seus clientes.

A outra forma de adquirir o Café Apuí Agroflorestal é entrando em contato com o instituto através de sua página oficial.

Leia também: No supermercado, qual embalagem você prefere? Caixinha ou latinha?




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...