Instituto de conservação ambiental produz e vende café orgânico

  • atualizado: 

café orgânico

‏O termo “sustentabilidade” pegou forte o mundo moderno, mas, infelizmente, para muitas pessoas ainda é só uma palavra, não utilizada com frequência em seu cotidiano. A sustentabilidade precisa ser aplicada cotidianamente, em vários aspectos da vida urbana e rural. Das coisas mais complexas às mais simples. Um exemplo interessante que se aflora tem relação com o bom e velho cafezinho.

É o caso do Café Apuí Agroflorestal, o primeiro do gênero feito de maneira sustentável na Amazônia e o segundo feito no Brasil que é 100% conilon. O café é produzido por agricultores familiares do sul do estado do Amazonas. A produção é feita em sistemas agroflorestais com árvores nativas da Amazônia e sem a utilização de agroquímicos. Com processos de secagem e torrefação diferenciados, a bebida encorpada apresenta características agradáveis de aroma e sabor.

O Café Apuí Agroflorestal será lançado pelo Idesam (Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas), uma organização não governamental sem fins lucrativos sediada em Manaus, capital do estado do Amazonas. O Idesam possui dez anos de atuação em um trabalho com os trabalhadores rurais e as comunidades tradicionais da região. Tudo em prol de políticas e soluções para o desenvolvimento social sustentável.

Todos os projetos do Idesam são distribuídos em cinco programas complementares. São eles:  Mudanças Climáticas e REDD+ (PMC), Manejo Florestal (PMF), Gestão de Unidades de Conservação (PUC), Produção Rural Sustentável (PPRS) e Carbono Neutro (PCN). Tudo é feito com doações e editais, além de contratos de pesquisa, monitorados por auditorias externas e independentes para manter a transparência da instituição.

Retornando ao Café Apuí Agroflorestal, você pode adquirir este produto feito de forma sustentável na sede do Idesam e no Emporium Rodrigues em Manaus. Em breve deve chegar em outros estabelecimentos comerciais da região, pois o instituto busca parceiros que desejem mostrar um café orgânico e de bom gosto para seus clientes.

A outra forma de adquirir o Café Apuí Agroflorestal é entrando em contato com o instituto através de sua página oficial.

Leia também: No supermercado, qual embalagem você prefere? Caixinha ou latinha?

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!