Cravina – colorida e fácil de manter em vaso ou jardim


A cravina, Dianthus chinensis, pequena e com grande variedade de cores vivas, muito aromática e amiga das abelhas, é uma ótima opção para você cultivar na primavera. É fácil de manter, muito resistente e duradoura. Veja aqui algumas dicas.

cravina2

A cravina é uma planta de origem chinesa cujo cultivo é muito fácil. Você poderá semear em canteiros, jardineiras ou vasos, mantendo-os a pleno sol e com fartura de água. O principal é que o substrato tenha boa drenagem.

Mas, a cravina não gosta de altas temperaturas então, está mais indicada nas regiões elevadas, com clima mais ameno ou, durante o inverno, na maior parte do país.

Porém, como esta planta é muito adaptável, se você a plantar de semente pode ser que também consiga um bonito vaso de cravina mesmo que more em região quente e úmida. Nesse caso, como aqui o problema não é falta de luz, deixe o vaso na meia sombra, regue quando for necessário, à noite, de forma a manter a terra umedecida.

cravina cores

A terra adequada para o cultivo de cravinas é uma mistura de terra orgânica bem adubada e areia grossa, a 50%, que você vai usar para encher as covas, nos canteiros, os vasos e jardineiras. Não se esqueça da camada de pedrisco forrando o fundo, pois a cravina não aceita encharcamento do solo.

Você poderá comprar mudas já formadas ou semear as sementes e, em duas semanas, terá mudinhas brotando. A cravina forma touceiras, um aglomerado de caules e raízes, que podem ser divididas aumentando o número de vasos. Então, de uma muda comprada você poderá fazer 4 ou mais vasos ou espalhar a cravina na sua jardineira da janela. Em poucos dias a planta se recuperará do procedimento que lhe dividiu as raízes e continuará seu processo de florescimento.

cravina3

Esta é uma planta de porte baixo que alcança, no máximo, 40cm de altura. Há cravinas mini e outras de tamanho um pouco maior. Todas são agradavelmente aromáticas.

cravina4

Da mesma família são os cravos ou craveiros (Dianthus caryophyllus) que são maiores do que as cravinas e tão aromáticos quanto.

Veja este vídeo, bastante interessante, de uma paisagista Lúcia Borges, do canal Vida no Jardim:

Especialmente indicado para você:

FLORES E BORBOLETAS – JARDIM DE PRIMAVERA E RENOVAÇÃO

AZALEIA, UMA PLANTA FÁCIL DE SE CULTIVAR E CUIDAR!

PRIMAVERA, A BUGANVÍLIA: COMO FAZER MUDAS, CUIDADOS E PODAS




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...