Como tirar cheiro de cigarro da boca, roupa e mãos


Poucos odores são tão desagradáveis quanto o cheiro de cigarro. Além de nocivo à saúde, a fumaça provocada por esse hábito impregna no meio ambiente, nas roupas e, principalmente, em quem fuma. No entanto, mesmo os não fumantes acaba sofrendo as consequências desse mau cheiro.

Já se sabe, por exemplo, que o odor do cigarro fica impregnado no ambiente, e pode estar em lugares inimagináveis. Um estudo feito pela Universidade de Drexel confirmou que substâncias contidas no cigarro grudam em quem passa por uma nuvem de fumaça, e porem aderir às partículas de aerossol, podem chegar em lugares “supostamente” livres do tabaco, como escolas por exemplo.

Leia aqui: FILHOS DE FUMANTES APRESENTAM NÍVEIS DE NICOTINA IGUAIS AOS DOS PAIS: UM ESTUDO CHOCANTE

Por isso, tirar o cheiro de cigarro pode ser algo especialmente desafiador. Mas existem várias dicas que podem ajudar.

Confira abaixo!

{index}

Como tirar o cheiro de cigarro da boca

O ideal é evitar o cigarro a todo custo. O mau cheiro é um dos menores problemas desse vício. O tabagismo é danoso ao organismo de uma forma impressionante, podendo causar vários tipos de câncer, doenças neurológicas e cardiovasculares, infertilidade, impotência, problemas de visão, entre outros males.

No entanto, para quem fuma e quer evitar o mau hálito que o cigarro pode causar, existem algumas medidas bem simples que podem ser úteis:

Faça uma boa escovação

Pode parecer óbvio, mas ter bons hábitos bucais pode ser o diferencial para evitar o mau hálito. Para ter uma higiene adequada é importante, além de escovar os dentes depois das refeições, fazer a escovação após fumar. Enxaguantes bucais ajudam a evitar o mau cheiro, bem como escovar bem a língua para eliminar todos os odores.

Experimente gomas de mascar sem açúcar

As gomas de mascar ajudam a prevenir o mau hálito, já que estimulam a produção de saliva, ajudando a eliminar as bactérias. Prefira sempre as versões sem açúcar.

Preste atenção na alimentação

Alguns alimentos podem ajudar a manter o bom hálito, como o iogurte, por nutrir o organismo com bactérias boas, e a salsa, que tem propriedades antibacterianas e antifúngicas. Outros devem ser evitados, como os refrigerantes, café, alho e cebola;

Beba bastante água

Manter o organismo hidratado também é importante, pois a água ajuda a reduzir o mau hálito. Tenha sempre uma garrafinha por perto para não esquecer de se hidratar.

Como tirar o cheiro de cigarro das roupas

As roupas também sofrem com os efeitos do cheiro de cigarro, mas podem ficar mais cheirosas, se adotadas algumas dicas:

Adote cuidados especiais na hora da lavagem

Prefira lavar as roupas nas temperaturas mais altas recomendadas na etiqueta. Produtos como o bicarbonato de sódio pode ser auxiliar na hora de lavagem, pois o bicarbonato ajuda a neutralizar os odores. Lembre-se também de secar as roupas ao ar livre para arejá-las.

Use vinagre branco

Esse item ajuda a matar as moléculas que causam mau cheiro e pode ser usado na hora da lavagem também.

Deixe as roupas arejarem

Deixar as roupas ao ar livre pode ser útil para ajudar a tirar o mau cheiro delas.

Como tirar o cheiro de cigarro das mãos

No caso das mãos, alguns itens são ótimos aliados para deixá-las mais cheirosas, sem nenhum cheiro de cigarro:

Folhas e gramas secas

Pode parecer exótico, mas as folhas e gramas secas ajudam a neutralizar os odores.

Vinagre

Um dos itens mais versáteis da cozinha também é um ótimo neutralizador de mau cheiro.

Bicarbonato de sódio

Experimente lavar as mãos com um pouco de bicarbonato de sodio para tirar o cheiro de cigarro.

Frutas cítricas

Esfregar um pouco de casca de laranja ou limão pode ser útil para tirar o odor, mas cuidado, pois esses alimentos mancham a pele, quando em contato com o sol.

Como tirar o cheiro de cigarro do ambiente

Para tirar o odor de cigarro do ambiente, conheça abaixo algumas dicas:

Bicarbonato

Polvilhe bicarbonato de sódio nos móveis e piso para tirar o mau cheiro. Deixe de um dia para outro e depois tire o excesso com aspirador de pó.

Vinagre

Coloque vinagre em um pote e deixe pelos cantos de casa, o vinagre é um desinfetante natural.

Ar fresco

Manter a casa bem ventilada é uma outra forma de evitar maus odores, como o do cigarro.

Carvão ativado

Coloque um pouco de carvão em potes e distribua pela casa. Ele é um ótimo desodorizador.

Como tirar o cheiro de cigarro do carro

O carro também pode ficar com um forte cheiro de cigarro, caso seja “frequentado” por um fumante. Para deixar o automóvel mais cheiroso, experimente as dicas abaixo:

Vinagre

Deixe um pote com vinagre durante à noite no carro, e depois tire no dia seguinte. O vinagre vai absorver os maus odores.

Carvão

Ao invés de vinagre, você pode colocar um pouco de carvão em um pote e deixar por um período no carro. Ele também neutraliza o mau cheiro.

Frutas cítricas

Limão e laranja são ótimos neutralizadores também. Deixe cascas de frutas cítricas no carro por alguns dias e depois retire.




Cintia Ferreira

Paulistana formada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro, tem o blog Mamãe me Cria e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...