Como fazer Óleo de Gengibre em casa: Remédio Natural contra Dor e Muito Mais

  • atualizado: 
 Óleo de Gengibre

O óleo de gengibre é fácil de se fazer em casa e é uma ótima alternativa para os remédios contra a dor mas, não só.

Existem muitas maneiras da gente se beneficiar do gengibre: na alimentação - em saladas, refogados ou cozidos - com o gengibre fresco, raladinho; em chás, só de gengibre ou em conjunto com outras ervas de cura; em tintura e até em cápsulas.

Gengibre é um tubérculo de grande poder curativo indicado, especialmente, para melhorar nosso sistema imunológico.

Com o óleo de gengibre feito em casa você pode substituir qualquer remédio comum para dores reumáticas ou outras, com o benefício adicional de não ter contraindicações por efeitos colaterais adversos e ainda, se beneficiar da ingestão do tubérculo em sua melhor forma de apresentação, a crua.

Usos do óleo de gengibre

Entre os diversos usos do gengibre, o óleo de gengibre pode ser usado para:

● dores reumáticas e musculares

● problemas circulatórios

● problemas digestivos

Como se usa o óleo de gengibre

A forma de usar o óleo de gengibre vai depender do que você precise tratar com ele. Podemos sugerir alguns usos interessantes:

● Para aumentar sua energia, revitalizar a mente e o corpo, tome de 2 a 3 gotas diariamente em um pouco de água morna

● Para aliviar a artrite, as dores nas costas, as dores musculares e as derivadas da deficiência circulatória (por exemplo, dor nas pernas e pés), use 2 a 3 gotas em suaves massagens nos locais doloridos

● Para acalmar as dores de barriga, em caso de gases, cólicas ou diarreia, use 1 gota do óleo de gengibre, aplicado diretamente sobre o baixo-ventre, e faça massagens circulares no sentido horário

● Para acalmar as dores de garganta, sinusite ou rinite, faça inalação com água pura misturada com 1 a 2 gotas de óleo.

oleo gengibre 2

O que se pode tratar com óleo de gengibre

Com o óleo de gengibre pode-se tratar qualquer processo inflamatório (interno ou externo) ou digestivo assim como infecções, pois o óleo de gengibre tem ação antisséptica, anti-inflamatória, analgésica e expectorante.

estômago e intestino - dispepsia, espasmos, cólicas, flatulência e indigestão. O uso do óleo de gengibre também é adequado para aqueles que precisam aumentar de peso pois ajuda a despertar o apetite.

como desintoxicante - caso você se sinta intoxicado após alguma refeição mais pesada, ou na intoxicação alimentar de origem bacteriana ou virótica.

● como repelente contra o mosquito Anopheles culicifacies, vetor da malária e febre amarela.

● para tratar estrias - pelas suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, o óleo de gengibre é adequado para o tratamento da pele lesionada, cicatrizes com quelóide, problemas circulatórios dos fluídos que originam estrias e, melhor resultado ainda ao se misturar o óleo de gengibre com o óleo de coco, para este efeito.

● em problemas respiratórios - o óleo de gengibre é indicado em caso de tosse, dispneia, resfriado, gripe e asma pois age como expectorante, anti-inflamatório e antisséptico das vias aéreas.

● no alívio da dor - o efeito analgésico do óleo de gengibre é resultante da redução das prostaglandinas, que ativam os processos dolorosos de origem inflamatória.

● em problemas cardíacos - o uso do óleo de gengibre é um bom coadjuvante nos tratamentos preventivos de arteriosclerose, trombose e níveis elevados de colesterol. Neste caso, à ação anti-inflamatória se acrescenta a metabolização das gorduras e destruição das placas de colesterol acumulado.

● nos tratamentos de hipertensão arterial - o consumo frequente do óleo de gengibre em pequenas doses é coadjuvante no tratamento preventivo da hipertensão.

Como se prepara o óleo de gengibre em casa?

Do que você vai precisar?

  • Um gengibre inteiro, fresco e saudável e
  • 200 ml de azeite de oliva.

Você vai precisar também de um ralador (para ralar o gengibre em fatias fininhas) e um pote que possa ir ao forno.

Como preparar?

  • Lave bem o gengibre fresco, não tire a pele, e deixe secar.
  • Coloque o azeite de oliva no recipiente que irá ao forno e vá juntando o gengibre à medida que o vai ralando, misturando bem.
  • Ligue o forno em 150ºC e deixe ferver lentamente por 2 horas.
  • Coe a mistura de azeite com gengibre em um coador de pano para retirar todos os pedacinhos do tubérculo.
  • Esprema bem para aproveitar todo o azeite com gengibre.

Como conservar?

Guarde este óleo de gengibre em garrafa de vidro bem fechada, em lugar fresco e seco assim, a duração será até de 6 meses.

Esta receita veio do site Vida Lúcida.

Leia mais sobre Gengibre e seus Usos:

seta

GENGIBRE: PROPRIEDADES MEDICINAIS COMPROVADAS

setaQUAIS SÃO OS EFEITOS DA INGESTÃO DIÁRIA DE GENGIBRE? (INFOGRÁFICO)

setaCOMO PLANTAR GENGIBRE E TER SEMPRE EM CASA ESSE REMÉDIO NATURAL