Como fazer pomada caseira de ervas: para tratar feridas e dores


Fazer pomadas ou cremes, em casa, é uma arte fácil quando se conhecem as plantas que vamos usar. Aqui vai, para os leitores do greenMe Brasil, uma receita boa para tratar articulações doloridas ou feridas e machucados.

Primeiro você deverá escolher as plantas que vai misturar e o efeito que quer obter.

Feridas

Se precisa de uma pomada para tratar processos inflamatórios e infectados, como as feridinhas que resultam de pequenos machucados ou picadas de insetos que você coçou, prefira usar:

  • tanchagem (que tem ação antibiótica e anti-inflamatória)
  • confrei (antibiótica e cicatrizante)
  • mil em ramas (analgésica)
  • calêndula (cicatrizante e regeneradora da pele)
  • babosa (regeneradora dos tecidos, antifúngica e antibacteriana)
  • bardana (regenerativa e cicatrizante)
  • erva-baleeira (antisséptica e cicatrizante)

Dores

Para uma pomada que ajude nas dores articulares use:

  • tanchagem
  • mil em ramas
  • bardana
  • alho e gengibre, por exemplo.

Para as dores musculares, torcicolos e dores de ciático, pode usar folhas de arnica, de hortelã, de pimenta.

Hemorróidas e varizes

Neste caso não se esqueça da erva-de-bicho, da maravilha, da babosa e das couves (galega, repolho e couve-manteiga).

Dicas e cuidados

Há uma infinidade de ervas boas para se fazer pomadas – mas, lembre-se de não usar ervas colhidas na rua ou beira de estradas.

O mais seguro é você cultivar suas ervas curativas ou então, comprar as ervas, secas, em um ervanário de sua confiança.

Uma dica boa – quando usar babosa nas suas pomadas, só use o gel interno da folha, retirando a casca e os espinhos, claro.

Como fazer uma boa pomada caseira de ervas

Você vai precisar de:

  • 500 gramas de uma gordura de boa qualidade (azeite, vaselina, óleo de coco, óleo de amêndoas ou de semente de uva, por exemplo),
  • 3 colheres de cera de abelha (também poderá usar manteiga de muru-muru, cupuaçu ou coco)
  •  20 % deste volume em plantas escolhidas

Normalmente, nas receitas de pomadas caseiras, indica-se o uso de gordura animal mas, não há nada que impeça você usar gorduras vegetais – para facilitar o uso, escolha gorduras vegetais que se mantenham durinhas à temperatura ambiente.

Modo de fazer:

  • Pique as plantas (verdes e colhidas no raiar do dia) ou use ervas secas. As proporções são diferentes: se você for usar plantas verdes, picadas, use uma proporção 3 vezes maior do que se for usar ervas já secas (as ervas secas são mais concentradas).
  • Junte as ervas picadas com a gordura escolhida e leve a fogo bem brando, mexendo sempre até o derretimento completo desta. Quando começar a borbulhar, tampe a panela (panela de vidro é a melhor mas, você também poderá usar de ágata ou aço) e mantenha o fogo até que as plantas estejam completamente cozidas (na gordura borbulhante as plantas passam seus óleos essenciais, por desidratação, para a gordura). Mantenha o recipiente bem tampado para não perder óleos voláteis por evaporação. Não mexa durante a fervura para não fazer a gordura subir. O processo é lento mesmo e as plantas devem secar sozinhas.
  • Quando terminar essa parte do processo, coe as ervas e misture o líquido quente com a cera escolhida, mexendo bem, fora do fogo, até a completa homogeneização da massa.
  • Filtre a pomada (o melhor é filtrar em tecido de algodão, branco, bem lavado e passado).
  • Depois de filtrada, a pomada está pronta. Envase em frasco de vidro com tampa e guarde na geladeira.

Como usar a pomada

O ato de passar a pomada no local a ser tratado é uma massagem, com certeza. Só não se deve massagear a pele queimada ou feridas profundas, de resto, em qualquer dos outros casos, a massagem é bem vinda pois ativa a circulação, redistribui melhor a linfa do processo inflamatório (reação natural do organismo) e ajuda na absorção do medicamento.

Leia mais sobre remédios caseiros:

CONHEÇA OS FANTÁSTICOS BENEFÍCIOS DO BÁLSAMO

AROEIRA – PLANTA MEDICINAL, COSMÉTICA E CULINÁRIA

COMO ACABAR COM A FLACIDEZ DO BRAÇO, SEM GINÁSTICA E DE UMA FORMA NATURAL




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 10 comentários

  1. cicera Balbino da Siva
    Publicado em 12/02/2021 às 6:39 pm [+]

    Olá boa tarde, gostaria de receber dicas de pomadas de ervas medicinais, para dores , ante inflamatóri, artrite e artrose. etc…


  2. Daia Florios
    Publicado em 18/02/2021 às 9:33 am [+]

    Deixamos dois links para você <3
    https://www.greenme.com.br/consumir/remedios-caseiros/64502-canela-de-velho-uma-planta-milagrosa-contra-artrose-artrite-e-dores-em-geral/
    +
    https://www.greenme.com.br/consumir/usos-beneficios/53103-da-ora-pro-nobis-creme-anti-inflamatorio/


  3. Lúcia Aguiar
    Publicado em 01/05/2021 às 6:47 pm [+]

    Cícera, a canela de velho é indicada para dores nas articulações (artrite, artrose), tendinite, hérnia de disco, gota, problemas de coluna em geral. Eu por exemplo uso a canela de velho em cápsulas para fibromialgia, por suas propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, além dela agir como antioxidante, antimutagênica, antimicrobiana, antitumoral, hepatoprotetora (protege o fígado) e tônica digestiva e por isso apresenta benefícios para a saúde como purificação do sangue, neutralização dos radicais livres e redução da dor e inflamação das articulações. Pelo que pesquisei encontrei também que ela ajuda no tratamento de diabetes, melhorando a ação da insulina. Quem tem dores nas articulações podem fazer uso dela tanto em forma de cápsulas (mais potente do que os chás) e em pomadas. Cuidado, existem várias plantas muito parecidas com a canela de velho, e que não tem as mesmas propriedades. O fitoterapeuta Daniel Forjaz do canal “Autor da Própria Saúde” no youtube orienta isso em vídeos mostrando as plantas para identificação. Boa sorte!


  4. Elizabete de souza
    Publicado em 20/05/2022 às 12:38 pm [+]

    Sim, gostaria


  5. Karine
    Publicado em 17/07/2021 às 8:35 pm [+]

    Qual a durabilidade dessas pomadas?


  6. Daia Florios
    Publicado em 19/07/2021 às 12:41 pm [+]

    Karine, sendo caseira e com várias plantas diferentes, vai depender de vários fatores, mas deve durar uns 2 ou 3 meses. Verifique cor, consistência e odor se mudam, descarte.


  7. rangel
    Publicado em 27/02/2022 às 8:54 am [+]

    bom dia, quanto tempo devo cozinhar a gordura com as ervas, por exemplo, vou usar lascas finissimas de barbatimão com oleo de coco, quanto tempo devo deixar cozinhar?


  8. Daia Florios
    Publicado em 28/02/2022 às 10:46 am [+]

    Bom dia, temos aqui uma receita usando barbatimão em pó, diz para deixar uns 2 minutos apenas, não faz muita diferença usando as lascas fininhas. Leia mais aqui -> https://www.greenme.com.br/consumir/usos-beneficios/70747-barbatimao-todos-os-beneficios-e-como-usar/#Receita_da_pomada_de_Barbatimao


  9. Carla
    Publicado em 24/11/2022 às 8:06 pm [+]

    Boa tarde.
    Fiz a pomada mais ficou muito oleosa. Usei a óleo de semente de uva


  10. Daia Florios
    Publicado em 28/11/2022 às 10:39 am [+]

    Agradecemos o comentário Carla. Mas ficou oleosa a ponto de não poder usar? Talvez seja melhor então fazer com óleo de coco que se solidifica na geladeira. Na receita do vídeo ela usa um litro de óleo de cozinha e 200 gr de cera. É fazendo e ajustando mesmo porque outros fatores influenciam também (a erva usada, o óleo, o fogo, etc). Um abraço <3


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...