Como fazer repelente caseiro

como fazer repelente caseiro

Quando as temperaturas aumentam, os mosquitos invadem nossas casas e espaços internos, causando transtornos e trazendo doenças como as temidas dengue e febre zika. Para que estes insetos fiquem longe de você e de sua família a solução mais interessante, senão a única, é fazer repelente caseiro, visto que fumacês e repelentes comprados, além de poderem fazer mal, pois são químicos, acabam criando uma maior resistência dos mosquitos aos ingredientes usados em suas composições.

Como a questão é muito complicada, o combate é realmente difícil pois o mosquito é super bem adaptado à vida na cidade, todo e qualquer esforço vale a pena para evitar que o Aedes aegypti e outros vetores, nos causem sérios problemas de saúde.

Vamos à algumas receitas de repelentes caseiros para a casa e para o corpo, que podem ajudar a manter os mosquitos longe da gente:

Produto de limpeza repelente

Para limpar a casa você pode usar 2 e ½ colheres de chá do óleo essencial de crisântemo com 1 copo americano de álcool de cereais 96º GL e borrifar no local desejado.

Repelente caseiro para borrifar no corpo

Para esta receita, utilize 500 ml de álcool; 2 colheres de sopa de cravo da índia e 100 ml de óleo de amêndoas doce.

Coloque o álcool numa garrafa de vidro de 1 litro e adicione os cravos. Deixe o cravo no álcool por 4 a 8 dias, agitando algumas vezes durante o dia – quanto mais agitado e infuso, mais concentrado fica. Dessa forma, o álcool extrai o óleo essencial do cravo. Depois do tempo determinado, acrescente o óleo de amêndoas e coe tudo.

Ponha em frascos com tampa borrifadora e aplique em determinadas regiões do corpo, as mais expostas. A reaplicação deverá ser realizada de 6 em 6 horas.

Repelente elétrico cítrico

Aqueles difusores elétricos, de colocar na tomada, podem ser mais sustentáveis. Sabe como? Muito simples: corte a casca de laranja ou de limão, mais ou menos na largura do espaço para o refil industrial. Então, coloque-o no local e ligue o aparelho. O aquecimento, gerará a liberação do ácido cítrico, que repelirá os mosquitos.

Também com a laranja é possível fazer um repelente super natural, como mostra o vídeo abaixo:

Plante em casa

Algumas plantas têm alto poder repelente e podem ser plantadas em casa. Vejamos algumas entre as principais:

* Citronela: com poder repelente, sobretudo ao mosquito da dengue, pode ser cultivada em casa mas mantendo-a longe de crianças e animais de estimação pois suas folhas são tóxicas. Caso não consiga plantá-la, óleos essenciais de citronela em difusores já ajudam bastante.

* Hortelã: é facilmente plantada em qualquer jardim e repele formigas e outros insetos. Para evitar que as formigas entrem em casa, basta despejar um pouco do óleo essencial da planta, que isso será resolvido. O seu odor também desagrada aos mosquitos.

* Manjericão: também é um repelente natural de mosquitos e moscas.

* Crisântemo: pulgas, baratas e percevejos se despedirão de sua casa, graças a essa flor. O óleo essencial, caso não se possa plantá-la, serve muito bem, quando misturado ao álcool, para ser borrifado, com o mesmo efeito.

Talvez te interesse ler também:

setaOS PERNILONGOS TE AMAM? DESCUBRA PORQUÊ

setaARMADILHA INTELIGENTE SELECIONA E MATA MOSQUITOS DA DENGUE E DE OUTRAS DOENÇAS

setaREPELENTE CASEIRO: COMO FAZER SABONETES REPELENTES DE INSETOS

Fonte fotos: Getty Images by The Telegraph

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!