Dia Mundial dos Animais: Por que uns a gente ama, outros a gente come?


No dia 4 de Outubro é celebrado o Dia Mundial dos Animais, data esta que nos remete à importância e a necessidade de preservar e valorizar a Vida Animal, desde a menor criatura até a maior delas!

Só com essa Consciência, o ser humano poderá avançar em sua humanidade e estabelecer uma melhor relação com a Natureza e com o planeta Terra.

O Dia Mundial dos Animais é utilizado como instrumento de conscientização por comunidades religiosas, instituições educacionais, Ongs de proteção animal e entidades de defesa dos animais para promover ações que exaltem a importância de proteger todos os animais, sem distinção, desde os de estimação passando pelos selvagens até os insetos pois, a existência de todas as espécies é essencial para o equilíbrio de todo o ecossistema da Terra.

Vamos combater o especismo, conhecer a importância do veganismo e estabelecer o respeito à Vida Animal.

4 de Outubro: origem da data

A origem desta data dedicada aos animais se deu em 1931, em Florença, Itália, por ocasião de uma convenção de ecologistas voltada para a Defesa e Preservação da Vida Animal em todas as suas formas. Desde então, convencionou-se que o Dia Mundial dos Animais fosse o dia 4 de Outubro.

Esse dia foi escolhido por ser a data de homenagem à São Francisco de Assis, monge cristão que amava e defendia muito a natureza e os animais, por isso é considerado pela Igreja Católica, o Padroeiro dos Animais:

Abaixo o Especismo!

Esta data nos recorda que cada criatura tem seu papel, sua função e é uma expressão de vida, por menor que seja!

Como exemplo disso, é importante ressaltar que por mais insignificante ou repulsiva que possa parecer uma criatura, como por exemplo, a barata, ela faz parte da diversidade da vida e tem uma finalidade na natureza, como decompositora de restos orgânicos, por exemplo. Sem as baratas nosso planeta ficaria infestado de sujeira. Além do mais, as baratas servem como alimento a outros animais, como aves, lacraias, aranhas e escorpiões.

Infelizmente, pela falta de consciência do ser humano, insetos de vital importância para o equilíbrio do ecossistema como JoaninhasFormigasCentopeias e Abelhas estão diminuindo ou até desaparecendo, devido ao uso de pesticidas, inseticidas e por desrespeito à vida deles.

Para reverter essa situação, é necessário compreender que os insetos, assim como todas as outras espécies são extremamente importantes para a o equilíbrio da vida no planeta Terra.

E para agir em consonância com essa postura ética é necessário adotar a atitude de inclusão animal, abolindo o Especismo que é a discriminação e o preconceito fundamentados na mentalidade de que as outras espécies são inferiores aos seres humanos.

Uns a gente ama, outros a gente come

Assim como consideramos alguns animais repugnantes ou perigosos (tubarões, lesmas, aranhas, etc), existem outros que amamos (como gatos, cachorros e outros pets fofinhos).

Mas e aqueles que comemos (como vacas, carneiros, porcos e tantos outros)? Por que uns amamos e outros comemos?

A imagem abaixo, do artista Pawel Kuczynski, ilustra bem as contradições da raça humana.

Veganismo é Respeito à Vida!

Na contra-mão do Especismo, temos o Veganismo que é um movimento em prol do respeito e preservação para com todas as espécies animais. Afinal, diante da Criação somos Vida encapsulada e estamos vinculados pela interdependência que existe entre todos os seres. O mal que é feito à uma criatura, de alguma forma irá repercutir na ordem natural do nosso planeta.

Para a preservação e o equilíbrio da Vida no planeta Terra, há a necessidade de que cada ser humano amplie sua visão, mude seus hábitos e faça novas escolhas que promovam Vida.

Para alcançarmos esses objetivos é necessário PARAR de tratar os animais como objetos e produtos de exploração e consumo, de contribuir com o sofrimento e a matança das espécies, de alimentar a crueldade para com os animais e, consequentemente, a degeneração humana!

A transformação dessa perversa realidade se dará quando o ser humano estabelecer uma relação harmônica com todos os Seres da Criação, baseada na compaixão, na ética, no respeito e no AMOR à TODAS as espécies.

Um feliz Dia Mundial de TODOS os Animais para você!

Fontes:

  1. forumanimal.org
  2. wikipedia

Talvez te interesse ler também:

MORREU TIKIRI: ELEFANTA NÃO RESISTIU DEPOIS DE TER SIDO FORÇADA A DESFILAR NA PARADA RELIGIOSA, APESAR DE SUA CONDIÇÃO

ESCOLA ESPANHOLA INCLUI PROTEÇÃO ANIMAL COMO DISCIPLINA NO CURRÍCULO ESCOLAR

O SIMPÁTICO RESGATE DO FAT RAT, O RATO OBESO QUE FICOU PRESO NO BUEIRO (VÍDEO)




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...