Caçador arrependido muda de vida após ver uma ave chorar


Nunca é tarde para mudar e eliminar um comportamento nocivo para outros seres e para nós mesmos. Foi o que aconteceu com um homem chamado Khaedir, que vive na Indonésia e ganhava dinheiro com a caça de uma espécie de ave muito rara e ameaçada de extinção, o Calau-de-Capacete.

Esta é uma história emocionante que nos mostra o porquê de devermos ter sempre esperança na regeneração das pessoas, e nunca desacreditar que existe uma chispa do amor em cada ser humano, mesmo em pessoas más, como são os caçadores ou os assassinos.

O que será contado a seguir nos prova que, com as experiências da vida, mesmo as piores pessoas podem se arrepender, podem mudar e trilhar o caminho do amor, praticando a compaixão, a empatia, o respeito à vida e se redimindo de todo mal que fizeram um dia.

Como se deu essa transformação

A história contada pela BBC News conta que na Indonésia se localiza a floresta tropical de Leuser, na ilha de Sumatra, um reino da biodiversidade e que, por isso mesmo, atrai a cobiça de caçadores e de comerciantes inescrupulosos que vivem da venda de animais raros.

Um desses animais é a ave calau-de-capacete, uma ave exótica, somente encontrada nas florestas asiáticas, e que infelizmente está em risco de extinção por ser vítima da caça e do contrabando.

Esta ave pesa cerca de 3 kg e o seu nome se deve ao capacete natural que ela tem, que se estende do bico ao crânio, e é constituído de queratina, uma proteína fibrosa. Essa estrutura abrange cerca de 11% do peso total deste pássaro.

Os calaus-de-capacete são comercializados no mercado negro chinês para extração de seu bico, considerado pelos traficantes como o “marfim vermelho“, sendo vendido a alto preço e utilizado como matéria-prima para fazer objetos de decoração e artefatos.

O choro da ave

Khaedir era caçador profissional dessas aves e matou centenas delas. Entretanto um dia, atirando quatro vezes para acertar e atingir uma delas, ele viu uma ave ainda com vida reagir chorando, com lágrima caindo dos olhos!

Esse acontecimento deixou Khaedir muito comovido e, a partir daquele momento, ele se envergonhou e se arrependeu de todo mal que havia feito para todos os animais que tinha caçado.
 
Com o choro do animal, Khaedir acordou para a realidade e passou a proteger as aves, tornando-se guarda-florestal, atuando no Fórum de Conservação de Leuser, desmontando armadilhas, detendo e prendendo caçadores de aves.

“É a minha redenção, por ter matado tantos animais!

É o meu pedido de desculpas a eles.

Hoje eu os protejo.” – diz Khaedir arrependido.

Vídeo Reportagem da BBC

Veja nesta reportagem em VÍDEO da BBC-News, Khaedir contando como sua vida mudou radicalmente, deixando de ser caçador e se tornando protetor de aves.

Um exemplo vivo de que a existência é uma oportunidade e um convite de transformação para sermos melhores e mais humanos do que fomos um dia!

Talvez te interesse ler também:

TODOS CONTRA A CAÇA: EVITE ESSE RETROCESSO. ASSINE A PETIÇÃO

CAÇADOR MORTO PISOTEADO POR UM ELEFANTE E DEPOIS DEVORADO POR LEÕES

NÃO PRECISAMOS PLANTAR SOJA. TEMOS A NOSSA ROÇA, MANDIOCA, MILHO, PESCA, CAÇA




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...