Agave em vez de açúcar? Como, onde e por quê?

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Na hora de adoçar aquele cafezinho ou mesmo preparar uma receita doce, qual o melhor adoçante? Existem inúmeras opções no mercado para fugir do açúcar refinado – que é pobre em vitaminas, além de altamente processado: há a versão orgânica, o açúcar mascavo, o demerara, os adoçantes artificiais, o mel, o agave.

Esse último, menos conhecido, pode ser uma boa opção, a depender das necessidades de cada um.

Quer saber mais sobre o agave?

Conheça abaixo de onde ele vem, que tipos de substituições podem ser feitas, como consumir e quais os benefícios.

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O que é agave?

O agave é derivado de uma planta, originária do México. De sabor mais suave que o mel, é um adoçante natural rico em vitaminas. Existem duas versões no mercado: uma mais clara e outra mais escura. A mais escura é mais filtrada e tem um sabor mais forte.

Tem um sabor mais doce que o mel, o que pode ser interessante para quem gosta de comidas mais adocicadas.

Cada colher de agave tem cerca de 40 calorias.

Por isso, em termos de número de calorias, o agave não é, necessariamente, uma escolha tão interessante. Basta comparar: o agave tem 40 calorias, o mel, cerca de 56 e o açúcar refinado, 64. A diferença é bem pequena entre eles. No entanto, ele pode ser uma boa escolha, caso a ideia seja optar por um produto mais nutritivo.

Por que substituir o açúcar ou o mel pelo agave

O agave é composto por 70% de frutose e 20% de glicose. Além disso, tem menor índice glicêmico que o mel.

Conta com vitaminas C, B2 e ácido fólico, ao contrário do açúcar refinado, que é pobre nutricionalmente.

As vitaminas contidas nele ajudam na correta coagulação sanguínea, saúde óssea, da pele, dos dentes.

A riboflavina presente ajuda a proteger as células da oxidação, causadora de inúmeras doenças. O folato regula o sistema imunitário, diminuindo as sensações de cansaço e fadiga.

Agora no que diz respeito ao índice glicêmico, o agave só ganha mesmo do mel, pois não tem muitas diferenças em relação ao açúcar refinado ou mascavo.

Além disso, não pode ser consumido por diabéticos, pois contém frutose.

Como e onde substituir o agave?

Por ser mais doce, mas conter aspecto, textura e cor similar ao mel, pode substituir o item com bastante eficiência na hora de adoçar os alimentos e bebidas.

Pode ainda ser o ingrediente a substituir a açúcar no preparo de pratos doces.

No entanto, vale lembrar que qualquer adoçante, seja natural ou artificial, deve ser usado com moderação, pois além de calórico pode prejudicar o organismo.

O ideal para quem quer fugir do excesso de açúcar é reeducar o paladar não adoçando tanto os alimentos e substituir os doces por frutas.

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Paulistana formada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro, tem o blog Mamãe me Cria e escreve para GreenMe desde 2017.
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