Limão-caviar: conheça o limão mais caro que joia


Você já ouviu falar no limão-caviar?

Um tipo de limão gourmet que ficou famoso nas redes sociais por causa do seu preço alto. A unidade é vendida por cerca de 70 reais e o quilo pode chegar a custar 2 mil reais.

Quer conhecer melhor essa fruta? Continue lendo.

O que é o limão-caviar?

Originário da Austrália, o limão-caviar (Citrus australasica/microcitrus australasica) ou finger lime, em inglês, é uma versão sofisticada de “bushfood“, plantas nativas australianas utilizadas por aborígenes (como se fossem as nossas plantas alimentícias não convencionais, PANCs).

Características

A fruta possui formato alongado e um espectro de cores que pode variar entre o verde, marrom, rosa e vermelho (tanto na casca, quanto no seu interior).

Dentro da casa é possível encontrar pequenas esferas recheadas de suco que explodem na boca. Estas “mini bolinhas” se assemelham às ovas de peixe, daí a referência ao caviar. Também pode ser chamado de caviar vegetal e lima-dedo.

Sabor

Possui um sabor suavemente ácido e adocicado, trazendo um cítrico ao paladar, que combina especialmente com frutos do mar.

O limão-caviar vem em diversas cores tanto de casca quanto de polpa. Os de cores mais vibrantes são mais desejados e são mais raros de encontrar. O sabor do limão não é alterado com a cor.

No Brasil, alguns lugares começaram a produzir o limão-caviar, vendendo somente a fruta ou mudas da planta, distribuindo-as para restaurantes e chefs de cozinha.

Cultivo de limão-caviar

Segundo agrônomos especializados que produzem o limão-caviar através de cultivo orgânico, a adubação dos pés é feita semanalmente e irrigados em torno de 40 litros de água em cada pé, 3 x por semana.

Os espinhos perfuram os frutos, o que faz com que a área de cultivo tenha que ser semi-protegida contra ventos. A flores são muito delicadas e caem com chuvas fortes. Isso diminui a produção de limão.

Para um boa colheita, é necessário roçar frequentemente toda a área dos limões para que a área fique limpa e os problemas com fungos e insetos diminua.

Os principais consumidores são clientes donos de restaurantes de alta gastronomia e hotéis 5 estrelas, assim como pessoas que têm uma alimentação específica ou procuram por itens diferenciados, como o limão-caviar.

Mais caro que joia

Mas afinal, quanto custa o limão-caviar?

Deborah Rosaline Orr dona da D.R.O ervas e flores (uma produtora da fruta que está no mercado gastronômico há 24 anos) possui uma área com 450 pés de limão-caviar e comercializa outros 350 alimentos, como brotos e flores comestíveis.

Ela explica a dificuldade de cultivar o limão-caviar e o porquê do valor:

“Um pé de limão Tahiti, por exemplo, produz algo em torno de 200 kg de limão, duas vezes ao ano. E o de limão caviar produz 800 g ao ano. A área de cultivo é a mesma. Ou seja, a mesma área de terra para uma produtividade muito menor.

Os custos de produção ao longo de todos estes anos, além do custo semanal de manejo para colher uma quantidade tão pequena fazem com que o custo do produto seja mais alto.

Nós comercializamos o limão-caviar a R$ 1.400,00 kg. Lembrando que são 80 limões para cada quilo. Um restaurante em média usa de 100 g a 400 g por semana. Uma dona de casa talvez use 50 g em um jantar. O limão-caviar não é utilizado para sucos ou caldas e sim para finalizarmos pratos. Sendo assim, o custo por prato não é tão alto”.

O limão-caviar é completamente diferente do limão comum, principalmente pela textura. O cheiro também é bem diferente do limão Tahiti ou siciliano, mas acidez é bastante presente.

É bom para fazer drinks e com frutos do mar. Um tipo de alimento que se utiliza na finalização de pratos e em pratos finos.

Veja como preparar uma deliciosa receita com essa joia da natureza:

Talvez te interesse ler também:

Água com limão: 10 benefícios para a saúde 

Como cultivar limão no vaso

Cará-de-espinho: PANC de grande valor nutritivo e medicinal 




Lara Meneguelli


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...