A manteiga mais saudável de todas – Como fazer manteiga de azeite


Não é fácil escolher uma opção saudável para passar no pãozinho da tarde: margarinas não são nada saudáveis, manteigas têm muita gordura saturada. Requeijões e cremes industrializados contém muitos aditivos. E as versões doces, como geleias e pasta de amendoim, não agradam a todos. Porém há um alimento que é amigo número 1 da saúde e fica muito bem em forma de manteiga: o azeite.

Rico em propriedades antioxidantes, com poder anti-inflamatório e benéfico para a saúde do coração e para redução do colesterol ruim, além das excelentes vitaminas que possui, o ingrediente pode e deve ser usado na cozinha. E uma das formas pouco conhecidas de uso é fazer manteiga com ele.

Quer saber como? Confira abaixo duas receitas bem simples e saborosas.

Manteiga de azeite simples e prática

Adicione o azeite extravirgem e misture com ervas aromáticas (deixando só as folhas), de sua preferência. Uma dica é optar por tomilho, manjericão e alecrim, que combinam muito bem. Depois, leve o pote com o azeite e a erva para a geladeira por 30 minutos para solidificar e pronto.

Quer mais detalhes da receita? Veja na fonte da foto logo aqui abaixo:

azeite manteigaFonte foto

Manteiga de azeite no liquidificador

Uma outra receita para fazer a manteiga de azeite é levar algumas ervas ao fogo, juntamente com 1 xícara de azeite por alguns segundos para que o azeite absorva o sabor das ervas. Nesse processo, é importante ficar de olho na temperatura do fogo, não pode ser alto, e não pode ferver, pois isso satura o azeite, tirando todas as propriedades nutricionais que ele tem.

Depois disso, deixe a mistura descansar por 1 hora. Em seguida, bata no liquidificador com um pouquinho de sal por 3 minutos, coe e coloque no congelador por 4 horas.

Uma dica importante é escolher um azeite de boa qualidade, caso contrário a receita de manteiga pode não dar certo. Além disso, é possível variar os temperos, utilizando alho, pimenta e outras ervas. A manteiga de azeite tem a ainda uma outra vantagem: dura bastante tempo, já que o azeite é uma espécie de conservante. O difícil vai ser ficar muito tempo guardado, pois é saborosíssimo!

Talvez te interesse ler também:

PÃO COM AZEITE, A TRADICIONAL MERENDA ITALIANA QUE SÓ FAZ BEM!

O QUE PASSAR NO PÃO? ALTERNATIVAS SAUDÁVEIS À MARGARINA

 MANTEIGA VEGANA: 8 RECEITAS SAUDÁVEIS, FUNCIONAIS E NUTRITIVAS!




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...