Pão com Azeite, a Tradicional Merenda Italiana que Só Faz Bem!


No Brasil a gente adora pão com manteiga. É a nossa tradição! Mas hoje vamos falar de dois elementos essenciais da dieta mediterrânea, que podem constituir a merenda perfeita, cheia de benefícios à saude, para que possamos variar a nossa alimentação de vez em quando.

Seja para os adultos que para as crianças pequenas, na Itália, a clássica das clássicas merendas é uma bela fatia de pão com azeite: a melhor coisa do mundo para eles que até substituem esta combinação por uma refeição quando acompanhada por outros alimentos (salada, peixe, ovos, etc).

Pão fresco com um fio de azeite de oliva extra virgem por cima é o “casal vencedor” no quesito merenda saudável, porque combina gosto e saúde em um alimento simples, fácil de preparar e, se for ver bem, até barato, pois basta mesmo um fio de azeite para compor este lanchinho dos deuses.

De acordo com a opinião dos especialistas italianos, o pão e o óleo fazem a combinação perfeita porque os dois alimentos se melhoram do ponto de vista nutricional.

O óleo acompanha muito bem o pão tanto que pode reduzir o seu índice glicêmico e, em uma dieta variada e equilibrada, pode ser excelente como lanche ou no café da manhã.

Para os adultos, se pode até pensar em um prato único.

“Se à noite se chega cansado em casa ou se há pouco tempo, colocando pão junto com azeite e qualquer outro ingrediente, por exemplo, os ômega 3 do peixe e os micronutrientes do tomate, obtém-se uma refeição realmente saudável e completa do ponto de vista nutricional, explica Marco Silano, diretor da Unidade Operacional de Alimentos, Nutrição e Saúde do Instituto Superior de Saúde (ISS Itália).

Além disso, pão com azeite faz bem por que:

  • é um alimento completo que permite manter a linha porque com uma só fatia se consome carboidratos, vitaminas B1, B2, B6 e B9, ferro, magnésio, zinco e potássio com zero gordura saturada;
  • é ideal para a saúde cardiovascular: os ácidos graxos monoinsaturados e os óleos poliinsaturados são gorduras saudáveis ​​que o mantêm baixo os níveis de colesterol ruim;
  • contém boas quantidades de vitamina E, por isso neutraliza a aterosclerose e regula a pressão arterial;
  • ajuda na digestão e combate a prisão de ventre

Sabendo agora de tudo isso, veja algumas dicas para aproveitar o melhor dos benefícios do pão com azeite:

  • escolha sempre um bom azeite, ou seja, o extra virgem;
  • escolha um bom pão, feito com farinha de trigo integral e não com farinha branca refinada. São ótimos também: o pão de centeio, de aveia, com sementes e cereais.
  • Se tiver feito uma refeição completa, não coma pão com azeite, escolha uma coisa ou outra porque esta combinação é uma verdadeira refeição, ou uma boa e reforçada merenda.

Ótima dica para variar o nosso amado pão com manteiga. Variar é sempre bom e saudável.

Talvez te interesse ler também:

O que passar no pão? Alternativas saudáveis à margarina

23 Ideias para preparar brusquetas incríveis

Bejú, beiju ou biju: conheça esse alimento milenar indígena, que deu origem à tapioca




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 2 comentários

  1. Silvia
    Publicado em 26/05/2022 às 12:18 pm [+]

    Oiii, td bem? Eu gostaria de saber se é preservado todos esses benefícios se eu fizer uma torrada de frigideira com o azeite e uma fatia de pão!! Obrigada 😊


  2. Daia Florios
    Publicado em 26/05/2022 às 8:35 pm [+]

    Sim, Silvia o azeite é o óleo que melhor mantém seus benefícios qdo quente. Leia mais aqui -> https://www.greenme.com.br/alimentar-se/alimentacao/57131-qual-e-o-melhor-oleo-para-fritar/ Pena que custa caro 🙁


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...