Março é mês de quê? Frutas e verduras da estação


Março é mês de quê? Você conhece as frutas e verduras da época que estamos iniciando, as de outono?

Março é mês de abacate, banana, caqui, carambola, goiaba, limão taiti, maçãs gala e fuji, maracujá, pinha, tangerinas cravo e ponkan, pêra willians, abobrinha, berinjela, milho-verde, pepino, pimentão, quiabo, tomate, vagem, batata inglesa, cará, mandioca, mandioquinha.

E é isso tudo que a gente pode encontrar nas feiras livres deste mês, pelo melhor preço e na melhor condição de amadurecimento.

A vantagem de se comer a fruta e a verdura da época é essa: melhor preço e melhor condição de amadurecimento.

Quer dizer, para além de você gastar menos na feira, obterá maior quantidade de energia de boa qualidade de cada mordida que der. Isso, claro, que a fruta, o legume, a folhagem, puderem ficar na terra, ao ar livre, vento, sol e chuva, até o ponto certo de maturação.

Mas, lembre-se, não é isso que acontece na produção extensiva e, muito menos, não é isso que acontece na produção não ecológica. Isso só acontece, de verdade, em um tipo de agricultura que respeite os ciclos naturais e que não envenene o ambiente.

O que comemos terá sempre melhor e maior qualidade, se seu ciclo de vida for completo e não terá, se o produtor usar de artifícios para sua maturação, como gases que inundam a atmosfera da fruta impedindo seu amadurecimento precoce ou luzes artificiais que as farão amadurecer rapidamente quando chegarem ao seu destino, ou outras invenções.

Claro, todas essas invenções são necessárias para a manutenção de um mercado globalizado onde você compra banana da Tailândia na Bélgica ou tomate da Espanha na Dinamarca.

Mas, saúde mesmo você terá quando puder se alimentar daquilo que a sua terra dá – quero dizer, daquilo que a terra onde você mora produz naturalmente. E todas as terras produzem exatamente aquilo que a sua população precisa.

Mas, falando das frutas e verduras da época

Aproveite então para melhorar seu cardápio e experimentar novas receitas. Não se esqueça das vitaminas – abacate com laranja, banana, maçã e pera, carambola e kiwi, e muito suco de maçã, maçã ao forno, purê de maçã. Março é mês de maçã nacional, não se esqueça.

Abuse também das receitas com abóbora, abobrinha, berinjela e até quiabo, para aqueles que gostam – o caruru faz parte do menu de Belém, cidade que recebeu da Unesco o título mundial de Cidade Criativa da Gastronomia 🙂

Veja abaixo algumas das nossas melhores receitas com o que há em março, e se esbalde. Ah, e nos conte como ficaram suas experiências culinárias. Se quiser, mande suas fotos e seus comentários, nós vamos adorar saber.

Talvez te interesse ler também:

RECEITAS COM BERINJELA: SAUDÁVEIS, RÁPIDAS E FÁCEIS

GAZPACHO: A RECEITA ORIGINAL E OUTRAS 10 VARIANTES

GUACAMOLE: A RECEITA ORIGINAL E 5 VARIANTES




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...