Quais alimentos comprar no mês de novembro?


Já discorremos sobre a importância de se consumir alimentos da estação para a saúde. Para que você faça compras certeiras de que está consumindo o melhor para a sua saúde, eis a lista de compras para o mês de novembro com algumas dicas e receitas gostosas. Bem-vindo novembro!

Estamos nos aproximando do último bimestre do ano, com a chegada de novembro. Com isso, novos alimentos entram em sua época propícia de colheita, enquanto outros “saem de cena” e já não devem ser colhidos nesse momento.

As estrelas culinárias do mês

Beterraba

Entre os principais benefícios da beterraba temos a abundância em ferro e em ácido fólico, excelentes para combater a anemia. Além disso, os médicos recomendam consumi-la crua e ralada, para não haver grandes perdas de nutrientes. Nossa sugestão é que você a inclua em saladas.

Caso você seja do time dos que cozinha tudo, a sugestão é cozinhá-las inteiras, com casca e com 5 cm do talo, acrescentando duas colheres de vinagre na água para que a beterraba mantenha intacta a cor vermelha.

Cenoura

Entre os benefícios da cenoura ao organismo temos que são grandes fontes de fibra dietética, de antioxidantes, de minerais e betacaroteno – que ajuda no aporte de vitamina A no organismo, ou seja, ajudando na visão, pele e mucosas. 100 gramas de cenoura diariamente, já garantem 100% da ingestão de vitamina A.

Melancia

No caso da melancia, os benefícios também são muito grandes, sendo a fruta considerada um vermífugo e um diurético naturais leves. Por conta desse último, é uma coadjuvante nos processos de emagrecimento. Há ainda ligações entre o consumo de melancia e a cura de erisipela, febre e infecções urinárias; não se pode esquecer de como a fruta combate a hipertensão e a depressão.

Receitas à base de beterraba e cenoura

foto

fonte: cookaround.com

Ambos os legumes ficam deliciosos crus, ralados e temperados com azeite, sal e limão. Entretanto, a beterraba cozida fica ótima se temperada com pedacinhos minúsculos de alho cru, folhas de hortelã, sal e azeite. Na foto acima, também se colocou sementes de gergelim.

A cenoura cozida fica saborosa se cortada em tiras. Então, devemos reunir:

* 800 g de cenoura;

* salsinha picada a gosto (2 colheres chá mais ou menos);

* 50 g de manteiga;

* 20 g de açúcar;

* 1 pitada de sal;

* Manteiga em cubos.

foto

fonte: giallozafferano.it

Coloque as cenouras cortadas em tiras, em uma panela. Cubra-as com um fio de água fria, uma pitada de sal, o açúcar e a manteiga em pedacinhos, leve ao fogo médio com a panela sem tampa até que a agua se evapore. Salpique a salsinha picada fininha e sirva. Bom apetite!

Para você se guiar sobre o que comprar em cada momento do ano, siga nosso site, a cada mês, lista de compras e algumas receitas para voltarmos a valorizar os alimentos de estação.

Leia também: Rolinho primavera: receita para fazer em casa




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...