Beterraba: PERFEITA PARA A SAÚDE! Veja os Benefícios, Como Usar e Fazer o Suco


A beterraba (Beta vulgaris), também conhecida como beterraba vermelha ou beterraba horta, é definida como uma planta herbácea bienal, reconhecível pela presença de folhas em forma de coração, pequenas flores verdes ou avermelhadas, a partir da qual se originam os frutos duros.

Esses frutos não são utilizados para consumo humano, mas sim as folhas e as raízes do tubérculo, caracterizado por uma forma arredondada e uma cor vermelho brilhante.

O vermelho da beterraba se distingue pela abundância de minerais e vitaminas. A sua composição é principalmente de água.

Uma beterraba contém sais minerais, tais como sódio, cálcio, potássio, ferro e fósforo. Em relação às vitaminas, destaca-se a presença da vitamina A, vitamina C e vitaminas do complexo B.

Os benefícios nutricionais de beterraba

Tanto o tubérculo quanto as suas folhas são ricos em flavonoides e antioxidantes, úteis para proteger o corpo contra os radicais livres.

O teor de vitamina A, essencial para a proteção da visão, é mais elevada nas folhas do que nos tubérculos.

Entre as vitaminas B, encontra-se o ácido fólico, também conhecido como vitamina B9, considerado particularmente útil para a ingestão durante a gravidez a fim de evitar problemas no desenvolvimento fetal. O teor de vitamina B9 é mais alto na beterraba crua e pode ser reduzido pelo cozimento.

Por causa de seu conteúdo mineral, a beterraba é indicada como alimento útil para a reintegração do organismo. Tanto a raiz da beterraba quanto o seu suco são considerados bons para o caso de anemia. A adição de suco de limão ou laranja ao tubérculo é indicada a fim de promover a absorção de ferro.

Os efeitos da beterraba no tratamento de tumores, com especial referência para o câncer de cólon, estão sendo estudados desde os anos oitenta. Estudos mais recentes têm-se centrado na beterraba e o sumo extraído dela como alimentos úteis para a prevenção do câncer e de desordens cardiovasculares.

Devido ao seu teor de vitaminas, a beterraba fortalece os capilares e ajuda a melhorar a circulação sanguínea.

Para o pessoal Fit, que frequenta academia, faz esporte ou atividade física com frequência, a beterraba é uma queridinha. Acredita-se que este alimento ajude a reduzir os custos do oxigênio durante o treino e aumente a eficiência muscular.

Beterraba, uma amiga da balança

Pouco calórica, 100 gramas de beterraba contém apenas cerca de 20 calorias e ZERO gordura. Suas fibras e seus nutrientes alimentam e saciam.

Beterraba, uma amiga dos diabéticos

Mesmo sendo um alimento que beira o doce, o açúcar da beterraba, geralmente, não faz mal para quem sofre de diabetes. A beterraba é rica em fibras e é um alimento de baixa carga glicêmica, o que significa que seu açúcar cai devagarzinho na corrente sanguínea, inclusive ajudando a controlar o nível de açúcar no corpo.

Claro que é necessário uma consulta médica pois cada caso é um caso mas, desde que não se exagere, o consumo de beterraba – bem como o de batata, inhame, batata-doce e outros tubérculos – podem ser as fontes principais de carboidratos em uma dieta saudável que preze pela diversidade de alimentos.

Leia mais: BETERRABA: ALIMENTO INCRÍVEL PARA TODOS, INCLUSIVE DIABÉTICOS

Beterraba faz bem para…

Resumidamente pode-se dizer que beterraba faz bem para:

● o coração (por causa de seus antioxidantes)

● o fígado e vesicula biliar (combate as doenças hepáticas por causa do seu conteúdo em betaína e metionina que ajudam a proteger e a desintoxicar estes órgãos tão importantes)

● reduz as inflamações do corpo (especialmente do sistema digestivo).

● previne câncer

● faz bem até para diabéticos

● para quem sofre de anemia

● contra a prisão de ventre (dada a sua quantidade de fibras)

● melhora a digestão

● contra o derrame, a demência, o alzheimer e outras doenças que acometem o cérebro (por causa de seu nitritos que ajudam e melhoram o fluxo sanguíneo no cérebro e combatem a pressão alta)

● para o emagrecimento (pouca caloria e zero gordura)

● para a beleza da pele e dos cabelos (vitaminas A e C)

● protege a visão (vitaminas A e C)

Como usar a beterraba no dia a dia

foto

A beterraba pode ser consumida crua (ralada ou em fatias finas), temperada com suco de limão, azeite e sal ou, ainda, cozida, assada ou frita.

Cozidas ficam ótimas servidas com folhinhas de menta e um fio de azeite.

Esse tubérculo também é um excelente ingrediente para utilização na preparação de sopas e sopas de legumes. Na Europa Oriental e na Rússia, as beterrabas são o principal ingrediente na preparação de borscht, uma sopa feita de beterraba vermelha, original da Ucrânia e típica do mundo eslavo.

Leia mais: SOPA DE BETERRABA: SABOROSA E SAUDÁVEL

Outros usos da beterraba

Depois de cozida, a beterraba assume um vermelho muito escuro, quase roxo. Disso, obtém-se um corante natural utilizado pela indústria alimentícia para a produção de outros alimentos.

Os corantes naturais presentes na beterraba também podem ser empregados para a produção de produtos cosméticos, tais como batons naturais, e para o tingimento de tecidos, de acordo com métodos tradicionais.

Na pâtisserie, o suco de beterraba é usado para dar cor natural a cremes e bolos.

Contraindicações de consumo da beterraba

O consumo de beterraba pode ser contraindicado em pessoas que sofrem de pedras nos rins, devido ao seu teor de oxalatos e de gastrite, pois a beterraba estimula a produção de sucos gástricos.

No caso da diabetes, por causa do alto teor de açúcar nesse tubérculo cozido, pode haver contraindição de consumo mas, como dito acima, cada caso é um caso, e o seu consumo pode ser indicado também para quem sofre de diabetes.

Consulte um médico ou um nutricionista para obter indicações mais precisas sobre o teu caso em particular.

Como fazer suco de beterraba com laranja

O suco de beterraba é considerado muito saudável. É doce e contém, em particular, vitamina C e minerais como potássio, magnésio, manganês e fósforo.

O suco de beterraba é indicado por suas propriedades diuréticas, por seus benefícios anticâncer e para combater a anemia. Feito com laranja, este suco fica mais gostoso e ainda mais saudável.

Ingredientes

1 beterraba

Suco de 4 laranjas

gelo a vontade

Modo de fazer

Descasque e corte a beterraba em cubinhos e coloque-a no liquidificador com o suco das laranja. Bata muito bem, acrescente o gelo e bata novamente.

Beba imediatamente, preferivelmente sem coar e sem adoçar.

Especialmente indicado para você:

XAROPE DE MEL – FAÇA O SEU E MANDE O RESFRIADO EMBORA

REMÉDIOS CASEIROS COM EFICÁCIA CIENTÍFICA COMPROVADA




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...