Feijão mouro: rústico, saudável, conheça essa variedade 


Carioca, fradinho, vermelho, preto, branco. O feijão é um sucesso absoluto no cardápio do mundo todo e conta com uma rica variedade.

Rico em proteínas, ferro e diversos outros nutrientes, é parte essencial de muitos pratos típicos de diversos países. O que seria da feijoada se não fosse o feijão preto, por exemplo?

Porém, poucas pessoas fogem do básico feijão carioca ou feijão preto. No entanto, existem inúmeras opções, como, por exemplo, o feijão mouro? Já ouviu falar?

Não se culpe se não conhecer, há poucas informação e disseminação desse tipo de feijão, no Brasil, mas vale a pena procurar em lojas de grãos ou de produtos naturais, via internet ou até mesmo em algumas feiras por essa versão.

O feijão mouro é acinzentado com estrias pretas, tem uma casca resistente e dobra de tamanho quando cozido (e olha que os grãos já são grandes). A depender da variedade, pode produzir um caldo mais fino ou bem consistente, de cor marrom-clara.

A variedade que já apareceu até nos contos de Monteiro Lobato, vale a pena pois produz um prato muito saboroso e vai bem em saladas, cozidos e assados.

Resistente

O grão é altamente produtivo, pois mesmo em solos pobres e com falta de água, o cultivo é bem-sucedido, ao contrário de outros tipos de feijão que necessitam de condições ideais de solo e clima.

Isso faz o feijão mouro ser especial, pois é um produto nativo que talvez tenha se disseminado com polinizações cruzadas espontâneas.

É importante variarmos a dieta seja para a saúde, para o meio ambiente, que para os pequenos agricultores que ainda cultivam e preservam as pequenas variedades alimentares.

Acostumados sempre a comprar as mesmas coisas no mesmo supermercado, perdemos texturas, cores, sabores e nutrientes, e acabamos por não aproveitar a grande diversidade de alimentos que a natureza dispõe.

Portanto, se encontrar feijão mouro a granel na feira livre da tua cidade, pergunte mais por ele e experimente.

Talvez te interesse ler também:

Feijoada vegana: receitas com todos os acompanhamentos

Feijão marinho: Benefícios + Receitas Incríveis Irresistíveis!

+ Feijão e – Carne = Alimento Saudável, – Agrotóxico e – Aquecimento Global

12 Benefícios do FEIJÃO AZUKI e 5 Receitas Gostosas

Como plantar feijão – É possível sim plantar feijão em casa

Alimentos da estação: o melhor da safra de maio




Cintia Ferreira

Paulistana formada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro, tem o blog Mamãe me Cria e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...