Nossos melhores amigos podem ser o motivo da gente engordar: o estudo


Amigos, amigos, dietas à parte. Pode a amizade fazer as pessoas saírem da dieta?

Segundo uma pesquisa da Universidade de Harvard, o “contágio social” pode fazer as pessoas ganharem alguns quilos. Professores da faculdade de Medicina da universidade estadounidense Nicholas Christakis y James Fowler publicaram um estudo, na revista científica New England Journal of Medicine, no qual afirmam que nossos hábitos alimentares estão sob a influência de nossos amigos.

A pesquisa assegura que a sua melhor amiga que está com sobrepeso pode fazer com que você ganhe 57% de peso na balança. Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores investigaram as relações sociais de 12 mil adultos e monitoraram o peso de cada um deles.

Além desse resultado, o estudo comprovou que a distância emocional, e não geográfica, afeta a saúde. Por exemplo, um vizinho não altera seus hábitos, enquanto uma amiga que vive distante – até mesmo em outro estado ou país – tem grande influência sobre você.

A influência dos amigos é tão poderosa que o estudo a comparou com o poder de companheiro sobre os hábitos alimentares do outro. Se em uma relação um ganha peso, o outro tem 37% de chances de também ganhar uns quilos extras.

Ainda de acordo com o estudo, temos o hábito de copiar os hábitos de pessoas com o mesmo sexo do nosso por causa de uma conexão mais profunda entre elas.

A razão pela qual podemos engordar é que, ao estarmos rodeados de pessoas com sobrepeso, naturalizamos essa condição e nos preocupamos menos com a aparência. Segundo Christakis:

“uma pessoa forma uma ideia do que é um corpo aceitável de acordo com as imagens ao seu redor”.

Essa declaração pode soar bastante preconceituosa, uma espécie de gordofobia. A aparência física deve estar baseada em um corpo saudável, afinal, as pessoas são diferentes e a beleza em si não tem um padrão – a não ser quando ele é criado para algum fim.

Muitas pessoas acima do peso têm uma boa saúde, enquanto muitos “falsos magros” não a têm. O importante é manter hábitos de vida saudáveis, aceitar-se como é e reconhecer a partir de si e dos outros que existem várias formas de beleza.

Talvez te interesse ler também:

AMIGOS SÃO ANALGÉSICOS NATURAIS MAIS EFICAZES QUE A MORFINA

QUEM TEM AMIGO ASSIM NÃO PRECISA DE INIMIGO. RECONHEÇA OS AMIGOS/INIMIGOS

A MAIORIA QUER EMAGRECER, MAS TEM GENTE QUE PRECISA ENGORDAR: ANOREXIA E BULIMIA




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...