Você está comendo muito? Meça a comida com as mãos, seguindo esse novo guia!


Nutricionistas ingleses lançaram um guia bizarro para combater os excessos na alimentação. Veja como medir o que come usando as próprias mãos.

Quanta comida você come para se manter em linha e prevenir a obesidade?

De fato, além dos condimentos e da escolha de certos alimentos, os tamanhos das porções são importantes e a Fundação Britânica de Nutrição lançou um guia “prático” para evitar que as pessoas comam demais.

O guia intitulado Encontre seu equilíbrio, Find your balance, usa as mãos como medições simples e uma colher para estimar porções apropriadas que são mais fáceis de entender e colocar em prática.

Este guia feito pela British Nutrition Foundation foi concebido para complementar as indicações do governo sobre quais alimentos comer e explica o quanto de cada tipo de alimento se deve comer – carboidratos, proteínas, produtos lácteos, frutas e vegetais, óleos – fazem parte de uma dieta saudável dentro das 2 mil calorias para mulheres e 2.500 para homens.

Em geral, o guia sugere as seguintes porções por dia:

  • três a quatro partes de carboidratos ricos em amido, como massas;
  • duas a três porções de alimentos protéicos, como frango grelhado;
  • duas a três porções de produtos lácteos e seus derivados, como queijo;
  • pelo menos cinco porções de frutas e vegetais.

Macarrão ou arroz

“As dimensões das porções são um enigma para muitos. Enquanto uma maçã ou banana é uma porção por si só, é mais difícil avaliar a quantidade certa de massa ou arroz para cozinhar para manter um peso saudável”, explicam os especialistas. As receitas variam e muitas pessoas adicionam mais ao prato porque se sentem particularmente com fome.

Segundo a Fundação Britânica de Nutrição, a quantidade destes carboidratos varia de 65 gramas a 75 gramas do produto seco (não cozido), Complicado medir? Basta saber que esta quantidade é a mesma que caberia em duas mãos em forma de concha.

O guia diz que uma maneira fácil de medir espaguete por exemplo é unir a ponta do polegar com a ponta do dedo indicador, como se formasse uma moeda, para saber a quantidade justa de espaguete para cada um.

porcoes maos

Carne e peixe

A porção única recomendada de um peito de frango grelhado, filé de salmão grelhado ou bife é “metade do tamanho da mão”. Isso nos leva a considerar que pessoas maiores, com mãos maiores, precisarão de porções maiores.

Frutas secas

O guia sugere 20 gramas de nozes ou sementes secas, sem sal, ou seja, a quantidade que couber na palma da sua mão, que terá entre 113 e 137 calorias.

Fruta fresca

Nossa dieta deve consistir de um terço de frutas e vegetais, um terço de carboidratos ricos em amido e o restante dividido entre leite e proteína. Isto significa que, de acordo com a Fundação Britânica de Nutrição, podemos comer cinco ou mais porções de frutas e vegetais, três ou quatro de carboidratos como batatas, pão, arroz e massas e duas a três porções de alimentos ricos em proteínas e produtos laticínios.

Doces

Você não consegue ficar sem doces? Bem, as porções devem ser pequenas, cerca de 100-150 calorias e não muito frequentes.

Interessante? Resta sempre o fato de que uma dieta variada, útil para se obter todos os nutrientes necessários, juntamente com atividade física regular, contribuem para manter a boa forma e a saúde em dia. Para quem precisa emagrecer ou engordar de fato, o ideal é consultar um nutricionista ou nutrólogo para que ele possa indicar as porções indicadas para a necessidade de cada um, em particular.

Talvez te interesse ler também:

POR QUE A BATATA-DOCE É A QUERIDINHA DO PESSOAL FITNESS? BENEFÍCIOS + RECEITAS

VOCÊ SABIA QUE A VITÓRIA-RÉGIA É COMESTÍVEL? VEJA COMO USÁ-LA NA ALIMENTAÇÃO

GOJI BERRY EMAGRECE, COMBATE DIABETES, COLESTEROL E MUITO MAIS




Eliane A Oliveira

Formada em Administração de Empresas e apaixonada pela arte de escrever, criou o blog Metamorfose Ambulante e escreve para greenMe desde 2018.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...