Açafrão-da-terra pode realmente substituir vários medicamentos


Com o açafrão-da-terra (Curcuma longa), uma das mais pesquisadas ervas medicinais, sua saúde só será beneficiada. Conhecido também como cúrcuma, turmérico, raiz-de-sol, açafrão-da-índia, açafroa e gengibre amarelo o açafrão-da-terra é uma planta de fácil cultivo, da qual se aproveita a raiz, que é ligeiramente parecida à do gengibre, e que tem um forte corante amarelo, a cor do açafrão.

Como usar o açafrão-da-terra

Poder ser usado fresco ou seco e integra uma infinidade de pratos das culinárias oriental e portuguesa, aliás, não por acaso. Afinal, os portugueses, em tempos de caravelas e caravanas de camelos, zanzaram por esse mundão à fora buscando especiarias e outros bens de comércio.

O seu principal componente, a curcumina, já consta em mais de 5.600 estudos e, se demonstra sua aplicação curativa em, pelo menos, 600 casos clínicos em prevenções e tratamentos de doenças, com pelo menos 175 efeitos fisiológicos benéficos distintos comprovados. As referências das pesquisas podem ser encontradas aqui.

Pelas suas ações específicas já demonstradas em diversos trabalhos científicos, o uso de preparados de curcumina podem substituir, com benefícios, o uso de muitos medicamentos habituais nas terapêuticas da medicina alopatia ocidental.

Benefícios comprovados que podem substituir vários medicamentos

foto

Entre os muitos benefícios comprovados e que poderiam substituir medicamentos, destacamos:

  • Controle do colesterol, como as Estatinas
  • Corticosteroides
  • Antidepressivos como Prozac, Fluoxetina, Imipramine
  • Anti-inflamatórios como aspirina, ibuprofeno, naproxen, diclofenaco, dexamethasona, entre vários outros
  • Anticoagulantes como o ácido acetil salicílico
  • Quimioterápicos como o Oxaliplatin
  • Controle da diabetes como o Metaformin

Como incluir o acafrão-da-terra em suas receitas

foto

No Tocantins aprendi a colocar o açafrão-da-terra no feijão para dar uma cor. O açafrão em pó pode ser colocado em praticamente qualquer prato. Seu sabor é interessante, para mim lembra um pouco um perfume e não é picante.

Fica bem em:

Arroz

Em risotos ou mesmo uma pontinha de colher de chá na água do cozimento do arroz, dará uma cor ao prato sem alterar tanto o sabor do arroz.

Sopas

Coloque o açafrão fresco cortado em rodelinhas e de sabor e saúde às suas sopas. Também pode ser batido no mixer para fazer caldos e cremes. O açafrão fica bom e pode ser combinado com gengibre e também com pimenta.

Saladas

Não tenha medo de experimentar novos sabores, exóticos e saudáveis em seus pratos cotidianos. O açafrão-da-terra fresco, cortado cru em pedacinhos pequenos fica muito bom em saladas, qualquer tipo de salada, de folhas verdes com tomates… Use a imaginação!

Talvez te interesse ler também:

5 especiarias anticâncer

Cúrcuma: uma possível terapia para o câncer causado pelo hpv




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...