10 Flores comestíveis e dicas úteis antes de comer

  • atualizado: 
Flores comestíveis

Você já pensou em comer flores? Talvez não tenha ainda percebido mas, nós comemos flores sim - alcachofra, couve-flor e brócolis são flores que comemos normalmente e nem nos lembramos que são flores mas, também podemos comer outras muitas flores, algumas bem bonitas.

Algumas flores que são comestíveis a gente até tem nos jardins e nos vasos como os cravos, os lilases, as rosas e as dálias. Também há aquelas flores de horta como as flores de abóbora, abobrinha, chuchu e muitas outras, de cujas plantas a gente aproveita sempre os frutos.

Outras são aquelas que, por não serem plantas alimentícias convencionais (PANC), a gente chama de mato que se come. Nesse rol temos uma enormidade de flores que, atualmente a gente não usa na cozinha por termos esquecido de que os antigos as usavam - nesta lista entram a rosas silvestres, algumas acácias, as flores de ipê, o dente-de-leão, o mal-me-quer e muitas outras.

Cuidados necessários

Antes de dar uma lista de flores comestíveis, é preciso lembrar que:

1. Você só deve usar para comer as flores que conhece muito bem, que tem a certeza, absoluta, de que são inócuas. Porque a natureza tem flores parecidas e algumas podem ter algum tipo de toxicidade - veja na foto abaixo uma variedade de flores amarelas que podem ser confundidas com dente-de-leão ou o mal-me-quer, por exemplo:

dente de leao

2. Não coma flores que vieram de floricultura, ou que foram cultivadas para vender como flores, ou que estão à beira de estradas ou mesmo de parques urbanos ou canteiros públicos - todas essas poderão estar contaminadas com agrotóxicos e metais pesados. Claro que a poluição do ar também poderá contaminar as flores do campo, ou da sua casa mas, com certeza, o índice de contaminação será menor.

3. As flores, todas, são potencialmente alergênicas então, se fosse é suscetível a alergias (pólen, pigmentos, bichinhos) tenha bastante cuidado.

4. Só coma flores bem lavadas com água pura, para que tenham o mínimo de resíduos alheios. Lembre-se que as flores podem ter bichinhos em seu interior. Também, há diferenças entre pétalas e miolo, tanto de gosto como de composição. Enfim, só coma se tiver certeza.

Algumas flores comestíveis

1. Flores de ipê

Do ipê podem ser comidas as flores brancas da Tabebuia roseoalba e as amarelas da Handroanthus chrysotichus. Também sei que se comem as flores da Tabebuia impetigosa, o ipê-roxo. Outros tipos de ipê eu não posso afirmar que se comam as flores porém, essas acima, brancas e amarelas, são consumidas cruas ou cozidas, em saladas, refogados, empanadas ou na farofa.

tabebuia rosealba

tabebuia chrysotricha

tabebuia impetigosa

2. Acácia branca

Robinia pseudoacacia, também é comestível e muito usada empanada e já salvou muita família sem recursos, em dias de fome

robinia

3. Capuchinha

(Tropaeolum majus) é muito usada em saladas

4. Dente-de-leão

(Taraxacum officinalis) é usado tanto em saladas quanto em refogados, empanadas ou em geléias

taraxacum

5. Lírio-do-brejo

(Hedychium coronarium) é muito usado em saladas, mousses, geléias

hedychium coronarium

6. Violetas verdadeiras

(Viola sp) - geleias, refogados, saladas, pães, xarope, licor, sorvetes e cristalizadas quando frescas. Não confundir com a violeta-africana, por favor, que é outra planta.

viola odorata

7. Alfazema

Das flores da alfazema (lavanda) se fazem geleias e doces também podendo se comidas em refogados e cozidas.

8. Hibisco

Ou azedinha (Hibiscus sabdariffa) - há muitos tipos de hibiscos comestíveis mas, aqui vou falar só do sabdariffa, com o qual se fazem bebidas, chás, licor e geleias

hibisco

9. Gardênia

(Gardenia jasminoides) e outros jasmins verdadeiros podem ser usadas em geleias, doces, refogados ou cristalizadas

gardenia

10. Rosas

(Rosaceae) - todas as rosas são comestíveis mas, aqui falo da Rosa búlgara, famosa por seu óleo essencial, base de perfumes e pela geleia que se faz de suas pétalas.

rosa bulgaria

Mas, não se esqueça também das flores dos trevos, das azedinhas, das flores de manjericão, da rúcula, da cebolinha e tantas outras de que podemos nos beneficiar nas nossas hortas domésticas.

Especialmente indicado para você:

setaPLANTAS NATIVAS BRASILEIRAS COMESTÍVEIS E POUCO CONHECIDAS

setaDENTE-DE-LEÃO - A COROA DO SOL - USOS CULINÁRIOS E MEDICINAIS

setaROSA BRANCA: BENEFÍCIOS, COMO FAZER O CHÁ E PORQUÊ USAR