Refresco de flores: receitas de sucos e água aromatizada com flores


Quando se trata de plantas, normalmente as pessoas as associam ao consumo das folhas, frutos e raízes. Mas em algumas espécies, as flores também podem ser degustadas.

São muitas as flores que servem para alimentação, como por exemplo a capuchinha, calêndula, amor-perfeito, flor do jambu, flores de ipê, acácia-branca, dente-de-leão, lírio-do-brejo, violetas, alfazema, hibisco, gardênia, rosas, primaveras ou bougainville, flor de abóbora, girassol, onze-horas e muitas outras.

Para melhor orientação sobre os tipos de flores comestíveis, até porque existem centenas de flores e nem todas elas servem para o consumo, havendo até aquelas que são inapropriadas ou venenosas, a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais, EPAMIG, disponibilizou na internet, uma cartilha ilustrativa com fotos para identificação de várias espécies de flores comestíveis, vale a pena conferir neste link.

Talvez o que dificulte a introdução das flores na alimentação diária das pessoas, seja a durabilidade e as exigências para as diferentes condições de armazenamento.

Cultive você mesmo flores comestíveis

As flores são produtos muito sensíveis e altamente perecíveis, exigem o manuseio cauteloso na colheita até ao armazenamento refrigerado, para evitar contaminação microbiana e danos nas pétalas que inviabilizem a comercialização.

Segundo a pesquisadora da Embrapa Neide Botrel, que realizou experimentos com as flores da capuchinha de três colorações diferentes – amarela, laranja e vermelha, ela constatou que as flores amarelas e laranjas apresentaram maior vida útil, mantendo-se em excelentes condições por sete dias em condições de refrigeração a 5ºC”, já as flores vermelhas mostraram-se mais sensíveis e murcharam antes, independentemente da temperatura de armazenamento.

Fica claro portanto, que todo o cuidado especial que as flores exigem desde sua colheita até seu armazenamento, é para que se mantenham frescas e saborosas.

Fique atento, porque plantas ornamentais, flores vendidas para decoração e mudas comercializadas para paisagismo, como aquelas encontradas em floriculturas ou supermercados, não servem para alimentação, porque podem ter sido produzidas com manipulação de agrotóxicos ou fertilizantes solúveis.

Para o consumo, cultive você mesmo suas plantas e flores ou adquira em estabelecimentos confiáveis cuja a identificação das mudas seja própria para o consumo.

Na maioria dos casos, o consumo das flores normalmente é feito em saladas, salteadas, molhos ou em decoração de pratos, onde a aparência é importantíssima, mas também podem ser usadas em sucos, refrescos, águas aromatizadas e chás.

E é nos refrescos que elas ganham o protagonismo necessário, porque é possível perceber o real sabor, cor e potência das flores.

Confira algumas receitas de sucos e aguas aromatizadas feitas com flores

Água aromatizada de flor de primavera ou bouganville

A flor de primavera possui um sabor muito suave, mas uma cor muito intensa, capaz de tingir a água como tinta. Elas podem inclusive servir como fonte de pigmento em outros preparos de alimentos e bebidas sem alterar o sabor, justamente porque é muito suave.

Para fazer essa infusão colorida ou um chá gelado de bouganville, remova talos, partes verdes e o miolo, utilize somente as pétalas coloridas.

Ingredientes

  • 100 gramas de pétalas de flores
  • 1 litro de água

Modo de preparo

Para extrair a cor, ferva as pétalas por 2 minutos e abafe por uns 10 minutos.

Coe após e guarde a infusão na geladeira.

Sirva gelado.

Para dar sabor, pode adicionar frutas, especiarias e ervas aromáticas.

Suco de flor de jambo vermelho

Veja essa receita que fácil

Ingredientes

  • 2 punhados de flor de jambo
  • 1 litro de água

Modo de fazer

Bata tudo no liquidificador, coe e prove, se preferir, adoce a gosto.

Suco de flor de sabugueiro

Anote os ingredientes e acompanhe o vídeo logo mais abaixo.

Ingredientes

  • Flores de sabugueiro (500 gramas)
  • Água (2 litros)
  • Suco de 2 limões
  • 1 kg açúcar
  • 2 saquinhos de ácido cítrico em pó

Modo de fazer

Separe as flores dos galhos e talos. Coloque-as numa panela, cubra com água e acrescente o suco de 1 limão. Tampe a panela e deixe descansar por 24 horas para as flores liberarem todo o aroma e sabor.

Após, com o uso de uma peneira e um pano de prato limpo, coe muito bem para retirar todas as flores da mistura e sobrar somente o líquido.

Depois de coado, acrescente 1 kg de açúcar, 2 saquinhos de ácido cítrico e o suco de 1 limão, e deixe ferver, até engrossar um pouco.

Após é só guardar em geladeira e na hora de consumir, utilizar uma parte do suco concentrado com 3 partes de água e se deliciar.

Suco de flor de capuchinha

Ingredientes

  • 4 Flores capuchinha
  • 300ml Suco de laranja
  • 10g Couve
  • 25g Inhame

Modo de fazer

Bata no liquidificador o suco de laranja, a couve e o inhame. Peneire e retorne ao liquidificador e bata com as flores de capuchinhas.

Sirva bem gelado.

Suco de flor de jambu

Ingredientes

  • 1 abacaxi
  • 10 flores de jambu
  • 500 ml de água

Modo de preparo

Junte todos os ingredientes e bata no liquidificador.

Sirva gelado.

Água de rosas (essência)

A água de rosas é um excelente aromatizante e pode ser usado em vários drinks e também em várias receitas, inclusive bolos, tortas e doces.

Ingredientes

  • 6 rosas orgânicas
  • 100 ml de água

Mode de preparo

Numa panela coloque as pétalas de rosa, no centro, adicione um pote de cerâmica e dentro desse pote adicione algum peso (pode ser bolinhas de cerâmica ou feijão, ou pedrinhas e em cima desse peso coloque outro potinho, isso porque o potinho vai servir para coletar a água que vai ser condensada).

Após coloque a água na panela e ligue o fogo. Quando as pétalas perderem sua cor, coloque uma tampa virada de cabeça para baixo e adicione gelo, até ele derreter e novamente repita o processo.

Após isso, você irá verificar que o potinho do meio da panela está com a água condensada, justamente a água de rosas.

Coloque num vidro esterilizado e tenha um estoque que pode perfumar o mundo e suas receitas por um ano!

Talvez te interesse ler também:

10 receitas de água aromatizada

Ciboulette (Cebolinha Francesa): benefícios, usos e receitas

Zinco como prevenção à Covid-19. Quais alimentos contêm




Juliane Isler

Juliane Isler, advogada, especialista em Gestão Ambiental, palestrante e atuante na Defesa dos Direitos da Mulher.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...