Cambuquira é como os mineiros chamam os brotos e flores da abóbora, abobrinha ou do chuchu, que pode ser usada como complemento de diversos pratos culinários, em tortas, sopas ou omeletes, refogadinho ou cozido, e até como recheio de pastéis. Uma PANC – planta alimentícia não convencional brasileira.
Sim, até se pode dizer que a cambuquira, sem ser uma planta diferente mas sim, só uma parte de planta, é uma PANC – claro que, no interior de Minas Gerais até se pode comprar cambuquira nas feiras mas, esta ainda não entrou no circuito comercial e isso, por motivo de sua pouca durabilidade.
Mas, cambuquira não tem só em Minas, claro: este é um prato caboclo que todo sertão conhece pois, como é comida de pobre, gente que sabe usar das plantas o tudo que elas dão, não pode faltar na roça de todos os lugares.
A cambuquira é o broto dos ramos e as inflorescências de plantas como a abóbora e o chuchu (mas, pode ser de outras, também, como os brócoles e couves, que em Portugal são conhecidos por grelos).
O melhor uso é quando você colhe sua cambuquira fresquinha e já joga na panela para um cozimento rápido – assim ela fica crocante, rica em vitaminas e sais minerais, sem perder seu sabor suave.
Como se faz cambuquira
Como colher, escolher e fazer a cambuquira de abóbora você pode ver neste vídeo que ponho a seguir:
e neste aqui, como fazer cambuquira de chuchu no fogão à lenha – a cambuquira do chuchu é mais firme, rija, do que a de abóbora e, quando é cortada, leva junto os frutinhos pequenos (chuchuzinho em formação)
Refogado de cambuquira é a base
O caboclo usa a cambuquira cortada e refogada no alho dourado. Depois do refogadinho, deve-se juntar um pouco de água, sal a gosto e deixar cozinhar um pouquinho – cambuquira é verdura leve, de rápido cozinhar.
Receitas de cambuquira cada família tem a sua:
Eu gosto dessa receita de cambuquira com creme de abóbora que, nada mais é do que o refogado de cambuquira engrossado com abóbora-menina cozidinha até desfazer, para engrossar o caldo.
Ou então, a cambuquira refogada com ovos escalfados – uma delícia para comer em noites mais frias do nosso inverno brasileiro.
Outra receita gostosa é esta cambuquira com ovos mexidos e arroz vermelho que você faz rapidinho e todo mundo vai gostar.
Mas, para as noites de inverno, faça uma sopa de cambuquira com milho verde, a delícia cheirosa que todo fogão à lenha deixa muito melhor:
É fácil de se fazer:
- refogue a cambuquira picadinha em azeite de oliva
- o milho verde (de preferência, debulhado da espiga na hora de fazer), deve ser batido no liquidificador com um pouco de leite, o suficiente para fazer uma massa semi-líquida.
- ponha o milho verde batido para refogar com a cambuquira.
- doure um bom punhado de cebola picadinha, junte ao refogado de cambuquira e milho verde.
Ou você também poderá usar o fubá mimoso de milho e aí, engrossar o caldo do refogado da cambuquira, mexendo sempre até borbulhar por 3 minutos.
Especialmente indicado para você:
CHUCHU TEM MUITA GRAÇA: CONHEÇA 15 BENEFÍCIOS E EXPERIMENTE NOVAS RECEITAS
ERVAS, ESPECIARIAS E TEMPEROS: O QUE COMBINA COM O QUÊ