A abóbora na medicina popular


As abóboras que nós conhecemos no Brasil são de origem americana – as etnias indígenas residentes nas Américas, antes da colonização, já tinham abóboras domesticadas e, nas nossas matas, ainda há algumas variedades silvestres – e africanas, que vieram com os escravos da Guiné.

Assim, as abóboras, moranga ou jerimum, vieram de terras africanas e lá são conhecidas como “bambaró ou morangos“. As outras que temos nasceram aqui na nossa terra mesmo. No “trança-trança” das caravelas, foram para a Europa as nossas abóboras crioulas e lá caíram no gosto também. Os indígenas brasileiros já as plantavam e comiam, assim como os indígenas centro-americanos – maias, astecas e incas, dentre outros – e até os de mais acima, no continente norte-americano.

Atualmente, no Brasil são poucas as variedades de abóboras com valor comercial que se encontram pelas feiras: morangas ou jerimum, gila ou chila, menina ou abóbora de doce, de pescoço ou cheirosa, japonesa ou cabotiã. Estes são os tipos de abóboras mais comuns, aos quais juntamos também as variedades de abobrinhas.

Da abóbora tudo se usa, das folhas às sementes, para cozinhar ou curar.

Na medicina popular

foto

Cada tipo de abóbora tem sua qualidade medicinal específica, que varia conforme a quantidade de vitaminas, sais minerais e fibras que contêm mas, no geral, as abóboras são ricas em vitaminas A, B, C e E, em fósforo, selênio, potássio e cálcio, e em fibras de ótima qualidade. Quanto mais alaranjada a polpa da abóbora, maior seu conteúdo em caroteno, fundamental para a saúde dos olhos.

Qualidades medicinais das abóboras

Segundo uma pesquisa do nutrólogo Edson Credidio, a abóbora tem propriedades adstringentes, diuréticas e alcalinizantes.

Usos

* A decocção da polpa é indicada nos casos de diarreia e gases;

* O sumo da polpa é bom para prisão de ventre;

* O cataplasma das folhas é indicado em casos de queimaduras, inflamações e dores de ouvido;

* As sementes, torradas ou cruas, são excelentes como vermífugo;

* E, no geral, a abóbora é um excelente tônico para o cérebro, fígado, rins e intestinos;

* Os índios Cherookee usam o chá das sementes de abóbora para curar cólicas, diminuir pedras nos rins e acalmar febres;

* E na Índia, se usa a polpa da abóbora, diretamente na testa para aliviar dores de cabeça;

* Nas Filipinas, o caldo do pé de abóbora é recomendado na cura de dores de ouvido;

* O suco das flores é considerado digestivo;

* As sementes trituradas fornecem um suco refrigerante, próprio para os períodos de febre e nas inflamações das vias urinárias como cistite e hipertrofia prostática.

foto

Limpeza do sangue e correção de colesterol e triglicéridos

Corre pela internet uma receita de cura com abóbora, você já deve ter visto pois saiu publicada até em um livro de Mara Teresa e Salvatore de Salvo, o “Novos Segredos da Boa Saúde“. Não li o livro, é verdade, mas acredito que abóbora é sempre boa demais, uma planta medicinal reconhecida de longa data entre as sociedades humanas ocidentais.

A receita é assim:

Todos os dias pegue um pedaço (100 gr) de abóbora menina, aquela abóbora grandona, boa para doce, e bata com água para fazer uma vitamina e tomar em jejum. Durante um mês você tomará essa vitamina de abóbora que, feita assim desse jeito, não tem gosto de nada mas é saudável.

Segundo os autores, que apresentam a receita junto com uma historinha sem referências, essa vitamina tem o poder de “corrigir seu sangue” quanto aos parâmetros de colesterol e triglicéridos. Bom, se você for experimentar, faça antes um teste de colesterol total e compare com outro, ao final do mês.

Porém há uma advertência – a abóbora não poderá ser guardada na geladeira, portanto, compre abóbora fresca todas as semanas.

Portanto, agora que entramos na época das abóboras maduras, no Brasil, aproveite para experimentar algumas dessas indicações e melhorar sua condição de saúde. Quem sabe também aproveitando para experimentar algumas das nossas receitas.

Talvez te interesse ler também:

SEMENTES DE ABÓBORA: RECEITAS DE PETISCOS DOCES E SALGADOS

10 IDEIAS DE RECEITAS COM ABÓBORA




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...