Açafrão-da-terra pode substituir vários medicamentos

Açafrão-da-terra

Com o açafrão-da-terra (Curcuma longa), uma das mais pesquisadas ervas medicinais, sua saúde só será beneficiada. Conhecido também como cúrcuma, turmérico, raiz-de-sol, açafrão-da-índia, açafroa e gengibre amarelo o açafrão-da-terra é uma planta de fácil cultivo, da qual se aproveita a raiz, que é ligeiramente parecida à do gengibre, e que tem um forte corante amarelo, a cor do açafrão.

Como usar o açafrão-da-terra

Poder ser usado fresco ou seco e integra uma infinidade de pratos das culinárias oriental e portuguesa, aliás, não por acaso. Afinal, os portugueses, em tempos de caravelas e caravanas de camelos, zanzaram por esse mundão à fora buscando especiarias e outros bens de comércio.

O seu principal componente, a curcumina, já consta em mais de 5.600 estudos e, se demonstra sua aplicação curativa em, pelo menos, 600 casos clínicos em prevenções e tratamentos de doenças, com pelo menos 175 efeitos fisiológicos benéficos distintos comprovados. As referências das pesquisas podem ser encontradas aqui.

Pelas suas ações específicas já demonstradas em diversos trabalhos científicos, o uso de preparados de curcumina podem substituir, com benefícios, o uso de muitos medicamentos habituais nas terapêuticas da medicina alopatia ocidental.

Benefícios comprovados que podem substituir vários medicamentos

Entre os muitos benefícios comprovados e que poderiam substituir medicamentos, destacamos:

círculo verde Controle do colesterol, como as Estatinas

círculo verde Corticosteroides

círculo verde Antidepressivos como Prozac, Fluoxetina, Imipramine

círculo verde Anti-inflamatórios como aspirina, ibuprofeno, naproxen, diclofenaco, dexamethasona, entre vários outros

círculo verde Anticoagulantes como o ácido acetil salicílico

círculo verde Quimioterápicos como o Oxaliplatin

círculo verde Controle da diabetes como o Metaformin

Como incluir o acafrão-da-terra em suas receitas

No Tocantins aprendi a colocar o açafrão-da-terra no feijão para dar uma cor. O açafrão em pó pode ser colocado em praticamente qualquer prato. Seu sabor é interessante, para mim lembra um pouco um perfume e não é picante.

Fica bem em:

Arroz

Em risotos ou mesmo uma pontinha de colher de chá na água do cozimento do arroz, dará uma cor ao prato sem alterar tanto o sabor do arroz.

Sopas

Coloque o açafrão fresco cortado em rodelinhas e de sabor e saúde às suas sopas. Também pode ser batido no mixer para fazer caldos e cremes. O açafrão fica bom e pode ser combinado com gengibre e também com pimenta.

Saladas

Não tenha medo de experimentar novos sabores, exóticos e saudáveis em seus pratos cotidianos. O açafrão-da-terra fresco, cortado cru em pedacinhos pequenos fica muito bom em saladas, qualquer tipo de salada, de folhas verdes com tomates...Use a imaginação! 

Leia também:

seta

5 ESPECIARIAS ANTICÂNCER

seta

CÚRCUMA: UMA POSSÍVEL TERAPIA PARA O CÂNCER CAUSADO PELO HPV