Beldroega, uma plantinha de nada que vale de tudo


A beldroega, Portulaca oleracea, é uma daquelas plantas que a maioria chama de “mato”. Dá em qualquer canto, em sol ou sombra, em solo ruim, pedra, areia, tanto faz, em qualquer canto de muro, fundo de quintal, esquina de baldio essa planta dá. Aqui em Itanhaém a gente encontra beldroega de monte pelas calçadas. Mas, saiba, a beldroega é uma planta medicinal de primeira linha.

Conheça alguns de seus usos medicinais já consagrados no Brasil.

Características da beldroega

Para que você consiga identificar essa planta, valiosa até mais não, veja: ela é uma suculenta, rasteira, com pequenas folhas carnudas, ovais de um verde brilhante.

Os caules, roxo-amarronzados se ramificam e a planta cresce, rastejando pelo chão.

Tem pequenas flores amarelas.

Enfim, uma planta selvagem, erva daninha até, encontrada em países de clima temperado – quente. Veio da Ásia onde já era usada por suas propriedades curativas e alimentares há milênios.

Em Portugal, por exemplo, é planta que dá também em qualquer lado e integra uma grande variedade da culinária local camponesa – a sopa de beldroegas é riquíssima – receitas que vieram para o nosso Brasil.

Caaponga é o seu nome em tupi e também é conhecida como “salada de negro“, obviamente pelo uso que dela faziam os negros escravos, profundos conhecedores de suas propriedades alimentícias e curativas.

Uma sua variedade, a de folhas maiores, é a ornamental onze-horas.

Beldroega medicinal – benefícios

foto

A beldroega é uma rica fonte de ômega-3, tem reconhecido uso no tratamento de problemas cardiovasculares já que atua na manutenção do equilíbrio do colesterol total.

Em 100 g de beldroega encontramos até 350 mg de ácido linoleico (omega-3).

Esta planta também é rica em vitaminas A, B e C e sais minerais, apresentando propriedades diuréticas, purificantes, analgésicas, anti-glicêmicas e anti-hemorrágicas.

Na medicina popular, a beldroega também é usada para tratamento de casos de vômitos, diarreia e no combate às hemorroidas.

O seu emplastro de folhas frescas é muito útil para aliviar as picadas de insetos e também contra a acne, por sua ação anti-inflamatória e purificante tópica.

Na cozinha

foto

Na cozinha pode-se usar todas as partes aéreas da beldroega, cozidas ou cruas.

As folhas, ricas em mucilagem, tém sabor levemente ácido e salgado e podem ser usadas em saladas variadas, combinada com tomate cereja e pepino.

Em receitas mais elaboradas, a beldroega compõe bem na preparação de sopas, molhos para massas e na substituição de espinafre, quando refogada.

Receitas com beldroega: hambúrguer e sopa

Veja no vídeo do Canal VP – Nutrição Funcional duas receitas vegetarianas para colocar a beldroega na tua alimentação, com o bônus de mais outras dicas incríveis de uso e de nutrição:

E com essas informações… beldroega para todos!

Talvez te interesse ler também:

ARARUTA: CONHEÇA A PLANTA QUE PODE TRAZER VÁRIOS BENEFÍCIOS PARA SAÚDE, CORPO E AINDA SER UMA OPÇÃO NA COZINHA

CARQUEJA: TODOS OS BENEFÍCIOS E COMO FAZER O CHÁ

8 PLANTAS MEDICINAIS FÁCEIS DE SE CULTIVAR EM CASA

BANHOS DE ERVAS: TERAPÊUTICOS E PRÁTICOS PARA O DIA A DIA

BENZEDEIRAS, REZADEIRAS, CURANDEIRAS: A CURA PELA NATUREZA E PELA FÉ




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...