Semente de chia é tudo de bom, mas com sérias restrições

semente-de-chia

A chia (Salvia hispânica) é sensação entre aqueles que desejam perder peso. As suas sementes têm propriedades nutricionais e, por isso, proporcionam muitos benefícios para o organismo, como desintoxicação, redução de ansiedade, colesterol e triglicérides, previne o envelhecimento precoce, fortalece os músculos e previne, ainda, a diabetes e doenças cardiovasculares. Além disso, são altamente nutritivas, pois contêm proteínas, ômega 3, magnésio, manganês, fibras, antioxidantes e cálcio.

Embora a chia tenha todos esses benefícios, é preciso tomar alguns cuidados em relação ao seu consumo. Devido ao seu poder de absorção de água, ela pode expandir em até 7 vezes o peso de uma pessoa. O perigo está em, após ingerir a semente seca, tomar água. Ocorre que o grão pode se expandir e se colapsar no esôfago, impedindo a ingestão de qualquer líquido ou alimento e, até mesmo, da própria saliva.

De acordo com Nina Manolsol, coaching em saúde, em Boston, nos Estados Unidos, a ingestão de sementes secas absorve a água que há no nosso organismo, possibilitando uma oclusão. A médica Rebeca Rawl, que escreveu o livro “O impacto da semente de chia no esôfago”, adverte que ninguém deve ingerir a semente seca.

Quem deve evitar o consumo de chia

Hipertensos: os hipertensos medicados não devem consumir a semente porque ela possui propriedades que baixam a pressão arterial, levando a hipotensão.

Hipotensos: pelos mesmos motivos dos hipertensos, os hipotensos não devem consumir a chia, pois podem, ainda, sentir cansaço, sonolência e dor de cabeça.

Diabéticos: os diabéticos que tomam remédio para reduzir o nível de açúcar no sangue, porque a chia tem o mesmo efeito da medicação.

Leia também:

setaAS 6 SEMENTES DA SAÚDE

setaSEMENTES DE LINHAÇA: BENEFÍCIOS E CONTRAINDICAÇÕES

setaSEMENTES DE GIRASSOL: PROPRIEDADES E COMO USAR

setaSEMENTES DE ABÓBORA: PROPRIEDADES E USOS

seta15 ÓLEOS VEGETAIS PRECIOSOS PARA SAÚDE E BELEZA

Fonte foto: siempremujer