Inhame: um alimento medicinal, cheio de propriedades e usos


Que o seu alimento seja o seu remédio! Esse é um sábio princípio da medicina naturalística que entende o indivíduo, ser humano, como parte da natureza. Enquanto os seres humanos mantêm íntima ligação com a natureza, portanto, com a terra e as águas, produzindo seu alimento de forma sadia, seu corpo também se manterá em equilíbrio nessa troca simbiótica de energia.

Mas, na vida moderna o ser humano está muito distante dos meios naturais, tanto na sua vida cotidiana, que agora se dá em cidades de concreto superpopulosas, quando no que respeita às águas que toma, já não tão puras, como as que antes vinham das nascentes, agora repletas de químicos de tratamento para torná-la potável, como também quanto ao próprio alimento que ingere, carregado de químicos usados na agricultura intensiva, conservantes, hormônios e outros aditivos antinaturais, porém de interesse da indústria alimentar.

Assim, todo esforço é bem vindo para reaprendermos como ter uma vida mais saudável e equilibrada, que proporcione saúde, bem-estar e alegrias simples.

E aí está o inhame taro (Colocasia esculenta), essa batata peluda e feinha, um tubérculo muito conhecido de povos indígenas da África, de onde é originário, mas também muito usado por povos indígenas de todos os continentes.

PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS DO INHAME

E este é um alimento medicinal dos mais fantásticos, diz Sonia Hirsch em seu livro “Boca Feliz & Inhame Inhame“, acrescentando que este tubérculo faz com que todas as impurezas do sangue saiam através da pele, dos rins, dos intestinos.

Não se deve esquecer de que, no começo do século XX já se usava o Elixir de Inhame na cura da sífilis. No mesmo livro, de receitas maravilhosas, afirma a autora que o inhame fortalece o sistema imunológico e que, a medicina oriental recomenda o uso do inhame para fortificar os gânglios linfáticos (repare que a forma do inhame é muito parecida com a dos gânglios, pode não ser por coincidência).

Quanto aos efeitos do inhame nas prevenções e tratamentos de malária, dengue e febre amarela, têm se a evidência de que a alimentação com inhame permite que o corpo humano reaja neutralizando os agentes causadores dessas doenças, quando somos picados pelos mosquitos transmissores. Depois que as roças de inhame foram substituídas por outros plantios, diz Sonia, aldeias inteiras sucumbiram de malária.

Esse tubérculo que não deve ser comido cru. Pode ser consumido em variedade de receitas cozido, frito, assado, em sopas ou purês, ou em pirão feito com a sua farinha, acompanhando tudo, de verduras a peixes, ou sozinho, com manteiga ou mel. O inhame taro tem consistência muito macia, melada até, e é bastante adequado para juntar a mousses e mingaus mas, não tanto para fazer pão ou bolo. É de suave consistência e digestão leve, adequado à crianças pequenas e idosos, por essas suas qualidades. E tem valor nutritivo muito maior do que as batatas.

É com o inhame cará que se fazem bolos e pães deliciosos pois, sua consistência, mais massuda, se acomoda bem a esse uso. Mas não só (isso eu contarei uma outra vez).

Então, sempre que possível, substitua, com vantagens, a batata pelo inhame. E quem diz inhame, diz também cará, inhame do norte, que são ótimos alimentos apesar de não terem o mesmo poder curativo do inhame pequeno cabeludo.

immagine

DIVERSOS USOS PARA O INHAME

E não só para comer serve o inhame, pois também se faz com ele um emplastro muito bom para “puxar tudo” desde cacos de vidro até verrugas, unhas encravadas, espinhas, farpas e quistos sebáceos e furúnculos.

O emplastro pode ser feito com o inhame taro cru, ralado, ou cozido, amassado. Não use-o cru se sentir que queima a sua pele – essa reação indica que você é ultrassensível aos cristais de oxalato de cálcio que o inhame taro contém em quantidade.

Tem poder desinflamatório e pode ser usado em hemorróidas, apendicites, artrites, reumatismos, sinusites, pleurisias, nevralgias, neurites e eczemas. Com esse emplastro também se eliminam sangue pisado de contusões, abcessos e tumores.

Em fraturas ou queimaduras, pode ser usado de imediato, para evitar o inchaço e da dor.

Também serve para baixar a febre. No caso de tumor que será operado, vale a pena usar o emplastro de inhame durante uma semana antes da cirurgia, pois ajuda a concentrar toda a massa tumoral facilitando sua total retirada.

Veja aqui as receitas que Sonia faz com inhame.

Talvez te interesse ler também:

10 ALIMENTOS QUE TALVEZ VOCÊ ESTEJA COMENDO DE FORMA ERRADA

COMO PURIFICAR A ÁGUA COM FRUTAS E SUAS… CASCAS!

COMO FAZER PAPINHAS DELICIOSAS PARA O BEBÊ




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 5 comentários

  1. Maria Salomé Silva
    Publicado em 17/02/2021 às 7:20 pm [+]

    Boa tarde! Orienta como o nhame é bom , mas não orienta como fazê-lo, como cozinhá-lo. Posso ralar o nhame deixar na água e depois beber a água do nhame? Faço isso é bom? Como é isso? Cozinhar com a casca cabeluda e comer?! O cabelo me queima e formiga! Posso comê-lo? Grata por sua preciosa ajuda! Um abraço!


  2. Daia Florios
    Publicado em 18/02/2021 às 9:17 am [+]

    Oi Maria Salomé. Agradecemos por seu comentário, vamos acrescentar essas informações sobre como cozinhar. É simples: retire a casca e lave bem, leve ao fogo com água que cubra o inhame e cozinhe até ficar macio. Pronto. Não se come inhame cru, é muito perigoso!!! Deixamos esse link embaixo e um vídeo no youtube sobre como cozinhá-lo.
    Um abraço
    https://www.greenme.com.br/viver/saude-e-bem-estar/70431-suspeito-de-ter-morrido-por-ter-bebido-suco-de-inhame-cru-atencao-aos-remedios-caseiros-improvisados/
    https://www.youtube.com/watch?v=yZDFfL5lMvk


  3. ELIZABETE
    Publicado em 08/04/2021 às 6:40 pm [+]

    claro que não se pode comer aquela casca cabeluda ,é muito simples se comer inhame e é uma delicia,vc descasca como se descasca batatas e corta da maneira que quiser e coloca para cozinhar


  4. Suzele Betania
    Publicado em 21/07/2021 às 10:36 am [+]

    Bater o inhame crú com o suco de limão sem açúcar e tomar, diminui o os forgachos da menopausa?


  5. Daia Florios
    Publicado em 24/07/2021 às 6:05 am [+]

    Suzele, suco de inhame cru não é recomendado. Para a menopausa veja outros remédios naturais.Deixamos dois links para você conferir:
    https://www.greenme.com.br/alimentar-se/alimentacao/66185-suco-de-inhame-cru-faz-mal/

    https://www.greenme.com.br/consumir/remedios-caseiros/82202-menopausa-remedios-naturais/

    Um abraço


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...