O que significam problemas nos pés. Entenda o que o corpo diz


A dor e a doença podem ser maneiras que o corpo encontra para sinalizar que algo não está indo bem com a nossa saúde emocional. Problemas nos pés, por exemplo, podem ser uma mensagem de alerta sobre desequilíbrios emocionais em uma pessoa.

Pensando nisso, este conteúdo vem desvendar as causas emocionais que problemas nos pés podem significar, além de outras informações relacionadas.

O que dizem os especialistas

Existem muitos autores que, através de seus estudos, experiências e investigações, compilaram os significados do que representam doença, dor ou distúrbios em cada parte do corpo, como por exemplo: os pés.

Dentre esses autores especialistas no que o corpo diz, temos:

Jean-Yves Leloup – autor do livro O corpo e seus símbolos

O psicólogo e teólogo francês Jean-Yves Leloup, transmite como mensagem principal em seu livro a necessidade de escutar o corpo, pois este “não mente”.

Segundo ele, o corpo é “nossa memória mais arcaica, nele nada é esquecido”, cada acontecimento deixa no corpo uma marca profunda.

Esse especialista nos ensina a observar os sinais de nosso corpo, e a atentar para o fato de que a doença é um esforço do corpo para se curar.

Significados dos pés, segundo Jean-Yves Leloup

Os problemas nos pés, podem sinalizar questões sobre

  • o prazer de viver
  • como a pessoa se sente em relação à vida
  • sua capacidade de avançar e pisar com firmeza na jornada de sua existência

Sensações e doenças em cada parte do corpo traz um significado que pode ter relação com causas físicas, emocionais e espirituais.

 “O homem é seu próprio livro de estudo, basta ir virando as páginas para encontrar o autor”diz Jean-Yves Leloup.

É possível escutar o corpo e conhecer sua linguagem, que muitas vezes se expressa por sensações prazerosas, por bloqueios ou pela dor, que nada mais é do que um grito para pedir atenção ou socorro.

“O corpo não mente. As doenças ou o prazer que animam algumas de suas partes têm significados profundos” – revela Leloup.

Os pés representam as nossas raízes.

“Será que experimentamos prazer em estar sobre a terra?

Podemos imaginar o corpo como uma árvore. Se a seiva está viva em nós, ela desce às raízes e sobe até os mais altos galhos.

É de nosso enraizamento na matéria que depende nossa subida à luz. É da saúde de nossos pés que vem o enraizamento”– explica Leloup.

Michael Odoul – autor do livro: Diga-me onde dói e vou te dizer  o porquê 

Segundo Michael Odoul, os pés representam o nosso ponto de apoio, a parte que o corpo utiliza para realizar mudanças e avançar.

Os pés promovem movimento e qualquer problema neles bloqueia a possibilidade de firmar-se diante da vida e posicionar-se na existência.

Louise Hay – autora do livro Cure o seu Corpo

De acordo Louise L. Hay, muitas doenças podem ser criadas por nós. Por isso, quando vem a doença é preciso observar e descobrir o que pode estar por trás dela.

Nossos pés têm a ver com a compreensão de nós mesmos e da vida, tanto passada, presente, quanto futura.

Por exemplo, a dificuldade em andar pode estar atrelada à dificuldade de saber para onde ir e qual caminho seguir.

Cristina Cairo – autora do livro Linguagem do Corpo

Cristina Cairo, em seu livro Linguagem do Corpo, revela que os pés  mostram o quanto compreendemos de nós mesmos, das situações da vida e das pessoas com as quais convivemos.

Quaisquer problemas nos pés podem simbolizar que a pessoa está indecisa com qual rumo tomar em sua vida.

Além disso, pode sinalizar que precisa ser perseverante para avançar e conhecer o território onde pisa, ou seja, a realidade na qual está inserida.

Todo ferimento ou dores que ocorrem nos pés, pode representar que a pessoa reage de maneira infantil frente a certos problemas, não conseguindo perceber sua imaturidade.

Joham Romero Lopez- Autor do livro Knowing ourselves

Joman Romero López é autor do livro Knowing ourselves: What does the body want to tell us with diseases? (Conhecendo a nós mesmos: o que o corpo quer nos dizer com as doenças?).

Em seu site Emotions and Body (Emoções e Corpo) ele escreve sobre a relação das doenças e problemas físicos com os desequilíbrios emocionais.

Com base nas informações deste autor, os pés são:

  • O suporte emocional sobre o qual nos assentamos na vida (como nos relacionamos com a realidade)
  • Nosso ponto de sustentação interno (nossos valores, desde a infância)
  • O apoio para seguirmos em frente e nos mantermos erguidos (nossa relação com nossa raíz e nutrição emocional: a mãe)

Os pés representam nossa posição diante da vida, nossa autoafirmação, os critérios que direcionam nossa existência, nossos princípios, ideais e o caminho que queremos seguir na existência.

Os pés estão relacionados com a mãe e com a força feminina que nutre, que nos dá força para nos lançarmos perante à vida e para nos mantermos em conexão com a Mãe Terra, ou seja, com a existência.

Os pés são símbolos de liberdade e autonomia, pois nos permite seguir em direção aos nossos objetivos, nos mostram como nos movemos pela vida e como nos relacionamos com nossa base afetiva e emocional: a mãe.

Problemas de saúde com os pés: o que significam

Levando em conta todos estes significados, veja o que revelam os problemas nos pés do ponto de vista emocional:

Calos no pé

Calosidades são camadas espessas e duras na pele, que se formam em reação à pressão ou atrito constante nas partes onde aparecem.

No sentido emocional, calos sinalizam conflitos com relação à mãe,  visão negativa da influência materna e a rejeição da força feminina em si.

Fascite plantar

Fascite plantar é uma inflamação aguda na fáscia plantar, que causa dor na planta sola (sola) do pé ou calcanhar.

O significado emocional dessa doença é a rejeição à força do feminino, por conta da raiva e revolta que se sente em relação à mãe.

Significa cansaço de ser alguém prestativo demais e viver submisso em relação às pessoas.

Pé caído

A síndrome do pé caído (SPC) ocorre pela incapacidade da dorsiflexão do pé (movimento de flexão entre pé e corpo) levando à perda de força muscular, causada por uma lesão nervosa local (nervo ciático,  fibular) ou espinhal.

Na interpretação emocional do problema, o pé caído reflete que a pessoa tem dificuldade de decidir, de tomar uma direção na vida e de ser mais articulada com a realidade.

Pé chato

Condição em que a sola do pé toca completamente o chão quando o indivíduo está de pé, ou seja, não tem a curvatura natural na planta do pé.

Esse problema pode ter origem na infância se os arcos dos pés não se desenvolverem adequadamente, após uma lesão ou devido ao desgaste pelo envelhecimento.

A maioria das pessoas com pés chatos não apresenta sintomas. Entretanto, existem algumas que  sentem dor, particularmente no calcanhar ou na área do arco.

Sob a ótica emocional, esse problema denota uma pessoa carente do amor da mãe, seja porque se sentiu oprimida em relação à ela ou não obteve dela a atenção e o carinho que necessitava.

Pé Cavo

Este problema é caracterizado por uma curvatura muito acentuada no arco da planta do pé.

Em certos casos, grande parte da planta do pé não consegue tocar o chão, ocasionando sobrecarga em diversas estruturas do corpo como ossos, tendões e ligamentos.

Pelo lado emocional, esse pé traduz que a pessoa sente necessidade de ter autonomia e de romper com a dependência e submissão que tem em relação à mãe.

Por conta desse contexto emocional, a pessoa apresenta dificuldade de fincar-se com firmeza na existência.

Pé diabético

Pé diabético caracteriza-se por uma série de alterações provocadas pela diabetes não controlada, tais como: feridas, inflamações e má-circulação snguinea.

Pelo ângulo emocional, esse problema revela que a pessoa calou muitos sentimentos e questões emocionais mal-resolvidas em relação à mãe. E que assim o fez, para evitar o risco de ruptura com ela.

A atitude de calar os sentimentos representa uma ação inconsciente de resgatar e/ou preservar o amor materno.

Esporão do calcâneo

É uma condição caracterizada por um crescimento anormal do osso calcâneo, o maior osso do pé, localizado no calcanhar.

No aspecto emocional, este problema traz à tona que a pessoa sente-se aprisionada em relação à mãe, por isso, tem dificuldade de ser independente, desapegar-se dela e fortalecer sua identidade individual.

Nesse contexto, a pessoa sente-se travada para dar uma passo adiante em sua existência e mover-se com autonomia.

Tendinite de Aquiles

A tendinite calcânea ou tendinite de Aquiles, caracteriza-se pela inflamação e degeneração do tendão calcâneo (de Aquiles).

No sentido emocional, indica que a pessoa apresenta dificuldade de avançar, realizar seus desejos, sente-se desvalorizada, falta-lhe confiança, pensa que é incapaz de concretizar seus objetivos e dar um salto na vida.

Metafísica da Saúde – Inchaço nos Pés

Valcapelli, coautor do livro Metafísica da Saúde, fala em um vídeo de seu canal, sobre os significados metafísicos dos pés e o que quer dizer quando estes apresentam inchaço.

Com base no que é dito por ele, os pés representam o contato com a realidade, a maneira como a pessoa se âncora na vida.

Os pés remetem às condições emocionais geradas pela pessoa, ao lidar com tudo que faz parte de sua existência.

Problemas como inchaço nos pés, representam emocionalmente contenção e retenção dos sentimentos, significa má circulação das qualidades internas da pessoa e dificuldade de fluir melhor com a realidade.

Para superar esse bloqueio e obter a cura completa, tanto física, quanto emocional, a pessoa precisa:

  • harmonizar-se com a realidade
  • reconhecer quem se é
  • valorizar o que tem
  • parar de brigar com a existência
  • fluir com mais intensidade na vida
  • vestir a camisa do viver
  • e extrair o melhor da existência

Assista ao vídeo:

Trabalhe sobre a causa interna para curar seu corpo

Quando surgem problemas nos pés, além do cuidado físico, é recomendável prestar atenção se houve algum contexto emocional que coincidiu com o aparecimento desse desequilíbrio.

É bom fazer uma retrospectiva, pois o desequilíbrio emocional prejudica a nossa energia vital que, uma vez prejudicada, repercute no corpo físico em forma de doença.

Cuide das emoções, para evitar a doença!

Fontes:

Saiba mais sobre o corpo e o que ele diz, em:

Esclerose Múltipla: as Causas Emocionais dessa doença

Causas emocionais da Dor nas Costas: o corpo fala através dos sintomas físicos

Por que o corpo dói? Causas Emocionais e Outras Causas

Causas emocionais de doenças nos olhos e problemas de visão: os olhos não veem quando a alma adoece

Dor no Joelho: compreendendo as causas para tratar e prevenir

Órgãos e emoções: a que emoção cada órgão corresponde?

Como as emoções afetam sua coluna?

Signos e órgãos do corpo: a astrologia ajuda a cuidar da saúde

Psicodermatologia: os problemas de pele, segundo a Psicologia

Não expressar a raiva pode gerar problemas de saúde. Aprenda a lidar com ela

Doenças Psicossomáticas: o que são, Causas, Sintomas, Como Prevenir e Tratar

O (possível) significado das doenças segundo a biodescodificação




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...