Cuide da sua privacidade enquanto viaja


Cuide da sua privacidade enquanto viaja ao tomar algumas medidas simples e práticas. Assim, sua viagem será uma experiência agradável e inesquecível!

Se você vai fazer uma viagem, saiba que pensar na segurança das informações pessoais é essencial. Cuide da sua privacidade enquanto viaja com algumas dicas simples.

Essas dicas de segurança incluem desde cuidados com fraudes online, até perigos que uma simples foto publicada nas redes sociais pode trazer.

E agora que muitos países estão abrindo suas fronteiras, é preciso falar de segurança virtual para garantir a melhor experiência possível!

Cuida da sua privacidade enquanto viaja com essas 5 dicas práticas!

Não marque sua localização exata em fotos

Compartilhar os momentos de uma viagem, com seus amigos e familiares, é bem mais prático com as redes sociais.

É bastante comum que os viajantes publiquem fotos e vídeos e marquem sua localização exata, com as ferramentas disponibilizadas pelas próprias plataformas.

Entretanto, existem relatos de diferentes golpes que acontecem a partir da marcação de local.

No país de origem, esse ato pode sinalizar aos criminosos que sua casa está vazia e, portanto, mais fácil de invadir.

Já no país de destino, fotos com marcação despertam a curiosidade de pessoas com más intenções no próprio local, que podem obter outras informações rapidamente.

Assim, cuide da sua privacidade enquanto viaja ao não marcar locais em tempo real.

Mude o IP da sua rede

Na internet, todas as pessoas são identificadas pelo IP, que funciona como um registro de identidade no mundo online.

E assim como a marcação de localização nas redes sociais, um endereço IP pode indicar rapidamente o seu lugar exato.

Essa informação é mais simples de ser obtida do que parece, especialmente quando o usuário não conta com sistemas de proteção de dados no dispositivo.

Aqui, a dica é mudar o IP da sua rede para ter mais segurança. Você pode mudar seu IP facilmente com VPN, um serviço que permite que você se conecte à outras redes, “disfarçando” a identificação. Esse tipo de ferramenta também é útil para permitir que você acesse sites brasileiros, que não funcionam em outros países por conta de restrições geográficas.

Cuidado com redes públicas Wi-Fi

Cuide da sua privacidade enquanto viaja evitando utilizar redes públicas Wi-Fi.

Por mais prático que pareça solicitar a senha de uma Wi-Fi em cafeterias e hotéis, essas redes públicas apresentam riscos de roubos de dados.

Isso porque, assim como você tem a senha, outras pessoas também podem utilizá-la, instalando vírus espiões para obter os dados de outros usuários.

Além disso, existem redes públicas Wi-Fi falsas, que confundem as pessoas e são utilizadas por golpistas para capturar dados bancários.

Nesse caso, o serviço VPN também é uma opção interessante. Ao se conectar com um VPN ativo, você ganha camadas extras de proteção, evitando problemas com redes públicas.

Salve cópias de seus documentos na nuvem

Quando planeja uma viagem, são poucas as pessoas que pensam na segurança de seus documentos. Afinal, ninguém imagina ser roubado em uma experiência.

Porém, dados mostram que situações do tipo são mais comuns do que imaginamos. Nos últimos quatro anos, os roubos de passaportes brasileiros cresceram 111%.

Por mais que você tome todas as precauções e mantenha seu passaporte protegido, salvar cópias do documento na nuvem pode ser essencial para comunicar o roubo, caso necessário.

Apenas lembre-se de inserir senhas nesses arquivos, para que o que está na nuvem também fique protegido.

Use um chip internacional

Cuide de sua privacidade enquanto viaja ao optar por usar um chip internacional em destinos estrangeiros.

Essa medida de segurança é especialmente útil para situações de perda do smartphone. Assim, ao mantê-lo conectado, fazer o rastreio do equipamento fica muito mais simples.

Hoje, os chips internacionais são fáceis de achar nos aeroportos. Na maioria dos casos, eles dão uma quantia em dados de internet.

Antes de viajar, não deixe de ler sobre os procedimentos de rastreio do seu equipamento, pois em situações de estresse, esse aprendizado se torna algo complexo.

Imagens: Freepik

Tudo certo para viajar!

Cuidar de sua privacidade enquanto viaja pode não parecer a coisa mais divertida a ser feita – mas é fundamental para que sua experiência seja agradável.

Com tantos riscos à que estamos expostos diariamente, tanto no mundo online quanto no “real”, pequenas atitudes são capazes de te proteger em diferentes situações.

Quando se trata de países do exterior, em que não compartilhamos o idioma ou a cultura, saber como proteger sua privacidade e ter mais segurança é uma etapa da viagem que nunca pode ser esquecida.

Assim, com medidas de privacidade e segurança tomadas, é só pensar no roteiro e preparar as malas para viajar e descobrir lugares incríveis!

Talvez te interesse ler também:

Viajar pela Itália: um destino cheio de encantos

Quer ir para Nova York mas está sem grana? Confira dicas para ir gastando pouco

Nong Han: como conhecer esse onírico lago de flores de lótus na Tailândia

Fonte foto: Freepik




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...