Butão, o país mais feliz do mundo, é eleito pela Lonely Planet como o melhor destino de 2020

Butão, o país mais feliz do mundo, é eleito pela Lonely Planet como o melhor destino de 2020

Já está pensando nas férias de 2020 e quer aproveitar para conhecer um lugar diferente? Que tal o Butão, um pequeno país asiático cheio de mistérios e curiosidades?

A primeira e curiosa razão que chama a atenção é que o Butão é considerado o país mais feliz do mundo. O que existe lá que traz tanta felicidade aos seus habitantes?

Primeiras impressões

O Butão é um país budista localizado no Himalaia que se preservou das loucuras da vida moderna. A jornalista Sadie Whitelocks passou 11 dias por lá para dar seu relato a Lonely Planet sobre as suas impressões do país.

Ao chegar de avião ao Butão, o viajante já se assombra ao ver picos montanhosos de até 8 mil metros de altura. O aeroporto, de acordo com Whitelocks, parece um templo budista, pela arquitetura e pelo silêncio.

Natureza e sustentabilidade

No Butão, a natureza é quase intocada, visto que 72% de suas florestas são preservadas. Isso se deve, em parte, a restrições turísticas, como a cobrança de uma taxa de entrada ao país no valor de U$ 250 por dia. O país somente foi aberto ao turismo em 1974 e há poucos voos internacionais que chegam até lá. O Butão recebe menos de 70 mil turistas anualmente, proporcionando alta qualidade na experiência de viagem.

O viajante vai encontrar no seu percurso mosteiros, natureza exuberante, monges, uma deliciosa culinária e um povo feliz. Esta é descrição da jornalista sobre a  relação dos butaneses com a própria vida: “Viver uma vida positiva, a preservação da natureza e manter as coisas simples. Parece ser tão difícil ter isso em muitos outros países onde dinheiro e ganância atrapalham”.

O país trabalha para ser um modelo de sustentabilidade. A pretensão é tornar-se o primeiro do mundo a ter uma produção agrícola 100% orgânica. Lá, as sacolas plásticas já foram proibidas, há um dia mensal do pedestre, sendo vedada a circulação de veículos particulares, e uma lei que garante a preservação de 60% de sua cobertura florestal.

Curiosidades sobre o Butã0

A população local é tão feliz que, no país mais feliz do mundo, existe um índice de “Felicidade Interna Bruta”, pois, mais importante do que mensurar o dinheiro, é valorizar o nível de satisfação de vida das pessoas. Os pilares do país são: bem-estar econômico, ambiental, físico, mental, de ambiente de trabalho, social e político.

Uma curiosidade aos olhos ocidentais é que o pênis é um símbolo sagrado no Butão. A explicação é que o órgão masculino afasta os maus espíritos. Há desenhos e iconografias de pênis espalhados por todos os lados, em placas de ruas e veículos de comunicação.

Sem dúvida, dá vontade de conhecer esse pequeno país, seja por suas belezas naturais, seja por sua cultura tão rica e diferente da nossa.

Talvez te interesse ler também:

Nong Han: como conhecer esse onírico lago de flores de lótus na Tailândia

Portugal é o primeiro país da Europa a receber o título de ‘Destino turístico acessível’

Paris fora do roteiro: arte e cultura longe do complexo turístico

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on reddit
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *