Intrepid Potash: as espetaculares lagoas de evaporação de potássio nos EUA


Parece mentira: formas de azul elétrico em um pano de fundo desértico criam um um cenário espetacular em Denver, Colorado, nos Estados Unidos. Desta vez porém, o mérito não é 100% da natureza. Trata-se das lagoas de evaporação de Intrepid Potash Inc., a maior produtora de potássio nos Estados Unidos.

Estas lagoas medem cerca de 1,5 quilômetros quadrados. Ao contrário das salinas comuns, que se tingem naturalmente de tons de rosa ou avermelhados, estas lagoas são de cor azul elétrico devido à presença do cloreto de potássio e das ações da luz solar e da evaporação.

A maior parte das reservas mundiais de potássio do mundo vinham de lugares onde, no passado, a terra estava coberta por oceanos. Depois da evaporação da água, sobre o terreno, permaneceram grandes depósitos de potássio cristalizados, mas, com o tempo, o movimento da crosta terrestre acabou por enterrar tais depósitos.

Assim, as cristalizações de potássio que foram formadas cerca de 300 milhões de anos atrás, agora estão há centenas de metros abaixo da superfície da Terra. As lagoas de evaporação são alimentadas com água quente e com o potássio extraído dos terrenos. O sol permite a evaporação da água sobrando apenas os cristais de potássio e de sal.

Intrepid Potash 1

Intrepid Potash 2

Intrepid Potash 3

Intrepid Potash 4

Intrepid Potash 5

Intrepid Potash 6

Intrepid Potash 7

O processo de evaporação dura 300 dias e, graças a esta mina que foi inaugurada em 1965, se produz entre 700 e 1000 toneladas de cloreto de potássio por dia. A produção vai continuar por pelo menos mais 125 anos antes que o potássio acabe.

Nós só podemos admirar em fotos, as cores espetaculares destas lagoas de evaporação.

Leia também: Shimshal Lake um lago em forma de coração

Fonte fotos: flickr.com




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...