A água cristalina da caverna do Poço Azul: o que é e quando visitar


Quando se fala em água azul e cristalina, quase sempre se pensa nas lindas águas do Caribe, contrastadas pelas mais variadas belezas naturais do cenário. Poucos sabem, mas no Brasil também é possível encontrar águas tão ou mais lindas e cristalinas que as do Caribe. Em plena Chapada Diamantina, no centro do estado da Bahia, existe a Caverna do Poço Azul.

O que é o Poço Azul

O Poço Azul é uma é uma mistura única de fenômenos naturais que encanta a todos. Sua água é extremamente límpida e cristalina, permitindo ver tudo através dela de forma muito nítida. Mesmo que sua profundidade varie em áreas de 20 a 61 metros, o que está parado ao fundo também pode ser visto.

Quando se nada no poço azul, a impressão é de que se está flutuando para quem vê de fora. Novamente, justamente pela limpidez da água. Em muitos casos, dependendo do ângulo que se olha, não é possível distinguir o real limite da água com a superfície da caverna. Isso causa a magnífica impressão de que a caverna se repete visualmente, um efeito espelhado.

Além disso, em determinadas épocas do ano, é possível presenciar um evento natural espetacular no Poço Azul. O facho de luz que entra pela abertura superior da caverna cria incríveis efeitos visuais que são uma atração à parte. Aliás, este é um dos grandes chamarizes do Poço Azul, poder presenciar o fenômeno da luz.

caverna poço azul 2

caverna poço azul 3

Quando visitar o Poço Azul

Normalmente, guias turísticos aconselham a visitação ao Poço Azul entre os meses de fevereiro e outubro, pois especificamente nesses meses que o espetáculo da luz poderá ser contemplado em toda sua plenitude. Nesses dias, os melhores horários para avistar o efeito são entre meio dia e duas horas da tarde. É dito que o fenômeno dura de 20 a 40 minutos.

Como o Poço Azul é parte das redondezas de um parque público protegido, existe uma taxa de visitação de R$15,00 (até o momento). Fica na cidade de Nova Redenção, no estado da Bahia, no Brasil. Aconselha-se que os visitantes evitem visitar o parque em feriados prolongados, pois nessas épocas há enormes filas, o que pode prejudicar a apreciação do fenômeno natural.

Uma das medidas para que a água continue sempre límpida é o fato de ser obrigatório tomar uma ducha antes de entrar na caverna do poço azul, pois assim as impurezas do corpo não irão sujar a água. Também se orienta que os visitantes não visitem o Poço Azul utilizando hidratantes, cremes para cabelo e outros produtos externos sobre a pele.

O poço azul não é o único lago com água azul e cristalina no Brasil. Outro famoso poço é o Poço Encantado que fica no município de Itaetê, também na Bahia. Para também ver as belezas de luz no Poço Encantado, é melhor visitar o local de abril a setembro, pois são os melhores meses com maior permanência do atrativo. Em Itaetê, a taxa de visitação é de R$20,00 por pessoa (até o momento) e as mesmas dicas de visitação ao Poço Azul cabem a quem vai visitar o Poço Encantado.

caverna poço azul 4

Orientações para visitar o Poço Azul

Para mantermos as belezas naturais que tanto nos agradam, é necessário que prestemos bastante atenção aos requerimentos de visitação do Poço Azul. Caso decida admirar este fenômeno tão belo da natureza, certifique-se de evitar os cremes hidratantes, repelentes ou qualquer outra química que possa poluir e sujar o lago. Nossa existência, como um todo, depende exclusivamente da natureza. O meio ambiente é lindo e também fonte de vida, devemos preservá-lo sempre.

Especialmente indicado para você:

BRASIL: 3 DESTINOS INUSITADOS QUE PULSAM NO CORAÇÃO VERDE E AMARELO

ECOTURISMO? CONHEÇA OS 10 MELHORES DESTINOS NO BRASIL

VIAJAR PARA MANAUS: UMA EXPERIÊNCIA INDÍGENA NA COMUNIDADE DO TUPÉ




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...