A triste realidade por trás da imagem das cabras nas árvores de Argan em Marrocos


Se você já viu imagens de cabras em árvores, provavelmente ficou surpreso e intrigado. Essas imagens fascinantes se tornaram um ponto turístico em Marrocos, especialmente na região que liga a icônica Marrakech à vibrante Essaouira, ao longo de uma estrada de cerca de 160 quilômetros.

A escalada de cabras nas árvores de argan é um fenômeno que desperta curiosidade e discussões em todo o mundo. Mas qual é a verdadeira história por trás desse espetáculo?

O Espetáculo das Cabras nas Árvores

A história das cabras nas árvores começa com a árvore de argan, que é nativa da região ocidental de Marrocos, em Marakesh-Safi. As cabras têm uma atração natural pelos frutos do argan, que são carnudos e saborosos. O que torna essa cena única é o fato de que as cabras escalam as árvores para alcançar essas “guloseimas”. É um espetáculo por si só, com as cabras parecendo ornamentos vivos na copa das árvores.

Os proprietários das cabras ao longo da estrada entre Marrakech e Essaouira viram uma oportunidade única nesse fenômeno, e começaram a treinar suas cabras para subir nas árvores, atrair a atenção dos turistas e, consequentemente, receber gorjetas financeiras destes. No entanto, esse espetáculo se tornou controverso devido a preocupações com o bem-estar animal e o impacto nas árvores de argan.

Bem-Estar Animal e Meio Ambiente

Defensores do bem-estar animal e ecologistas levantam preocupações sobre o tratamento das cabras nesse espetáculo. Fazer as cabras permanecerem nas árvores durante horas, muitas vezes expostas ao calor e à falta de água, não é considerado comportamento normal para esses animais.

Além disso, há o risco de que as cabras possam cair das árvores e se machucar. Marrocos, um país membro da Organização Mundial de Saúde Animal, recebeu críticas por suas leis de proteção animal consideradas fracas. Em uma avaliação feita em 2021 pela World Animal Protection, Marrocos recebeu uma nota baixa em relação ao bem-estar animal, com as cabras nas árvores sendo citadas como um exemplo de maus-tratos.

Enquanto alguns argumentam que as cabras estão apenas seguindo seus instintos naturais ao subir nas árvores e que isso ajuda na propagação das sementes dos argans (através da alimentação e da posterior defecação das sementes), ecologistas alertam que o pastoreio intenso desses animais pode prejudicar o crescimento das árvores, especialmente durante as secas.

A Dura Realidade para Alguns Agricultores

Para alguns agricultores ao longo da estrada das cabras nas árvores, essa prática se tornou uma necessidade devido à grave seca que atingiu a região no ano passado. A falta de chuva às vezes torna o cultivo do trigo cada vez mais difícil, levando-os a explorar essa atração turística para sustentar suas famílias. A falta de alternativas e empregos torna a situação ainda mais complexa.

Enquanto defensores do bem-estar animal pedem o fim desse espetáculo, especialistas argumentam que é necessária uma abordagem equilibrada que envolva o governo e ofereça alternativas aos agricultores que dependem dessa prática para sobreviver.

Uma Questão de Equilíbrio

As cabras nas árvores de argan em Marrocos são, sem dúvida, um espetáculo intrigante, mas o debate sobre seu impacto no bem-estar animal e no meio ambiente continua. A situação levanta questões complexas sobre a necessidade de sustento para os agricultores em meio a desafios climáticos crescentes e a importância de encontrar soluções que respeitem tanto os animais quanto a natureza.

No final das contas, é um assunto que envolve questões morais, ambientais e econômicas, e requer um debate aberto e colaborativo para encontrar o equilíbrio entre a tradição, o turismo e o bem-estar animal.

Fonte: National Geographic

Talvez te interesse ler também:

Ibama multa idoso que viralizou abraçando araras-azuis

Monkey Island: o inferno dos macacos e outros animais

Tirar dentes de golfinhos para que turistas possam nadar com eles e outras crueldades que ninguém contou

O boto cor-de-rosa está em perigo: tirar fotos e alimentar animais silvestres é proibido por lei

Flamingos com as asas cortadas. Em Aruba, o horror em nome do selfie

Cabras reconhecem emoções em rostos humanos e amam as pessoas felizes (VÍDEO)

Birdwatching no Acre: a biodiversidade da nossa fauna é ecoturismo




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...