Ansiedade e depressão entre jovens profissionais aumenta a busca por “coaches de felicidade” na Índia

  • atualizado: 
coaches de felicidade

Estresse, Síndrome de Burnout, ansiedade e depressão: essas expressões se fazem cada vez mais presentes no vocabulário da vida moderna e o mundo corporativo parece estar atento a isso. Não é para menos, uma vez que a saúde mental e emocional dos empregados têm impacto direto na produtividade.

O fenômeno afeta trabalhadores em diversas regiões do mundo e mesmo a Índia, terra de Buda e dos gurus  iogues, enfrenta problemas nessa seara. Segundo vídeo divulgado pela BBC, a força produtiva do país asiático consta entre as mais jovens do mundo e apresenta elevados índices de ansiedade e depressão causados por estresse no ambiente profissional. Nesse contexto, um novo elemento anda em em alta: os "coaches de felicidade".

Pravin Chaturvedi é um especialista no tema. Embora pertença uma cultura ancestral para a qual lidar com as emoções faz parte da tradição, o indiano lança mão de técnicas desenvolvidas nos Estados Unidos para dar conta do problema. Entre outras coisas, ele ensina sobre a necessidade de valorizar o ambiente em que estão inseridos e de melhorar a comunicação entre as pessoas, estimulando também conversas que denotem preocupação com o bem estar dos companheiros de trabalho, para além dos tópicos relacionados a questões práticas do dia a dia.

"A razão que me levou a virar coach de felicidade foi que, há alguns anos, passei por meus próprios contratempos. Houve um corte e eu não sabia o que fazer em seguida. Pensei que deveria haver muitas pessoas que passam pelos mesmos desafios e elas precisam desse tipo de sistema de apoio. A profissão está em franca ascensão e as empresas indianas estão dispostas a pagar dois mil dólares para que os coaches encontrem maneiras de engajar essa força de trabalho composta por millennials. Se a pessoa está realmente feliz, ela será criativa agora e será criativa amanhã também. Então a produtividade aumenta também", disse o fundador da empresa Oktobuzz, Hemal Majithia.

Mas como ser feliz em um mundo onde o trabalho é escasso e tende a se automatizar cada vez mais, os salários vão abaixando e a concorrência é enorme? Não tem coache que opere milagre.

Talvez te interesse ler também:

O TRABALHO CONTEMPORÂNEO ESTÁ LITERALMENTE MATANDO AS PESSOAS, AFIRMA PESQUISADOR

MAIS DA METADE DOS EMPREGOS NO BRASIL EM RISCO POR CAUSA DOS ROBÔS

ALTOS ÍNDICES DE MORTES E ACIDENTES DE TRABALHO NO BRASIL. COMO GARANTIR O EXERCÍCIO SEGURO DA PROFISSÃO?

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!