Como ter um currículo pronto para a área das Medicinas Alternativas?


A Medicina Alternativa, como o próprio nome diz, se refere a tratamentos alternativos à Medicina tradicional Ocidental. Entre estes tratamentos podemos citar acupuntura, florais e shiatsu. Se você gosta dessa área e pretende trabalhar com ela saiba que é preciso estudar, montar seu currículo online ou físico e se candidatar para as vagas.

Mas vamos com calma. Primeiro, confira mais sobre o que é a medicina alternativa. Depois falaremos sobre os cursos existentes no Brasil e por fim sobre como ter o seu currículo pronto conferindo as dicas que temos para si.

O que é Medicina Alternativa?

A Medicina Alternativa inclui formas de tratamento para o corpo e mente que são diferentes dos propostos pela Medicina tradicional. São exemplos de tratamentos da Medicina Alternativa: acupuntura, reiki, florais, cromoterapia, entre outros.

Outra diferença que se percebe entre os dois tipos de Medicina é que a Alternativa costuma tratar do ser humano como um todo, desde a mente, alimentação, estilo de vida até o corpo físico. Ela se preocupa em entender quais são os agentes causadores das doenças, para que possa tratá-lo e, assim, curar a enfermidade.

Já a Medicina tradicional tem foco na doença, não se preocupando tanto sobre por quais motivos ela surge. Por exemplo, ao tratar uma dor de cabeça da forma tradicional, o paciente vai precisar apenas ingerir comprimidos para dor, no máximo o médico vai pedir algum exame para descartar outras possibilidades da origem da dor. Já na Medicina Alternativa, será feito um trabalho a fim de verificar qual é a fonte dessa dor de cabeça, se é emocional, física ou se está sendo causada por conta de alguma anormalidade física.

Considerando isso, a comunidade científica recomenda que a utilização da Medicina Alternativa se dê de forma paralela com o tratamento alopático. Agora que entendemos o que é Medicina Alternativa, vamos conferir quais são os cursos oferecidos.

Qual curso fazer?

Com a popularização da Medicina Alternativa no Brasil, começaram a surgir vários cursos relativos a essa área. Há desde graduação, técnico, profissionalizante, livre e até pós. Quando estiver escolhendo um curso é importante que você verifique se ele é reconhecido pelo MEC. Isso é importante para que seu diploma seja válido para atuar na área. A seguir você encontra uma lista de cursos, de várias modalidades, oferecidos no Brasil:

  • Terapia Floral;
  • Reiki;
  • Cromoterapia;
  • Ayurveda;
  • Acupuntura;
  • Aromaterapia;
  • Fitoterapia;
  • Naturologia;
  • Radiestesia;
  • Shiatsu.

Além disso, algumas profissões são regulamentadas pelo Ministério do Trabalho, como:

  • Técnico em Quiropaxia;
  • Massoterapeuta;
  • Terapeuta Holístico;
  • Naturopata;
  • Técnico em Acupuntura;
  • Técnico em terapias alternativas e estéticas.

Sendo assim, você pode já ter uma formação na área da saúde, como Enfermagem, Fisioterapia ou Medicina, e fazer especializações ou pós na área da Medicina Alternativa. Como esse tema está em crescimento no Brasil, há muitos cursos de Medicina Alternativa e também ofertas de trabalho para este profissional.

Os especialistas em Medicina Alternativa podem trabalhar em hospitais, clínicas, casas de repouso, SPAs, hotéis, universidades ou ser dono da sua própria empresa. Porém, como ter um currículo pronto para a área das Medicinas alternativas?

Como montar seu currículo para a área das Medicinas Alternativas?

Antes de começar a fazer qualquer curso que aparece é preciso pensar onde você quer chegar na sua carreira profissional. Se a intenção é trabalhar em uma clínica que ofereça Reiki e Acupuntura, é preciso se profissionalizar nessas duas áreas. Por exemplo, você precisará fazer o nível 1 e 2 de reiki e precisará fazer um curso de acupuntura.

Mas se a intenção é trabalhar em uma escola ministrando cursos de Reiki, você precisará ter o nível 3. Pois só com este nível que ganha o título de mestre e, assim, pode começar a ensinar Reiki a outras pessoas.

Sendo assim, é importante que você defina seu objetivo de vida e faça os cursos necessários para atingi-lo. Por exemplo, você pode fazer uma graduação de naturologia e depois se especializar em fitoterapia e florais. Assim, é possível trabalhar com essas três frentes.

É importante que você também se conheça e saiba a prática em que mais tem afinidade, se é acupuntura, florais, ayurveda ou outra. Uma boa forma de analisar isso é conversando com profissionais que já trabalham na área para esclarecer suas dúvidas. Além dos cursos, procure ler sobre o assunto. Hoje há muito livros em língua portuguesa que falam sobre Medicina Alternativa.

Após adquirir o conhecimento necessário para iniciar suas atividades profissionais, desenvolva seu currículo. Se as vagas que você quer se candidatar são na sua cidade, é melhor que o currículo seja pessoalmente. Para desenvolvê-lo, você pode baixar um modelo de curriculum vitae (cv) e preenchê-lo de acordo com suas experiências profissionais e educacionais.

Já se as vagas são para outra cidade ou até outro estado, é interessante criar um currículo online. Nesse caso, você desenvolve ele em um editor de texto ─ o Word, por exemplo ─ e o envia por e-mail.

Sendo assim, analise qual seu objetivo profissional e pesquise sobre os cursos que você precisará fazer para atingir seu objetivo. Depois que tiver feito o curso é o momento de desenvolver seu currículo online ou físico para se candidatar para as vagas disponíveis. Ou, você pode montar sua própria clínica, se este for seu objetivo final.




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...