Diz a ciência: trabalhar antes das 10:00 não é bom para a saúde


Você, assim como um monte de gente, começa a trabalhar antes das 10 horas da manhã? Conforme uma nova pesquisa feita por especialistas da Universidade de Oxford, começar a trabalhar antes das 10:00 causa estresse e fadiga.

De acordo com Paul Kelley, pesquisador na Universidade de Oxford, o clássico horário de trabalho das empresas e dos escritórios, das 9:00 às 17:00/18:00, não respeitam o ritmo natural do nosso organismo, especialmente o das pessoas com idades inferiores aos 55 anos.

Em sua opinião, para fixar o justo horário do trabalho precisaríamos fazer uma grande revolução e respeitar o relógio biológico das pessoas. O especialista também identificou alguns riscos em começar a trabalhar de manhã muito cedo, incluindo o ganho de peso, a diminuição na função imunológica e da atenção.

De acordo com Kelley, os trabalhadores que começam a trabalhar antes de 10:00 já estão cansados e desmotivados. Muitas pessoas em nossa sociedade, infelizmente, sofrem de insônia e têm que acordar cedo de manhã, o que em nada as ajuda.

Na opinião do especialista, não deveríamos apenas alterar o início do horário no trabalho e a chegada no escritório, mas também o horário escolar. Na verdade acordar cedo de manhã para ir à escola pode causar estresse em crianças.

Leia mais: OS ADOLESCENTES NÃO DEVEM ACORDAR TÃO CEDO PARA IREM À ESCOLA

Em adultos, chegar ao trabalho cansado, ou não bem descansado, pode causar problemas de déficit de atenção e memória e um evidente declínio na produtividade. O mesmo para o horário escola, na opinião de Kelley o início das aulas deveria ser adiada para as 11:00.

Muito bom, mas então qual seria o nosso tempo livre diário?

Bom seria se pudéssemos, cada um, escolher o seu próprio horário e ritmo porque a produtividade no trabalho e a nossa energia na parte da manhã pode certamente estar ligada ao nosso biorritmo, mas também varia de de pessoa para pessoa, conforme seus hábitos, idade e tarefas executadas.

O mais importante é dormir bem e acordar descansado para depois poder encarar o trabalho ou a escola.

Se mudar estes horários rígidos não é, ainda, possível, a única solução do momento é ir para a cama mais cedo.

Concordam com essa pesquisa ou você é do tipo que prefere fazer tudo pela manhã, o quanto mais cedo melhor?

Quem sabe em um futuro próximo poderemos mudar, ou flexibilizar, estes horários? Oxalá!

Especialmente indicado para você:

INSÔNIA: QUANDO DORMIR MAL SE TORNA UM PROBLEMA DE SAÚDE?

COMO SERIA TRABALHAR E MALHAR AO MESMO TEMPO?

TER UMA PLANTA NO TRABALHO AUMENTA A PRODUTIVIDADE

A PESSOA ESTÁ SEMPRE ATRASADA. O QUE FAZER?




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...