Como agem as pessoas construtivas que nos inspiram a sermos melhores


Ninguém vive sozinho nesse mundo, isto é fato. Por mais antissocial que uma pessoa seja em determinadas situações, ela precisará interagir com outras pessoas. Esse é o ponto crucial deste conteúdo, quais são os tipos de pessoa que você interage e que acabam influenciando sua vida?

Saiba sobre como as pessoas influenciam nosso comportamento e quais os tipos de pessoas que impactam positivamente em nossa vida.

A importância dos relacionamentos construtivos

Nossas relações, e a forma como nos relacionamos, contribuem para o sucesso ou fracasso de nossos empreendimentos e realizações.

As pessoas que estão à nossa volta, com as quais convivemos, afetam nosso desenvolvimento e revelam muito sobre nossa forma de ser. Por isso, é bom prestar atenção em nossos relacionamentos e o meio no qual estamos inseridos, pois estes projetam nossas escolhas, sejam estas conscientes ou não.

Ao nos darmos conta do contexto relacional ou social que vivemos, fica mais fácil perceber se estamos fazendo escolhas que contribuem para o nosso real amadurecimento e desenvolvimento.

Sendo assim, é sábio e inteligente escolher as pessoas que nos inspiram a crescer e a avançar para o melhor, porque se alinham com nossa alma.

As pessoas projetam nosso nível de ser

Para atrair pessoas que contribuam para o nosso bem, precisamos ser bons também, ou seja, seja a pessoa que você gostaria de ter por perto!

Atraímos as pessoas por afinidades, por isso se quisermos pessoas bem resolvidas em nossas vidas, precisamos ir constantemente “nos resolvendo”, sendo mais íntegros, reconhecendo, aceitando e lidando de forma inteligente com nossos aspectos positivos e negativos. Dessa forma, atrairemos pessoas íntegras para perto de nós.

Para reconhecer a negatividade à nossa volta, precisamos identificá-la primeiramente em nós mesmos. Quando eliminamos a negatividade em nós, por consequência atraímos pessoas positivas em nossos relacionamentos, pois as pessoas projetam o que carregamos dentro de nós.

Tome consciência de si, faça escolhas assertivas e inteligentes

Se uma pessoa que você tem amizade gosta de se chafurdar na lama, e quer que você a acompanhe, você irá? E se você não quiser ir e tentar convencer a pessoa a não ir, ela não te escutar e continuar na lama, o que você faz?

Essa metáfora mostra como uma pessoa pode se prejudicar em certos relacionamentos, se não optar por se afastar para não se prejudicar.

Se ficar na lama não é sua escolha de vida, mas se continuar insistindo na amizade que quer te levar para a lama, ficará difícil sair dessa situação… E você poderá indo parar na lama também.

Cada pessoa tem seus aprendizados e experiências e, por isso, tem situações que ela precisa passar para perceber o que está fazendo com a sua vida.

Se está ao nosso alcance ajudar, ajudemos, e se não está, aceitemos e sem julgamentos respeitemos que o momento da pessoa está condizente com o grau de consciência dela. Assim é com cada um de nós.

Como cultivar relacionamentos saudáveis

Existem relacionamentos que são doentios e despertam o pior de cada pessoa. Logicamente é necessária a auto-observação e percepção para enxergar e sair dessa realidade, pois o que vivenciamos parte de nós mesmos.

Para atrair relacionamentos saudáveis, precisamos pensar, sentir, agir e viver de forma saudável, simples e inteligente.

Quanto mais íntegros, coesos e conscientes somos, mais atraímos relacionamentos construtivos. E, mesmo que, por ventura, nos deparemos com a negatividade, saberemos lidar melhor com esta.

Seja real e pare de se relacionar com as imagens das pessoas

Vivemos em um mundo onde as pessoas usam máscaras sociais, criando imagens para se sentirem aceitas, mesmo que isto fira a integridade delas. Por isso, o melhor caminho para sair dessa falsidade e hipocrisia é assumir e ser verdadeiramente quem se É, atraindo por vibração pessoas originais, autênticas, espontâneas e verdadeiras.

Ao ser você mesmo em todas as suas nuances, você dá permissão para as pessoas se aceitarem em suas imperfeições, contribuindo para acabarmos com esse jogo de aparências e fingimentos, pois, amizades verdadeiras são amigos reais.

Ao agir dessa forma, você se sentirá mais livre e independente e motivará as outras pessoas a fazerem o mesmo. E, assim haverá mais transparência nas relações.

Somos perfeitos com nossas imperfeições

O fato de que algumas pessoas não estarem em sintonia conosco não as torna piores ou más, apenas não existe afinidade e não se olha para a mesma direção. Assim, fica difícil caminhar lado a lado. Por isso, não se deve discriminar ninguém, apenas compreender que cada um vive suas escolhas e suas realidades.

Os tipos de pessoas bem resolvidas que contribuem para o nosso melhor

Existem pessoas que são inspiradoras e nos motivam a sermos verdadeiros e cada vez melhores, contribuindo para aumentar nosso bem-estar e integridade, impulsionando nosso avanço. 

Elena Cedillo, psicóloga clínica e cocriadora do People are Not Resources dá 6 exemplos de como se comportam essas pessoas: 

Têm a mente aberta

Pessoas que são abertas se mantêm livres de preconceitos e procuram aprender e conviver com as diferenças de forma respeitosa e eclética, além do que, desenvolvem a empatia com o próximo.

São entusiastas e apaixonadas

Estas pessoas vivem com intensidade e entusiasmo aproveitando e valorizando cada relacionamento e experiência da vida.

Cultivam a gratidão

Serem gratas pela vida é a virtude marcante dessas pessoas, que procuram tirar o bom até do ruim que lhes acontece e por isso se comportam de forma proativa diante dos problemas, focando mais na solução.

Mantêm-se motivadas

Mesmo diante do medo e dos fracassos, pessoas assim, seguem em frente e buscam se aprimorar tirando aprendizado de cada experiência, seja boa ou ruim.

São inspiradoras

As pessoas inspiradoras acreditam em seus potenciais e nas potencialidades dos outros seres humanos, por isso vivem a vida com fé e confiança, inspirando o  próximo a fazer o mesmo.

Alimentam a positividade

A positividade é de fundamental importância em nossa vida, principalmente nos momentos difíceis, pois, colabora para percebermos o lado bom das situações e encarar os desafios com coragem. Por isso, pessoas positivas nos impulsionam a enxergar novas possibilidades, a não ter medo de mudanças e a assumir a responsabilidade de nossas vidas, encarando os desafios com senso de humor.

Um bom propósito de vida: ser você mesmo!

Hoje em dia, com tanta venda de fórmulas de sucesso, as pessoas estão deixando de ser elas mesmas e de se relacionar com pessoas “de verdade”, para serem imagens idealizadas do que elas deveriam ser.

Com isso acabam se relacionando também com as imagens das outras pessoas.

Por isso, para sair dessa tamanha ilusão, SEJA VOCÊ MESMO e estará vivendo o seu REAL PROPÓSITO DE VIDA, se relacionando com as pessoas que têm, de verdade, a ver com você.

Talvez te interesse ler também:

CIÊNCIA AFIRMA: QUEM DECORA A ÁRVORE DE NATAL ANTECIPADAMENTE SE SENTE MAIS FELIZ

KUNDALINI: DESPERTANDO A ALEGRIA DE VIVER E O PRAZER DA VIDA

MEDITAÇÃO DO CORAÇÃO: A PRÁTICA SUFI ENSINADA E DIFUNDIDA POR OSHO




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...