Ciência afirma: quem decora a árvore de Natal antecipadamente se sente mais feliz!


Para várias pessoas, o Natal é motivo de contentamento: rever a família, troca de presentes e a decoração natalina e, ainda, existem aquelas que antecipam a organização deste evento de tão felizes que ficam com essa comemoração.

A ciência explica por que aqueles que preparam os enfeites de Natal com antecedência ficam mais felizes.

Pessoas assim, ficam tão animadas com a chegada do Natal que deixam mais cedo tudo pronto para esta festividade! 

Preparam decorações de todas as formas, estrelas, bolas, decorações e luzes coloridas, antes mesmo de chegar dezembro e ainda há aqueles que até montam a árvore de Natal toda cintilante e luminosa, antes do tempo.

Essas pessoas loucas por Natal, ficam com os corações cheios de alegria!

Ocasiões como o Natal, o Peter Pan que está em nós, ou seja, a criança que existe em nosso interior, pode se expressar e até considerar quem decora a casa tardiamente para o festejo natalino, uma pessoa desanimada e triste. 

Confirmando essa ideia, alguns psicólogos e especialistas dizem que aqueles que colocam as decorações de Natal com antecedência são mais felizes do que aqueles que esperam as datas tradicionais, só no mês de Dezembro.

À respeito dessa afirmação Steve McKeown, psicólogo e fundador da Clínica McKeown deu a seguinte justificativa em entrevista para o site UNILAD

Em um mundo cheio de estresse e ansiedade, as pessoas gostam de se associar a coisas que as fazem felizes e as decorações de Natal evocam esses sentimentos fortes da infância.”

“As decorações são simplesmente uma âncora ou caminho para as emoções mágicas de excitação da velha infância. Então, colocar as decorações de Natal cedo aumenta a emoção!”

Dessa forma, se uma pessoa já quer colocar o elfo na prateleira, montar a Árvore de Natal, ligar o pisca-pisca e fazer os preparativos para receber o Papai Noel, é porque assim que se sente mais feliz, lembrando a sua infância e removendo as responsabilidades e tensões de adulto.

Em suma, colocar as decorações natalinas com antecedência, pode tornar as pessoas mais leves, serenas e em contato com a criança interior.

Ademais, decorar a casa para o Natal, também contribui para maior conexão com os vizinhos e de fato, até estudo comprova isto como o publicado no Journal of Environmental Psychology que demonstra que embelezar e alegrar o ambiente denota que a pessoa se mostra mais sociável, acessível, receptiva e amistosa.

A decoração de Natal também pode ser uma forma de nostalgia de recordar de memórias felizes do passado e de relembrar de pessoas amadas e que não estão mais vivas.

A psicoterapeuta Amy Morin explicou à UNILAD a relação das memórias felizes com a organização do Natal, dizendo o seguinte:

“A temporada de férias desperta uma sensação de nostalgia.

A nostalgia ajuda a vincular as pessoas ao seu passado pessoal e ajuda as pessoas a entender sua identidade.

Para muitos, colocar as decorações de Natal mais cedo é uma maneira de se reconectar com a infância.” 

Baseado nessa concepção, é compreensível e não é à toa que as crianças vibram com o Natal, não é mesmo?

Está chegando o Natal, e você vai começar a decoração natalina e montar sua árvore de Natal? O que acha dessa ideia?

Talvez te interesse ler também:

DICAS DE ENFEITES NATALINOS PARA 2019

 

LEMBRANCINHAS DE NATAL FÁCEIS E BARATAS PARA PRESENTEAR OS AMIGOS

10 ÁRVORES DE NATAL COMESTÍVEIS PARA ENFEITAR AS MESAS!




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...