20 de março é Dia Internacional da Felicidade: como ser feliz em tempos de coronavírus

20 de março é Dia Internacional da Felicidade: como ser feliz em tempos de coronavírus

Um apelo a todos os 7,8 bilhões de habitantes de todas as 206 nações e territórios do planeta Terra, para que se unam em solidariedade e com determinação na luta contra a COVID-19. Felicidade para todos juntos, este é o tema do Dia Internacional da Felicidade 2020, uma campanha promovida pelas Nações Unidas.

#Happinessforalltogether

#InternationalDayOfHappiness

“Uma pandemia mostra a interconexão essencial de nossa família humana. Estou profundamente comovido com os atos de bondade, generosidade e solidariedade que acontecem em todo o mundo diante da COVID 19. Estamos juntos nisso – e vamos superar juntos”, disse o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, em ocasião do Dia Internacional da Felicidade 2020.

E para ser feliz em tempos de coronavírus, a ONU lança o desafio dos 10 passos #TenStepsToGlobalHappiness, este ano focados no esforço global para  fazer baixar a curva exponencial da doença, #FlattenTheCurve, e derrotar o vírus SARS-CoV-2 que vem causando a pandemia e espalhando pânico por onde passa.

São estes os 10 passos sugeridos pela UNIDOHappiness.org para alcançarmos a felicidade global, mesmo em tempos difíceis como este.

  1. Vamos nos manter juntos
  2. Siga as orientações e recomendações da OMS
  3. Participe virtualmente das transmissões ao vivo do World Happiness Fest e do World Happiness Report 2020
  4. Faça o que te faz feliz e mantenha-se social online
  5. Seja gentil, compartilhe e agradeça aos médicos, enfermeiras, motoristas, operários, professores e heróis desconhecidos que arriscam suas vidas nas linhas de frente da luta contra a COVID 19, para derrotar o vírus e manter as prateleiras estocadas e a sociedade em movimento.
  6. Mantenha-se ativo e presente
  7. Mantenha-se otimista, positivo e resiliente
  8. Mantenha-se informado sobre fatos, notícias e evite mitos e fakenews
  9. Desfrute da natureza e do meio ambiente
  10. Pense nas mudanças sistêmicas que podemos fazer para que isso nunca mais aconteça de novo (como o Happytalism 🙂

A filosofia salva

Uma recomendação nossa em tempos de crise: busque na filosofia um alento para a alma. A filosofia é irmã da psicologia e pode responder perguntas, ou melhor, pode nos ajudar a encontrar as respostas que buscamos para enfrentarmos os problemas da vida, respostas estas muitas vezes escondidas em nós mesmos, no fundo do nosso ser.

Foram muitos os filósofos que abordaram o tema da felicidade. Vale a pena ver este conceito elaborado em cada um deles, para criarmos em cada um de nós a nossa próprio ideia de felicidade.

Deixamos uns vídeos para você gozar dessa busca fundamental, principalmente em tempos de coronavírus. E para finalizar, lembramos: a busca pela felicidade nunca tem fim. A felicidade é um fim em si mesma.

E um Feliz dia Internacional da Felicidade para todos nós.

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on reddit
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *