20 de março é Dia Internacional da Felicidade: como ser feliz em tempos de coronavírus


Um apelo a todos os 7,8 bilhões de habitantes de todas as 206 nações e territórios do planeta Terra, para que se unam em solidariedade e com determinação na luta contra a COVID-19. Felicidade para todos juntos, este é o tema do Dia Internacional da Felicidade 2020, uma campanha promovida pelas Nações Unidas.

#Happinessforalltogether

#InternationalDayOfHappiness

“Uma pandemia mostra a interconexão essencial de nossa família humana. Estou profundamente comovido com os atos de bondade, generosidade e solidariedade que acontecem em todo o mundo diante da COVID 19. Estamos juntos nisso – e vamos superar juntos”, disse o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, em ocasião do Dia Internacional da Felicidade 2020.

E para ser feliz em tempos de coronavírus, a ONU lança o desafio dos 10 passos #TenStepsToGlobalHappiness, este ano focados no esforço global para  fazer baixar a curva exponencial da doença, #FlattenTheCurve, e derrotar o vírus SARS-CoV-2 que vem causando a pandemia e espalhando pânico por onde passa.

São estes os 10 passos sugeridos pela UNIDOHappiness.org para alcançarmos a felicidade global, mesmo em tempos difíceis como este.

  1. Vamos nos manter juntos
  2. Siga as orientações e recomendações da OMS
  3. Participe virtualmente das transmissões ao vivo do World Happiness Fest e do World Happiness Report 2020
  4. Faça o que te faz feliz e mantenha-se social online
  5. Seja gentil, compartilhe e agradeça aos médicos, enfermeiras, motoristas, operários, professores e heróis desconhecidos que arriscam suas vidas nas linhas de frente da luta contra a COVID 19, para derrotar o vírus e manter as prateleiras estocadas e a sociedade em movimento.
  6. Mantenha-se ativo e presente
  7. Mantenha-se otimista, positivo e resiliente
  8. Mantenha-se informado sobre fatos, notícias e evite mitos e fakenews
  9. Desfrute da natureza e do meio ambiente
  10. Pense nas mudanças sistêmicas que podemos fazer para que isso nunca mais aconteça de novo (como o Happytalism 🙂

A filosofia salva

Uma recomendação nossa em tempos de crise: busque na filosofia um alento para a alma. A filosofia é irmã da psicologia e pode responder perguntas, ou melhor, pode nos ajudar a encontrar as respostas que buscamos para enfrentarmos os problemas da vida, respostas estas muitas vezes escondidas em nós mesmos, no fundo do nosso ser.

Foram muitos os filósofos que abordaram o tema da felicidade. Vale a pena ver este conceito elaborado em cada um deles, para criarmos em cada um de nós a nossa próprio ideia de felicidade.

Deixamos uns vídeos para você gozar dessa busca fundamental, principalmente em tempos de coronavírus. E para finalizar, lembramos: a busca pela felicidade nunca tem fim. A felicidade é um fim em si mesma.

E um Feliz dia Internacional da Felicidade para todos nós.




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...