Como viver 100 anos? Revelados os 9 segredos dos centenários


A expectativa de vida de uma nação é retrato fiel da saúde de seu povo. Enquanto o Japão ainda mantém a primeira posição quanto a maior expectativa de vida do mundo, um novo levantamento da OCDE, uma organização internacional de pesquisas e dados, mostra que a Espanha tem revelado uma expectativa de vida inesperadamente impressionante, tendo mais de 100.000 pessoas acima dos 100 anos de idade. E o melhor, alguns dos idosos foram entrevistados e revelaram o segredo da longevidade dando dicas para o dia a dia.

Retratos da saúde

Andreas Comas, fotógrafo da Reuters, fotografou e entrevistou idosos espanhóis durante um ano a fim de obter registros precisos e dicas valiosas a respeito de suas qualidades de vida. Na Espanha, a expectativa de vida geral é de 83,2 anos segundo a OCDE, apenas um pouco abaixo dos 83,4 no Japão.

Isso levantou interesse e despertou curiosidade sobre como os espanhóis estão levando suas vidas para conseguirem viver tanto, enquanto a expectativa de vida em outros países como no Brasil, por exemplo, gira em torno de 73,62 anos.

Entre as fotos e entrevistas, Comas foi capaz de conseguir dicas valiosas de cada idoso. Cada um definiu um fato ao qual atribui sua alta expectativa de vida, e como veremos, são dicas simples que podem ser seguidas por qualquer um:

1. Caminhe e saia de casa

caminhe

Fonte foto

Para Gumersindo Cubo de 101 anos o segredo está na natureza. Para ele, uma simples caminhada fora de casa pode ser essencial para uma vida longa: “É por inalar a resina de pinheiro da floresta onde eu vivia quando criança”, relata Cubo ao explicar o motivo de sua vida longa.

2. Toque um instrumento

toque um instrumento

Fonte foto

Qualquer instrumento vale, desde que seja praticado diariamente. É com isso que Pedro Rodriguez, 106, consegue manter a saúde e o pleno funcionamento do organismo: “as freiras me ensinaram a tocar piano quando eu era criança”. Hoje, Rodriguez toca pianos todos os dias na sua sala de estar.

3. Uma colher de mel por dia

colher de mel

Fonte foto

Rafaela Pons, 102, não tem nenhuma dúvida do que a ajuda a viver tanto. Embora tenha mais de 100 anos, Rafaela vive sozinha nas Ilhas Baleares da Espanha. Para ela o segredo está em tomar ao menos uma colher de mel por dia.

4. Confie na sua determinação

confie determinação

Fonte foto

Lucia Manzano tem exatamente 100 anos e vive atualmente perto de Madri em uma residência para idosos. Segundo ela, um dos maiores segredos da vida longa é a convicção de seus ideais “a coisa mais importante na vida é permanecer leal a si mesmo”, relata ao lembrar dos dias de juventude quando tinha fortes ideais políticos.

5. Leia e atue

leia atue

Fonte foto

A dica de Maximino San Miguel de 102 anos é a leitura e a atuação dramática. Começou a atuar e a estudar teatro aos 80 anos e desde então participou de inúmeras produções locais. Para ele o segredo está na constante leitura e na capacidade de se expressar artisticamente.

6. Não tenha muitos filhos e faça jardinagem

muitos filhos

Essa é a dica de Pilar Fernandez de 101 anos de idade. Para ela, uma das melhores coisas para a saúde é praticar jardinagem, cuidando de uma horta. Além disso, recomenda que não se tenha muitos filhos. Para ela, uma atitude necessária quando lembra dos horrores da guerra.

7. Doenças devem ser levadas a sério

doenças devem ser levadas

Fonte foto

É o que diz Esperanza Fernandez, 103. Segundo o que relata, ela só está viva até hoje pois seu pai foi precavido quando houve um grande surto de gripe que matou quase a metade das crianças da vila. Ao não permitir que as crianças tivessem contato com agentes infecciosos, seu pai teria então salvo a vida da família.

8. Coma gazpacho

coma gazpacho

Fonte foto

Maria Josefa Guillen de 103 anos não tem dúvidas de que o segredo de uma vida longa está no gazpacho, prato tradicional do Sul da Espanha. Para ela, o consumo diário dos nutrientes do pepino e do tomate, ambos presentes no gazpacho, foram essenciais para cuidar de sua saúde até hoje.

9. Sinta-se jovem

sinta se jovem

Fonte foto

Este, talvez, seja o maior segredo de uma vida longa e saudável. Para Francisco Núñez, 112 anos, sentir-se jovem é fundamental para que o organismo acompanhe a mente, ultrapassando as médias da expectativa de vida. Segundo Francisco, que vive em casa com sua filha octogenária, não estar num asilo (“cercado de pessoas idosas”, como relata) é fator fundamental para que ainda esteja vivo e sentindo-se cheio de energia.

Uma vida longa

Uma vida longeva só é possível se tivermos hábitos saudáveis. As dicas acima confirmam isso, são valiosas e podem certamente ser seguidas por qualquer um de nós.

Faça o que te faz feliz, cuidando-se e amando-se. Viva a longevidade 🙂

Especialmente indicado para você:

COMO CHEGAR SAUDÁVEL E FELIZ AOS 100 ANOS

O SEGREDO PARA NÃO ENVELHECER? FICAR EM PÉ

10 COISAS QUE VOCÊ DEVE RENUNCIAR A FIM DE SER VERDADEIRAMENTE FELIZ

Fonte




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...