Como liberar endorfina em 6 passos


Você provavelmente já ouviu falar da endorfina, mesmo que ainda não a conheça com muita clareza. Todos nós produzimos endorfina em nosso corpo e ela servirá substancialmente para bloquear a sensação de dor, trazendo grande bem-estar ao organismo e à mente. Hoje veremos o que é a endorfina, como ela age em nosso corpo e também como liberar endorfina para garantir esta sensação tão apaziguadora.

O que é endorfina e como ela age em nosso corpo

Em termos práticos, a endorfina é um neurotransmissor que agirá em nosso organismo indo de neurônio a neurônio. Com esta passagem entre neurônios, a endorfina bloqueia os receptores de dor e consequentemente ativa a sensação de prazer, bem-estar e alívio. Ela funciona basicamente como um analgésico natural que o próprio corpo produz como resposta a certos estímulos, tal qual a ansiedade, dor ou mesmo o estresse.

Como liberar endorfina

De forma natural, nosso corpo libera endorfina como uma reação à dor e ao estresse. No entanto, há outras formas de estimularmos nosso corpo para liberar endorfina e trazer as tão agradáveis sensações de paz e bem-estar. Dentre as atividades que podem ser realizadas por nós para liberar endorfina estão:

Comer pimenta

A pimenta é uma das maravilhas da natureza que auxiliam o nosso corpo a liberar endorfina. Isso acontece justamente pela sensação de queimação que a pimenta causa. Neste cenário, o hipotálamo entende que o organismo deve liberar endorfina para cessar a sensação, favorecendo o bem-estar.

Leia também: PIMENTA: O REMÉDIO NATURAL PERFEITO CONTRA DORES, ESTRESSE E TAMBÉM PARA EMAGRECER

Beber (pouca) bebida alcoólica

A ciência já tem conhecimento que o álcool é capaz de ajudar a liberar endorfina em nosso corpo. Aqui é necessário muita atenção, pois o álcool só liberará endorfina se for consumido em baixíssima quantidade, como uma taça de vinho diariamente.

Leia também: VINHO TINTO, O REMÉDIO NATURAL CONTRA O ESTRESSE

Luz ultravioleta

A luz ultravioleta entrou para a lista de práticas que auxiliam a desencadear endorfina por todo o corpo. Isso foi constatado especialmente em pessoas que praticam bronzeamento artificial em câmaras. Após as sessões de bronzeamento os níveis de endorfina entram em picos impressionantes. Aqui vale o bom senso e esta prática só deve ser feita com a orientação de um profissional de saúde qualificado pois bronzeamento artificial está ligado ao câncer de pele.

Meditação e massagem

Hoje em dia já se sabe que a meditação pode também ajudar a liberar endorfina pelo corpo. Entre as práticas mais conhecidas para liberação de endorfina estão a yoga e também o tai chi. É possível realizar as práticas em casa ou em um parque, favorecendo ainda mais a sensação de prazer e bem-estar ao entrar em contato com a natureza. Além disso, sessões de massagens e acupuntura são outras ferramentas eficazes para liberar endorfina.

Leia também: VOCÊ SABE COMO MEDITAR EM UM INSTANTE?

Exercícios

Esta é talvez a forma mais conhecida de liberar endorfina. Não é por acaso que pessoas que praticam exercícios físicos, além de serem mais saudáveis em sua maioria, são também mais felizes. O cansaço físico e estresse muscular incentivam o organismo a liberar endorfina. Aconselha-se exercícios aeróbicos para resultados mais imediatos, mas não antes de consultar um médico.

O prazer e a dor do parto

Como o momento do parto é significativamente estressante e doloroso muscularmente, é também um dos momentos em que o organismo é mais capaz de liberar endorfina. Não a toa é um dos momentos mais felizes de qualquer mãe.

Orientações a respeito da liberação de endorfina

Todas as práticas acima são sugestões a respeito de práticas que foram constatadas como capazes de auxiliar o corpo a liberar endorfina. Isso não significa que elas devam ser feitas deliberadamente, muito pelo contrário. Um médico ou profissional de saúde deve ser consultado antes de se iniciar qualquer uma das práticas citadas para saber se você está apto(a) ou não a realizá-las.

Especialmente indicado para você:

SORRIR, 15 BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE. TODOS OS PODERES DE UM SORRISO

CONHEÇA OS ALIMENTOS QUE TE DEIXAM MAIS FELIZ

10 COISAS A SE FAZER ANTES DE DORMIR, PARA AMAR AINDA MAIS A VIDA




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...