O Fim da Procrastinação: 14 Técnicas Japonesas Eficazes


A procrastinação é uma armadilha que muitos de nós caímos em algum momento de nossas vidas, impedindo-nos de alcançar nossos objetivos e potenciais. No Japão, uma cultura conhecida por sua disciplina e eficiência, há uma série de técnicas que podem nos ajudar a superar a procrastinação.

Neste conteúdo, exploraremos 14 técnicas japonesas para vencer a procrastinação e alcançar uma produtividade melhor.

14 Técnicas Japonesas X Procrastinação

A seguir, desvende os segredos da disciplina e produtividade dos japoneses com as 14 técnicas japonesas, desde a celebração das pequenas vitórias até alcançar a eficiência na jornada diária:

Kaizen – Pequenas Mudanças, Grandes Resultados

A filosofia Kaizen preconiza a melhoria contínua por meio de pequenas ações diárias. Aplicada à procrastinação, essa técnica incentiva a realização de tarefas menores, transformando a resistência inicial em progresso constante.

Exemplo: A aplicação da técnica Kaizen na organização de um ambiente de trabalho envolve o compromisso de realizar pequenas melhorias diárias. Comece por identificar uma área específica que pode ser aprimorada, como a sua mesa de trabalho, em vez de tentar reorganizar todo o espaço de uma vez.

Pomodoro – A Técnica do Tomate para a Concentração

Desenvolvida pelo italiano Francesco Cirillo, mas adotada com entusiasmo no Japão, a técnica Pomodoro envolve períodos curtos e intensos de trabalho, seguidos por breves pausas. Essa abordagem fragmentada pode tornar as tarefas menos assustadoras, combatendo a procrastinação.

Exemplo: Na técnica Pomodoro, o estudo é dividido em intervalos de 25 minutos chamados “pomodoros”, seguidos por pausas curtas de 5 minutos. Após quatro pomodoros, faz-se uma pausa mais longa. Essa abordagem ajuda a manter o foco, evita a exaustão mental e otimiza a eficiência do estudo ao longo do tempo.

Ikigai – Encontrando Propósito na Ação

A técnica Ikigai incentiva a descoberta e busca por atividades que tragam não apenas satisfação, mas também um profundo sentido de propósito. Ao conectar tarefas diárias aos seus valores e paixões, você se torna mais motivado a superar a procrastinação.

Exemplo: Um exemplo prático da técnica Ikigai seria identificar atividades que você ama e que é bom em fazer, que o mundo precisa e pelas quais você pode ser remunerado. Ao encontrar a intersecção desses quatro elementos, você descobre seu Ikigai, um propósito que traz satisfação e significado à sua vida.

Kaikaku – A Revolução Pessoal

Ao invés de mudanças graduais, a técnica Kaikaku propõe uma revolução. Encarar grandes desafios e mudanças pode romper com padrões de procrastinação, promovendo uma abordagem mais proativa diante das metas estabelecidas.

Exemplo: Realizar uma mudança radical em um processo ou abordagem existente para alcançar melhorias significativas e rápidas, como reestruturar completamente um fluxo de trabalho ou adotar novos padrões de comportamento pode ser uma implementação de Kaikaku, visando uma transformação substancial e positiva.

Kakeibo – Orçamento Financeiro

O método Kakeibo é uma técnica japonesa que envolve o registro detalhado de receitas e despesas em um caderno específico, promovendo a consciência financeira e a gestão eficiente dos gastos para atingir metas financeiras.

Exemplo: Uma maneira de aplicar a técnica japonesa Kakeibo é anotar mensalmente: 1-Renda, 2- Quanto deseja economizar, 3-Despesas, 4-O que precisa melhorar nas finanças.

Essa prática simples não só mantém suas finanças organizadas, mas também serve como uma tática para ter mais consistência e eficiência na organização financeira, contribuindo para evitar o desânimo e a procrastinação devido à má gestão financeira.

Seiri, Seiton, Seiso – Organização Eficiente

Essas três palavras japonesas representam a filosofia de organização eficiente, que se traduz em classificar, organizar e limpar. Uma mesa organizada e um espaço de trabalho livre de distrações podem contribuir significativamente para vencer a procrastinação.

Exemplo: Na técnica Seiri, Seiton, Seiso, simplificadamente, você organiza seu espaço de trabalho eliminando o que não é necessário (Seiri), arrumando o que sobra de forma eficiente (Seiton) e mantendo a limpeza regular (Seiso). Isso promove um ambiente mais organizado e produtivo.

Hanami – Celebrando Pequenas Conquistas

Inspirada pela tradição japonesa de apreciar as flores de cerejeira, a técnica Hanami incentiva a celebração das pequenas vitórias ao longo do caminho. Isso não apenas reforça a motivação, mas também quebra o ciclo da procrastinação ao criar uma mentalidade positiva e de gratidão em relação às tarefas e conquistas.

Exemplo: Uma forma prática de aplicar a técnica Hanami seria reservar alguns minutos no final do dia para refletir sobre e celebrar as pequenas conquistas realizadas, destacando o progresso feito nas tarefas. Essa prática diária de reconhecimento ajuda a criar uma mentalidade positiva e a manter a motivação ao longo do tempo.

Kanban – Gestão Visual

A técnica japonesa Kanban é uma abordagem que utiliza quadros ou cartões para representar e organizar tarefas, com o objetivo de proporcionar uma visão clara e organizada das atividades, facilitando a gestão e a conclusão das tarefas de maneira eficiente.

Exemplo: A aplicação prática da técnica Kanban seria o uso de um quadro ou aplicativo visual dividido em três colunas, tais como “A fazer“, “Em andamento” e “Concluído“. Cada tarefa é representada por um cartão que se move entre as colunas conforme seu status. Isso proporciona uma visão clara do progresso, auxilia na priorização de atividades e mantém o trabalho fluindo de maneira organizada.

Nemawashi – Consenso de todos os envolvidos

A técnica japonesa Nemawashi é a prática de obter o “ok” de todos antes de tomar uma decisão. Envolve conversas informais e cuidadosas com as partes envolvidas para garantir consenso e apoio prévio na implementação de mudanças ou decisões importantes, buscando suavidade e aceitação.

Exemplo: Em tarefas diárias, seria como discutir gentilmente com os membros da família antes de fazer uma mudança importante na rotina, assegurando que todos estejam de acordo e evitando conflitos ou resistência.

Mono no Aware – Aceitação da impermanência:

A técnica japonesa “Mono no Aware” refere-se à apreciação da beleza efêmera da existência. Essa filosofia destaca a consciência da transitoriedade de cada instante, promovendo uma apreciação mais profunda do momento presente e das experiências fugazes da vida.

Exemplo: A aplicação da técnica Mono no Aware pode ocorrer na rotina diária ao apreciar plenamente o momento de tomar uma xícara de café pela manhã. Essa prática destaca a efemeridade dos prazeres simples, incentivando uma apreciação mais profunda da vida cotidiana.

Shinrin Yoku – Banho de Floresta

O princípio da técnica Yoku consiste na imersão na natureza para reduzir o estresse e se sentir mais leve e purificado.

Aplicação: Pausas curtas ao ar livre para revitalizar a mente e superar a procrastinação.

Hara Hachi Bu – Comer até 80% da satisfação

A técnica Hara Hachi fundamenta-se na ingestão consciente e moderada de alimentos, evitando a gula e saindo da mesa antes de ficar com o estômago cheio.

Aplicação: A técnica Hara Hachi envolve escolher porções menores, saborear cada mordida conscientemente e permitir que a saciedade seja alcançada com menos alimentos, promovendo uma alimentação moderada e consciente.

Shoshin – Mente Iniciante

A abordagem da técnica Shoshin envolve manter a mente de principiante, em cada situação.

Aplicação: Um exemplo prático da técnica Shoshin seria encarar uma tarefa diária com uma perspectiva nova, mesmo que você já a tenha feito muitas vezes antes. Encarar tarefas com curiosidade e abertura contribui para superar barreiras mentais que levam à procrastinação.

Wabi Sabi – Aceitação da imperfeição

A técnica Wabi Sabi tem como base aceitar e valorizar a beleza que existe nas imperfeições.

Aplicação: A técnica pode ser empregada nos relacionamentos humanos, como, por exemplo, aceitar e valorizar as imperfeições e bloqueios emocionais do parceiro. Reconhecer a beleza na autenticidade e nas experiências compartilhadas, mesmo que não sejam perfeitas, promove uma conexão mais profunda e genuína.

Outro exemplo, aplicado às tarefas do dia a dia, é aceitar a imperfeição nas atividades cotidianas e iniciar a ação, superando o perfeccionismo procrastinatório.

Uma vida mais dinâmica e realizada

Ao incorporar as técnicas japonesas em nosso cotidiano, podemos trilhar o caminho do fim da procrastinação, abrindo as portas para uma vida mais dinâmica e satisfatória. Essas práticas nos permitem aproveitar melhor o tempo, viver com mais foco e disciplina, promovendo assim, uma existência mais organizada, plena e realizada.

Fontes:

  1. Fastlane Freedom
  2. My Audiobook

Veja mais conteúdos que ensinam a vencer a procrastinação em:

Pare de Procrastinar: Táticas para vencer a Procrastinação

Significado de procrastinar. Será que estamos procrastinando?

Quer parar de procrastinar? A ciência explica como

5 maneiras de melhorar sua produtividade durante o trabalho home-office




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...